O que é estratégia competitiva e como as empresas aplicam?

O que é estratégia competitiva e como as empresas aplicam?


Num mercado tão competitivo quanto o nosso, precisamos estar sempre atualizados sobre as últimas tendências, necessidades de nossos consumidores e planos de nossos adversários, caso contrário ficamos para trás.

Sendo assim, é crucial que toda empresa realize projetos inovadores que agreguem bons resultados. Para que isso aconteça, é necessário que ela tenha uma estratégia competitiva para bater de frente com os principais concorrentes, se igualando e/ou superando-os.

A estratégia competitiva pode ser a virada de jogos para muitas empresas que estão lutando para se manter vivas.

O que é estratégia competitiva?

Muito mais do que uma forma de "brigar" pelo seu espaço no mercado, a estratégia competitiva pode ser definida como um posicionamento claro e prático perante seus principais concorrentes. Demonstrando claramente a maneira como a marca se comporta no mercado, ou seja, como ela gostaria de ser vista pelos consumidores.

Como o próprio nome já sugere, a estratégia competitiva se utiliza de ações e planejamentos para competir de maneira esportiva. O grande objetivo dela é alcançar, muito mais que status, uma posição lucrativa sob seus concorrentes.

Afinal, seguindo a lógica, quem fatura mais, tecnicamente, tem uma estratégia melhor.

Qual a importância da estratégia competitiva na minha empresa?

Os lucros são importantes, mas nenhuma inovação dentro da empresa deve se resumir somente a eles.

Uma das vantagens de se optar por realizar a estratégia competitiva é o fato de aumentar o seu conhecimento sobre o empreendimento. Muitas vezes, com a correria do dia a dia, nos esquecemos de nos atualizar sobre o real estado dele, e optando por esse tipo de plano, informações como essas são cruciais para dar andamento.

Você também começa a ter novas percepções sobre seu segmento, entendendo coisas que antes achava difíceis de serem interpretadas. Cada particularidade nova que você passa a compreender, é uma arma, não só para a estruturação da sua estratégia competitiva, mas, também, para qualquer tipo de ação que você possa vir a implementar.

Ela também te dá a oportunidade de aprofundar seus estudos de persona, conseguindo alcançar cada dia mais os clientes chave, aqueles que realmente precisam de você. Sem contar é claro, que o ritmo de crescimento se mantém a mil por hora.

Como criar uma estratégia competitiva sólida?

Como em qualquer estratégia, para que essa funcione é necessário que os estudos sobre concorrentes, segmentos e consumidores sejam feitos e/ou estejam atualizados. Assim como o planejamento.

Muitas empresas na hora de criar a estratégia competitiva também se utilizam das 5 forças de poder de Porter.

Vamos conhecê-las?

1 - Crie um mapa de competitividade

Não tem como criar estratégias contra concorrentes quando você não faz ideia de quem sejam seus principais adversários. O mapa de competitividade propõe que uma varredura seja feita a fim de indicar quais empresas batem de frente com você, e a partir dela uma identificação do grau de rivalidade que vocês possam ter.

O primeiro princípio das forças de Porter é o eixo central de todo o resto, sendo assim é importante que ele seja realizado com atenção e corretamente.

2 -  Identifique suas ameaças

Após um levantamento geral de todos os seus principais concorrentes, chega a hora de identificar aqueles que são uma ameaça direta a sua empresa.

Ou seja, aqueles que possuem produtos/serviços similares, a forma de se comunicar etc; Todos aqueles que podem oferecer os mesmos benefícios e vantagens para seus clientes.

3 -  Supere as expectativas do cliente

Diversos fatores levam o consumidor a realizar uma compra, o custo-benefício é somente um deles. E para entendê-los é necessário que um mapeamento de comportamento também seja feito:

  • O que os motiva?
  • Qual a dor deles?
  • O que o seu concorrente pode oferecer para ele que você não pode?

Quando se está inteirado sobre o comportamento do seu cliente, quaisquer mudanças que possam fazer com que ele escolha seu concorrente são facilmente identificadas e resolvidas.

4 - Prepara-se para novos concorrentes

O empreendedor que se acomoda deixa passar oportunidades importantíssimas de fazer negócio.

Dessa forma, é preciso estar em constante alerta sobre novidades, sempre pesquisando o que pode ser feito e quais mudanças são necessárias.

Novos concorrentes surgem a todo momento, por isso, ter atenção redobrada nunca é demais.

5 - Não fique preso aos seus fornecedores

Por mais eficazes que eles sejam, hora ou outra seus fornecedores podem te deixar na mão. Não abra mão de uma lista precisa de pessoas que podem te ajudar e suprir as suas necessidades sempre que seus principais fornecedores não puderem.

Exemplos de estratégia competitiva

• Diferenciação

A estratégia de diferenciação consiste em ações realizadas para te destacar perante seus principais concorrentes.

Seja através de um novo produto/serviço, alguma atualização única ou até na forma de se comunicar com os seus consumidores.

Por exemplo, existem diversos CRM's no mundo, mas poucos, como o Moskit CRM, são focados nas necessidades do consumidor Brasileiro.

Entendeu?

• Enfoque

Quando o foco está no cliente, se torna mais fácil focar no atendimento e na personalização das estratégias voltadas para atender suas demandas.

Muitas empresas que escolhem nichos bem segmentados, optam por essa estratégica competitiva, já que ela consegue acolher melhor todos esses clientes e ganha mais poder dentro do público escolhido.

• Custo total

Esse modelo de estratégia competitiva tem como base a eficiência operacional da empresa.

Todo investimento nesse cenário é voltado para o desenvolvimento dos processos internos. Quem utiliza essa técnica acredita na produtividade e automatização de algumas funções, conseguindo uma vantagem financeira que permite o investimento em novas ações.

Fazer redução de custos não é uma tarefa nada fácil. Recentemente fizemos um post aqui no blog que pode te ajudar, leia mais em: Dicas para reduzir o custo de vendas e aumentar a margem de lucro

Falando sobre automatização de processos, uma ação que pode ser implementada dentro da sua empresa é a adoção do uso de um CRM.

O Moskit CRM é uma ferramenta que, além de te possibilitar o acompanhamento de  suas estratégias, conta com funções que ajudam a automatizar processos da sua rotina comercial, aumentando, e muito, a produtividade da sua equipe. Que tal começar um teste gratuito no Moskit CRM? Te garanto que suas estratégias jamais serão as mesmas depois do Moskit.

Até a próxima!