Você conhece algum empreendedor que nunca sonhou em ter a fórmula perfeita para reduzir custos em sua empresa? Provavelmente, não.

Todos os empresários almejam reduzir os custos de seus processos e aumentar a margem de lucros.

Infelizmente ainda não existe a fórmula mágica para solucionar esse grande dilema. No entanto, o estudo de dados e ações a partir dele pode ser um bom começo.

Entender mais sobre as operações, estratégias, técnicas e investimentos pode trazer uma visão mais estratégica, o que possibilita a redução de alguns custos, e aumento dos lucros.

Criamos um conteúdo que te ajudará a entender como reduzir custos, além de algumas ações que você pode implementar. 

Veja a seguir: 

  1. Por que reduzir custos?
  2. Como reduzir custos
  3. 5 ações para reduzir custos e aumentar seus lucros
  4. CRM aliado na redução de custos

Por que reduzir custos?

Todas empresas/operações têm custos, quanto maiores eles são, menores as margens de lucros se tornam.

Logo, reduzir custos significa que além dos lucros serem maiores, existe margem para novos investimentos, o que pode fazer com que esses lucros aumentem ainda mais.

Como reduzir custos?

A redução de custos e o aumento do lucro são os objetivos mais almejados dentro de uma empresa.

Vamos supor que você queira reduzir custos. Qual o primeiro passo que você precisa tomar?

Se você pensou em cortar pela metade a maior fonte de despesas da sua empresa, talvez seja melhor repensar suas escolhas.

Gestão de vendas

Antes de qualquer tipo de mudança dentro da sua organização, é preciso sentar e realizar uma análise de dados.

Pense comigo, como saber o que reduzir se você não identificou o que está, de fato, comprometendo o orçamento?

A análise de dados é imprescindível para qualquer empresa, e se você realmente quer realizar uma redução de despesas, é a sua melhor chance para alcançar esse objetivo com sucesso.

Algo que também precisa ser colocado em pauta, é a maneira que isso será implantado. Existe uma grande diferença de executar uma ação por entender que ela colabora com o desempenho da empresa e de fato planejá-la.

É claro que, como todo planejamento, nada será exatamente o que está no papel, só que a chance de erros cai brutalmente. Sem contar que uma ação planejada consegue antecipar as possíveis reações.

Por exemplo, uma empresa fornecedora de tecidos reduziu os custos de transporte pela metade, mas, por conta desse corte, os meios de transportes ficaram escassos e as entregas começaram a atrasar, causando, consequentemente, a insatisfação e desistência dos clientes.

Se os dados tivessem sido levados em conta, o empreendedor teria identificado que esse déficit atrapalha no faturamento, e, ao invés de aumentar os lucros, faria com que eles caíssem.

Uma grande dica para começar a otimizar os custos de sua empresa, está em olhar para esse processo como algo a longo prazo, transformando-o em um objetivo do seu plano estratégico.

Só que, veja bem, você pode acelerar esse processo com algumas ações.

5 ações para reduzir custos e aumentar seus lucros

1. Faça análise de dados periodicamente

Tudo sempre parte de uma boa análise de dados, e acho importante ressaltar que essa ferramenta é a melhor amiga de qualquer empreendedor.

Por proporcionar resultados bem precisos, esse recurso permite que decisões sejam mais assertivas.

Ele é um ótimo termômetro para se ter dentro da empresa, porque auxilia a medir as novas estratégias.

2. Automatize os processos

Existem diversas atividades na rotina de uma empresa, mas nem todas precisam ser executadas pelos funcionários.

A tecnologia está avançando cada dia mais, e aplicativos capazes de auxiliar nos processos internos das organizações não são mais tão raros assim.

A automatização de tarefas contribui não só para rapidez de execução, mas também para aumentar a produtividade em funções em que a presença de um responsável se faz necessária, por exemplo, fechamento de negociações via telefone.

O aumento da produtividade sem dúvidas é um excelente fator para aumentar a margem de lucros.

Sem contar que ao automatizar os processos, custos que antes eram investidos nessas atividades, podem ser realocados.

3. Otimize o orçamento

Um grande exemplo de otimização de orçamento é a empresa aérea GOL.

Em meados dos anos 2000, se locomover por transporte aéreo era muito caro e inacessível para grande parte da população, isso, além de limitar o público atendido, trazia um prejuízo, porque o investimento não estava sendo distribuído de forma que um retorno acontecesse.

Ao analisar os dados, a empresa entendeu que alguns privilégios poderiam ser cortados e passou a ampliar sua frota e vender de forma digital.

Essa otimização de orçamento proporcionou uma redução de custos em treinamentos e funcionários e um aumento de lucros, já que mais pessoas começaram a consumir esse serviço.

4. Ações de marketing

Você já parou para pensar quanto tempo seus vendedores perdem apresentando o produto para os seus clientes?

Quando o consumidor chega até sua equipe de vendas, sem conhecer nada sobre sua empresa, muitas vezes é preciso uma longa e demorada conversa apenas para apresentar o conceito da marca para ele.

Algo que se tornou indispensável para qualquer empresa, justamente por auxiliar nessa familiarização, é o Marketing.

Quando o lead chega até o vendedor com uma ideia, nem que seja bem breve, sobre a empresa, o processo tende a ser mais rápido, fazendo com que seu time invista em mais clientes.

Recentemente falamos sobre ações de marketing aqui no blog, vale a pena dar uma conferida!

5. Fique atento aos estoques e fornecedores

Algo bem recorrente dentro das empresas é a falta de planejamento ao realizar compras de estoque.

Lembra da análise de dados? Ela é essencial para que casos como esses não ocorram.

Com informações de compra é viável identificar quais os itens mais consumidos por seus clientes e, desta forma, ajustar os pedidos de acordo com a demanda.

Procurar os preços mais em conta também ajudam a reduzir custos. Mas nem sempre existe essa possibilidade, então nunca é inválido bater um papo com o seu fornecedor e negociar melhor os custos.

CRM aliado na redução de custos

Mais do que uma ação que pode ser tomada dentro da empresa, O CRM é uma ferramenta extremamente necessária para quem quer reduzir custos e aumentar a margem de lucros.

Através de um CRM, é possível acompanhar e gerar dados para a análise, automatizar processos de gestão e vendas. Sem contar que ele te ajuda a antecipar tendências do mercado.

Se você realmente busca uma ferramenta com esses e muitos outros benefícios, precisa conhecer o Moskit CRM. Faça um teste gratuito agora mesmo.

Teste nosso CRM agora