Com as inúmeras opções de CRM que estão disponíveis hoje no mercado, escolher o ideal para sua equipe de vendas pode ser uma tarefa realmente difícil. Entender algumas especificidades de cada uma dessas opções é o primeiro passo para tomar uma boa decisão. Mas quais perguntas fazer na hora de contratar um CRM?

Por isso, trouxemos 6 perguntas para você fazer antes de contratar um CRM e o que avaliar com as respostas. Confira!

#1 Quais são as funcionalidades?

A primeira pergunta é provavelmente a mais importante para definir se você está lidando com a opção correta para sua equipe.

Quais funcionalidades o software que está sendo analisado tem e como elas podem auxiliar no trabalho diário? São suficientes para alcançar o que vocês estão buscando em termos de produtividade e claro, aumento das vendas?

Para conseguir visualizar isso, uma boa apresentação do uso é indispensável para que seja possível conhecer o produto antes de fazer a contratação. Tenha em mente o que está procurando para conseguir buscar exatamente isso nas opções que estão presentes no mercado.

Uma outra forma de conhecer essas funcionalidades é lendo cases de sucesso que envolvam outras empresas, de preferência alguma que você já conheça e tenha confiança.

Se você não sabe quais funcionalidades buscar em um CRM, você pode ter uma ideia das que são mais importantes e buscadas.  

#2 Como é o uso?

Pensar na usabilidade do CRM por sua equipe é um passo fundamental e que faz toda diferença para o sucesso na implantação.

teste-moskit-crm

Por isso, contar com uma interface amigável é um dos pontos que deve ser avaliado quando iniciar a busca por um CRM, além de pensar em como ele funciona: é instalado ou em nuvem? Seus vendedores poderão acessar de qualquer lugar ou apenas em uma máquina específica? Qual será a segurança dos dados que ali estarão?

Tenha em mente também que simplicidade no uso não é sinônimo de ineficácia do sistema! Inclusive, quanto menos complicado for seu uso, maior a chance de uma equipe adotá-lo de fato e alcançar os objetivos que tinham quando contrataram.

#3 Existe integração às outras áreas da empresa?

Uma dúvida muito presente quando busca-se por um CRM, é se ele consegue integrar-se aos outros sistemas dentro da empresa, como de automação de marketing e financeiro, por exemplo.

A possibilidade de trabalhar em conjunto com essas outras áreas otimiza muito o trabalho e traz resultados que são perceptíveis no dia a dia de trabalho principalmente em termos de produtividade, por isso, perguntar se essa é uma opção é tão importante.

#4 Como é realizado o suporte?

Saber como você conseguirá atendimento é tão importante que pode ser decisivo para a contratação.

Você já passou pela experiência de buscar ajuda de algum sistema ou empresa e simplesmente passar dias sem um retorno? Quando isso interfere diretamente na sua gestão comercial, é um problema, pois pode travar o dia de trabalho da sua equipe.

Verifique então quais são os canais disponíveis (suporte por dentro do sistema, e-mail, telefone, etc) e qual o tempo que costuma levar para ter uma resposta quando solicitada. Você pode fazer essa experiência durante o período de teste grátis que os softwares oferecem antes da contratação.

Além disso, hoje é muito importante saber se haverá alguém responsável por te ajudar a aproveitar o máximo do produto, para que você possa alcançar seus objetivos. Para esse trabalho damos o nome de Sucesso do Cliente (Customer Success, em inglês).

O papel do nosso setor de Sucesso do Cliente é justamente entender as dificuldades dos clientes e apresentar soluções para o problema por meio da nossa ferramenta.

Caso isso não seja viável, explicamos da melhor forma para que fique claro para o usuário. Entendemos que resolver um problema criando outro problema apenas para vender um produto é uma prática extremamente negativa.  

Um último ponto sobre o suporte é tentar fugir do suporte que seja em inglês, pois muitas vezes nem todos da equipe conseguem explicar com precisão o problema que está acontecendo ou entender a resposta.

#5 Quais as limitações que o CRM apresenta diante das suas necessidades?

Talvez no momento da contratação o responsável acaba esquecendo de levantar quais as principais limitações que o CRM em questão apresenta diante das necessidades que sua empresa tem.

Isso é um erro que pode custar caro, porque depois de contratado são grandes as chances de haver um prejuízo para sua equipe por precisar trocar novamente de software, por conta de toda implantação, migração de dados e período de aprendizado.  

#6 Como é cobrado o uso?

Muitos CRMs que estão no mercado são cobrados em dólar, o que causa uma incerteza devido à variação cambial e o preço do serviço acaba variando a cada mês. Mas não é só a moeda que deve ser levada em consideração!

Claro que o preço em si é importante, mas também é bom avaliar o que está incluso nesse valor. Evite cair em pegadinhas de valores baixos durante um tempo limitado ou altos custos de implantação por exemplos.

Com as respostas para essas perguntas, as probabilidades de você contratar o sistema que melhor se encaixa com as necessidades da sua empresa aumentam e consequentemente diminuem as chances de ter surpresas negativas pelo caminho!

Agora que você já sabe quais perguntas fazer, que tal começar a descobrir qual o melhor CRM para sua empresa? Inicie hoje mesmo o teste grátis do Moskit CRM por 14 dias!