Se você souber responder a essas 5 perguntas, você é um bom líder!

Se você souber responder a essas 5 perguntas, você é um bom líder!

Ser líder não é um trabalho fácil, visto que além de gerir a equipe para que todos façam seu trabalho da melhor maneira possível, a liderança ainda implica em maximizar oportunidades que os outros não veem. Ou seja, líder de vendas precisa estar sempre se reinventando e buscando chances de melhorar seu desempenho.

O gestor precisa lidar com pessoas constantemente, e nem sempre é possível controlar as ações elas tomam, logo grande parte da liderança consiste na comunicação.

Mesmo que a maioria dos líderes pensem que se comunicam bem, essa comunicação muitas vezes pode ser bem rasa e impessoal.

Mas como saber se sua liderança é eficaz e que você está no caminho certo? Liderar uma equipe significa responder a cinco grandes perguntas.

Vamos saber quais são elas!

5 perguntas que todo líder de venda precisa responder

1 - Como minha função impacta no processo de vendas?

Cada membro da equipe de vendas precisa saber qual o impacto da sua função no processo, afinal de contas eles estão contribuindo para que as metas/objetivos sejam alcançados.

Todo o time é fundamental para que os resultados apareçam, só que nem todos sabem disso, algumas pessoas não acreditam na sua própria capacidade. O gestor deve dizer a eles por que a contribuição deles é importante.

As pessoas acreditam que contribuição deles é importante quando eles são reconhecidos e é expressou gratidão. Quanto mais frequente o reconhecimento, mais eles aceitam sua importância e passam a entender como podem melhorar.

2- Como vamos superar nossos desafios?

Tentar fingir que desafios e problemas não existem, é um tremendo tiro no pé.

O líder e a equipe precisam pensar em soluções para superar quaisquer que sejam os problemas que estão prejudicando o rendimento. Ter respostas ou até mesmo uma ideia sobre como as dificuldades serão superadas, possibilita que soluções surjam, em contar que mostra comprometimento em resolver os problemas.

Ou seja, isso significa lidar diretamente com os desafios, tirar um tempo, dar atenção e investir dinheiro para solucionar.

Deixar os problemas sem solução, apenas torna o sucesso do setor vez mais difícil.

Realizar reuniões semanais, ou quinzenais, para deixar toda a equipe por dentro do andamento da área é importante, pois evita que mal atendidos aconteçam e as pessoas fiquem sem saber quais ações estão sendo feitas para reverter os problemas.

3 - Para onde estamos indo?

Não é incomum ver gestores que tomam decisões sem comunicar a equipe, que por sua vez acaba ficando perdida e sem entender o que está acontecendo.

Comunicar quais as mudanças que vão ser realizadas e quais os objetivos por trás de cada uma delas, é importante para que todos consigam expressar suas opiniões e as dúvidas ou preocupações sejam solucionadas.

O líder que não tem medo responder qual o caminho a equipe está tomando, está fadado a ter mais sucesso que os outros.

Nos livros e artigos sobre liderança, existem longas listas de atributos, habilidades e tarefas, todos essenciais para o sucesso, cada um deles com alguma dica sobre liderança, entretanto, a única maneira de obter sucesso é liderar e se fazer entender para a sua equipe.

É o trabalho do líder informar as equipes para onde elas está indo.

4 - O que você espera de mim?

Muitos líderes de vendas acreditam que suas equipes sabem o que ele espera delas, mas a verdade é que por muitas vezes não ter uma verbalização ou esclarecimento, muitos não fazem ideia do que o líder espera deles.

É importante que o líder de vendas se envolve com seus funcionários e diga a eles quais as expectativas que ele tem sobre os colaboradores.

Isso é até mesmo relevante para que eles consigam melhorar o desempenho.

5 - Como vamos atingir nossos objetivos?

Não basta falar para a equipe que o objetivo é aumentar as vendas, é necessário contar quais etapas serão necessárias para que isso aconteça.

A equipe merece uma visão detalhada de como a estratégia aplicada para atingir os objetivos será aplicada, até para que eles entendam quais os papéis que eles terão que desempenhar.

Muitos líderes cometem o erro de não falar sobre como pretendem alavancar as vendas, e é um erro não responder a esta pergunta a todas as partes interessadas.

Não existe liderança eficaz sem uma boa ferramenta de vendas

O maior aliado do profissional que trabalha no setor comercial é o CRM, já que através dessa ferramenta ele consegue gerir todo o processo.

Um software gerencial, possibilita o usuário armazenar e acessar informações referente a negociações, além, de claro, permitir o acompanhamento em tempo real de tudo o que está rolando.

Se você pensa em organizar o seu setor comercial, não pode deixar de incluir um software gerencial nessa balança. Comece um teste gratuito no Moskit CRM e descubra o que ele pode fazer por você.