3 tipos de e-mails para abordar contatos antigos ou inativos

3 tipos de e-mails para abordar contatos antigos ou inativos

Acredito que quase todas as pessoas já tiveram aquela experiência de encontrar um antigo amigo que realmente tinham uma afinidade absoluta nos tempos de colégio e depois de algum tempo parece que não conseguem mais sustentar uma conversa por muito tempo sem sair dos clichês.

O ideal no mercado de vendas é que este ponto nunca chegue entre você e um cliente que demonstrou interesse no passado. Essa afinidade não pode se perder por completo.

A ideia de ter um CRM que seja capaz de estreitar e afinar as relações entre pessoas é justamente utilizar dos dados, das interações e principalmente da agenda de tarefas para manter um contato com clientes sempre que possível.

Apesar disso, ainda sempre existe uma dúvida quanto a como é a melhor maneira de entrar em contato com antigos interessados sem ser invasivo ou de um jeito mais educado possível.

Pensando nisso, criamos alguns modelos que podem te inspirar e ajudar a conversar com pessoas que já estiveram interessados em produtos em um outro ponto de contato.

Modelo de referência #1

Olá [Nome do cliente],

Já faz algum tempo que não conversamos, não é? Bem, como sabe, valorizamos nossas relações com pessoas e como podemos as ajudar. E não só isso, mas prezamos realmente por suprir as necessidades fundamentais do mercado de [seu ramo] desde que inauguramos em [ano].

Verifiquei que você havia demonstrado interesse antes em entender um pouco mais sobre [seu produto ou serviço] há alguns meses atrás. Caso tenha solucionado sua falta de alguma forma, ficamos contentes por isso. Agora se ainda tem problemas com [cite dores dos clientes], gostaria de ter uma oportunidade de apresentar novamente as nossas soluções e recuperar a conversa sobre como atendê-lo melhor.

Queria mesmo ter uma conversa sobre sua realidade, entender melhor sobre suas demandas, e oferecer uma oportunidade de auxiliá-lo com tudo isso. Estou lhe enviando este e-mail porque acredito mesmo que nossos produtos podem atender às suas necessidades de todas as formas.

O que me diz de marcar um bate-papo rápido via [uma call de vídeo, uma ligação por telefone, um e-mail ou uma reunião presencial] para ouvir de você sobre seus desafios futuros?

Aguardo seu contato para que possamos encontrar juntos novas soluções rentáveis para seu negócio.

Modelo de referência #2

Olá [Nome do cliente],

Eu sei que não conversamos desde [data da última conversa registrada] mas desde lá tem muitas novidades para te contar. Pode ser que você estivesse tão ocupado que inadvertidamente não conseguimos mais contato para reordenar nossas conversas, não é?

Bem, muitas coisas aconteceram desde lá. Sempre estamos pensando em como podemos oferecer um excelente serviço aos nossos clientes e como isso é muito importante para nós.

Por isso, como identificamos que você tem realmente fit com nosso mercado, estou restabelecendo o nosso relacionamento comercial para tentar finalmente te ajudar com as demandas que possam ter surgido depois do nosso último contato.

Será que existe um tempo hábil na sua agenda para possamos nos encontrar e discutir suas essas suas novas preocupações? Se preferir, posso te ligar em um horário conveniente para você e novamente conversarmos sobre o mercado.

Você sabia que [elencar novidades sobre produtos, sobre lançamentos, sobre mercado, e notícias da empresa]?

Considere apresentar-se às novidades em produtos e serviços de qualidade que estão surgindo. Eu prometo que o cafezinho é por minha conta. Espero sua resposta.

Modelo de referência #3

Olá [Nome do cliente],

Faz algum tempo que entrei em contato contigo pela última vez, não é? Estamos revisitando pessoas que identificamos que tem um grande potencial para crescer dentro do mercado e que gostaríamos de atender com suas necessidades no que se refere [seu mercado].

Fiquei pensando na nossa última conversa, no qual você me disse [resgatar informações importante registrada no CRM], e gostaria de saber se você ainda tem essa dificuldade  e como posso te ajudar com ela. Além do mais, queria também entender se existe algo novo que possa ter surgido e que eu consiga lhe atender.

Será que existe alguma maneira de melhorar de apresentar nossas soluções para você? Estamos cientes de que, nem todas as empresas de [cite o ramo dela] tem interesse em obter resultados conosco, mas como conversamos anteriormente, penso que talvez possamos tomar medidas para garantir que você tenha resultados diferentes dos que anda tendo. Mais rentáveis, promissores e sustentáveis.

Quero entender mais sua realidade. Gostaria de marcar uma [call, ligação, visita] para saber se realizar alguma realizar alguma coisa juntos diante dos desafios desse mercado. Incluí meus contatos ao final deste e-mail para que possamos marcar essa oportunidade. Aguardo sua resposta.

Só existe relacionamento com contato registrado

É claro que para que seja possível retomar um relacionamento com antigos clientes você precisa ter gerado e registrado dados sobre ele. Armazenar ativamente informações sobre interessados é o primeiro passo para que no futuro tenha uma oportunidade de fazer uma nova interação com ele .

Conectar-se com as pessoas e capturar de forma inteligente os e-mails, números,  dos clientes é também um jeito de simplifica tarefas para que você possa fazer um acompanhamento de leads mais efetivo. Tenha sempre em mãos um gatilho para recuperar a conexão com pessoas.

Quando existe um CRM que pode te fornecer tudo isso, você pode desenvolver uma inteligência que gera insights instantâneos de rapport e comunicação mais efetiva. Faça um teste no Moskit CRM e conquiste uma nova maneira de organizar, registrar e aproveitar dos dados de clientes para gerar novos negócios.