6 motivos pelos quais os vendedores precisam de um CRM

Talita Bernardes

por Talita Bernardes

O CRM é uma ferramenta extremamente poderosa dentro do setor comercial, já que uma de suas grandes vantagens é ajudar as empresas a conhecerem melhor os seus clientes, e os vendedores a entenderem mais sobre o processo de vendas.

Mas a verdade é que apesar da gama de benefícios que um CRM possa apresentar, muitos vendedores ainda ficam relutantes em utilizá-lo ou conhecer mais sobre essa ferramenta, e em muitas ocasiões sentem até que ela não passa de uma mera “obrigação”.

Saiba mais: O que é CRM?

Em muitos desses casos o que falta é o entendimento por completo de como essa ferramenta pode ajudar a impulsionar as estratégias de vendas e a aumentar a produtividade dentro do setor.

Se você, vendedor, que está lendo isso não acredita no potencial do CRM ou não entende os motivos dele ser tão importante dentro do setor comercial, separamos 8 motivos que vão te ajudar a compreender melhor o poder dessa ferramenta.

Preparamos um post abordando esse assunto.  

6 motivos pelos quais os vendedores precisam de um CRM

 

1- As informações ficam todas em um só lugar

Uma das grandes vantagens do CRM é a gama de funcionalidades que ele apresenta, conseguindo unir as principais ferramentas que o vendedor precisa em uma única ferramenta.

Sendo assim, o vendedor que trabalha com CRM raramente precisa utilizar outras ferramentas para encontrar informações sobre suas vendas/clientes, como, por exemplo, o que foi discutido na última reunião, as ofertas que já foram propostas ou qual fase que o consumidor se encontra.

Com a centralização de informações, o vendedor ganha mais tempo para focar nas vendas.

2 - O CRM funciona como um gerenciador de tarefas

Com o CRM é possível registrar todas as interações que ocorreram entre o vendedor e o cliente, deixando tudo mais organizado.

Por exemplo, o vendedor quando abre seu CRM entende o que deve ser feito durante o dia, para quem ele deve ligar e o que ele deve discutir com aquele cliente, quais e-mails ele precisa enviar, etc;

3 - Ele não é uma agenda comercial

Devido a algumas das características popularmente disseminadas sobre o CRM, muitos vendedores acreditam que ela não passa de uma agenda comercial.

Apesar de ser possível agendar e administrar algumas de suas tarefas ela faz muito mais do isso, o CRM gerencia todo o relacionamento com o cliente, sendo assim ele consegue suprir necessidades do vendedor durante todo o relacionamento que ele estabelece com os consumidores, isto é, muito mais do que apenas agendar reuniões e salvar contatos.

4 - O CRM te acompanha onde quer que você esteja

A grande maioria dos CRM são ferramentas SaaS, ou seja, não ficam presas a um programa de computador e podem ser acessadas de qualquer dispositivo que tenha acesso à internet.

Essa é uma vantagem muito interessante, visto que vendedores, principalmente os que trabalham com fields sales, precisam estar sempre prontos para atender os clientes e captar/registrar o máximo de dados possíveis sobre o problema que eles estão enfrentando.

Em eventos o CRM também pode ser extremamente útil, já que uma vez que ele está aberto o vendedor pode registrar contatos e possíveis leads direto na ferramenta, já os deixando encaminhado para os próximos passos.

5 - O CRM te ajuda a conhecer mais sobre os seus clientes

Embora os clientes sejam pessoas diferentes entre si, suas dores/problemas se assemelham muito, visto que a solução que a empresa oferece tem como objetivo resolver uma dor em comum entre todos eles.

Os dados provenientes do CRM ajudam o vendedor a visualizar relatórios e entender mais sobre os clientes e as necessidades que eles apresentam durante etapas diferentes do processo de vendas.

6- Vendas mais planejadas

Dada as diversas funcionalidades o CRM ajuda o vendedor a planejar melhor suas vendas.

Isso porque ao analisar os relatórios, o vendedor passa a conhecer melhor suas taxas de sucesso, e entende o que deve ser feito para alimentar o seu funil de vendas e atingir os seus objetivos.

Qual CRM escolher?

Como é possível perceber, um CRM não é só um software, ele também é uma metodologia para otimizar a operação de vendas. É por isso que muitas pessoas acabam tendo dúvidas sobre como começar e dificuldades na adesão.

Existem muitos sistemas disponíveis no mercado, inclusive os CRMs. As opções vão desde as mais caras até as mais baratas e simples. Mas você já deve saber que não basta ter um CRM de vendas, a solução deve oferecer exatamente o que você precisa, então considere se você e sua equipe realmente utilizarão o software que está sendo analisado.

Com isso em mente, se você nunca experimentou um CRM e não sabe como é sua utilização na prática, clique aqui e faça um teste grátis no Moskit, durante 7 dias você pode utilizar a ferramenta e sentir na pele todas as vantagens.

Compartilhe esse publicação

Compartilhar no twitter Twitter Compartilhar no facebook Facebook Compartilhar no Whatsapp Whatsapp
Também em Blog Moskit