Reunião de vendas: como desenvolver uma reunião perfeita?

Reunião de vendas: como desenvolver uma reunião perfeita?

Uma das maneiras mais eficazes de controlar o fluxo de atividade dentro do setor de vendas e renovas as estratégias sempre que necessário, é através da realização de reunião de vendas.

São em reuniões que assuntos imprescindíveis podem ser discutidos, dados são apresentados e informações podem ser repassadas.

A reunião de vendas, é a oportunidade que o gestor tem de reunir os membros da equipe de vendas e discutir as metas, acordos de vendas e assuntos gerais que podem afetar o desempenho do time.

É muito importante estar preparado e abordar os temas certos, pois quando utilizada da forma certa, a reunião de vendas pode funcionar muito bem para ajustar as estratégias e levar a equipe cada vez mais perto do caminho certo.

Quer saber como planejar a reunião de vendas perfeitas? Preparamos um post com dicas valiosas que vão te ajudar.

O que é uma reunião de vendas perfeita?

Uma reunião de vendas pode ser definida como a verificação do fluxo de vendas e atividades internas entre os gestores e profissionais de vendas. Em contraste com uma reunião externa, como uma visita de vendas ou discurso de vendas, essa reunião é apenas para participantes internos e tem como objetivo fornecer aos membros da equipe de vendas as informações de que precisam para fazer bem seu trabalho.

Logo uma reunião de vendas perfeita, é aquela que consegue abordar os temas necessários e chegar a resultados positivos, sem se desviar o foco ou discutir assuntos que não influenciam no andamento do setor.

Como desenvolver uma reunião perfeita: 7 dicas

1. Defina bem os principais aspectos

Antes de marcar uma reunião de vendas, é importante se certificar de que todos saibam qual o objetivo de ter uma reunião de vendas.

Muitas pessoas podem encarar reuniões com a equipe como um tempo livre, por isso é importante se certificar de todos entendem a importância de se reunir e discutir os acontecimentos da área.

Outro ponto importante antes de marcar a reunião é ter um assunto em mente, marcar reunião para discutir assuntos pontuais que podem ser resolvidos individualmente, pode prejudicar o rendimento do time.

Tirar os vendedores de sua função sem que seja necessário pode prejudicar muito.

Depois de definir os assuntos e objetivos, é importante decidir quem será a melhor pessoa para falar sobre cada tópico. É muito mais interessante fazer reuniões colaborativas, do que apenas deixar uma única pessoa falando sobre o que foi feito e precisa ser melhorado.

Tente definir os seguintes tópicos:

  • Quem iniciara a reunião?
  • Quem apresentará imagens e vídeos se necessário?
  • Você deixará as perguntas para o final ou as responderá por completo?

Essas definições ajuda a manter o foco no objetivo principal da reunião.

2 - Reserve um tempo para que todos falem

Uma equipe é composta por diversas pessoas, e cada uma delas tem algo a compartilhar.

É muito importante reservar alguns minutos para que todos consigam compartilhar o que realizaram durante a última semana/quinzena, as vezes no depoimento que um colega da, o outro consegue entender como lidar melhor com as demandas que tem em sua mão.

O objetivo não é estimular o ego individual dos representantes, mas sim incentivá-los a pensar positivamente sobre seu trabalho e encontrar algo para valorizar. Isso ajudará a gerar um ambiente de otimismo, o que é uma grande motivação para os representantes de vendas.

Além dos progresso, é importante entender se existe problemas ou queixas. Se os membros de sua equipe estão enfrentando dificuldade, você precisa estar ciente para conseguir ajudá-los a lidar melhor com seus dilemas.

Depois de saber o que está indo bem e o que precisa de foco adicional, você pode desenvolver um plano de ação com membros individuais da equipe ou um grupo maior.

3 - Faça intervalo de reuniões

Apesar de ser muito importante realizar reuniões de vendas, é importante definir a frequência com que isso acontece. Como já citamos anteriormente, no momento em que se tira o time de vendas de suas atividades sem necessidade, muitos prejuízos podem acontecer para a empresa.

Se você faz reuniões diárias, considere optar por um intervalo maior. Muitas empresas trabalham com encontros semanais ou quinzenais, pois acreditam ser o tempo necessário para que acontecimentos ocorram e assuntos possam ser discutidos com propriedade.

4 - Não extrapole o tempo de reunião

O seu tempo e o da sua equipe são muito importantes e refletem diretamente nos resultados financeiros da empresa.

Começar no horário e terminar no horário permite que os representantes voltem ao contato com o cliente potencial e continuem a movimentar o setor.

Seguir um cronograma rígido em sua reunião de vendas também ajuda a reforçar para a sua equipe a importância da pontualidade.

5 - Revise os objetivos

Uma das razões que motivam os líderes a realizarem reunião de vendas, é guiar e aproximar a equipe cada vez mais dos objetivos que foram traçados.

Sendo assim é de extrema importância que esses objetivos e metas sejam revisados sempre que possível, eles são um lembrete para a aquipe do que precisa ser feito e de como eles podem melhorar ainda mais para ajudar a concluir esse objetivo.

Definir metas, isto é, pequenas tarefas com prazo determinado, ajuda a equipe se manter no caminho.

Quanto mais informado o time fica sobre quão longe/perto estão do objetivos, melhor eles podem trabalhar.

6 - Aborde apenas assuntos que se aplicam a todos

Isso é importante para manter o foco de todos durante a reunião. Não deixe a conversa descarrilar por um tópico que se aplica a apenas um ou dois representantes.

Em vez disso, quando essas perguntas forem feitas e os tópicos levantados, diga a seus representantes que você pode discutir isso diretamente com eles após o término da reunião.

7 - Utilize as ferramentas como fonte de informação

Todos vão apresentar resultados, mas é importante que esses dados estejam pautados em relatórios recentes e assertivos, e sabemos que somente ferramentas conseguem prover esse tipo de informação.

Se a equipe utiliza alguma ferramenta como o CRM, ela consegue apresentar durante a reunião dados relevantes que vão informar sobre o rendimento individual e em equipe, o que colabora para a melhoria das estratégias.

O Moskit, por exemplo, conta com funcionalidades que vão ajudar não só a fornecer informações para a reunião de vendas, visto que essa ferramenta ajuda o vendedor a guiar melhor suas negociações e conhecer melhor seu processo de vendas e clientes.

Se você ainda não conhece o Moskit e tem interesse saber mais sobre essa ferramenta, clique aqui e comece agora mesmo um teste gratuito.