Na era da internet e do alto fluxo de informações, se tornar um influenciador online é garantir uma audiência disposta a te ouvir e seguir as tendências que você indica. Para quem atua no marketing, essa é uma importante posição, pela facilidade de mover pessoas numa direção e fazer sua mensagem ser ouvida por todo um segmento.

Influenciadores são reconhecidos como líderes, especialistas experientes, capazes de sugerir produtos e soluções de qualidade, ideais para carregar a mensagem de um produto.

O caminho para se tornar um influenciador é longo, não é algo que fazemos da noite para o dia, mas para os que gostam de produzir conteúdo e ser o porta-voz das mudanças, é um trabalho que traz bons frutos.

Verdade e Valor

Algo que aprendemos com outros influenciadores que surgiram ao longo do tempo, é que você nem sempre precisa ter fortes credenciais e um forte histórico na área em que está atuando. É óbvio que um currículo cheio pode fazer os olhos de quem acompanha seu trabalho, mas existe um fator ainda mais importante que tudo isso.

Você pode não ser psicólogo e falar sobre psicologia, pode não ser formado em tecnologia, mas abordar muito o assunto e se tornar o influenciador no ramo. O que realmente importa quando estiver abordando um assunto, é focar no princípio: valor e verdade.

Se o que você diz é verdade, e se essa informação adiciona valor real para quem lê, não existe falta de credencial que vá ofuscar seu mérito.

Defina um público específico

É comum para o usuário convencional de redes sociais comentar sobre todos os assuntos que têm interesse. De tecnologia à política internacional, as pessoas sentem que devem opinar e aplicar sua opinião em todos os assuntos que os cercam.

Para o influenciador não é tão interessante ser generalista. O público pode até buscar visões diferentes sobre assuntos, mas normalmente optam por especialistas em assuntos específicos, sabendo a quem confiar para saber mais sobre um tema com o máximo de precisão.

As pessoas também possuem interesses específicos, quem gosta da sua visão sobre tecnologia pode não estar interessado em ler sobre futebol, ou sobre medicina alternativa. É necessário criar um foco e trazer pessoas interessadas naquele assunto, cuidando para que a poluição de assuntos não as afaste.

dashboard de vendas

Leia todos os dias

É aqui onde as coisas ficam mais difíceis. Se você quer direcionar a visão das pessoas, é preciso ter um sólido repertório teórico e técnico; ler tudo o que for publicado de relevante em seu ramo de atuação e também materiais importantes para outras áreas, permitindo criar conexões e insights que seu público não encontrará em outro lugar.

Como influenciador, seu papel é condensar as informações disponíveis e cruzar com a visão estratégica do segmento que atua, oferecendo para quem acompanha seu trabalho um conteúdo único e que reforce constantemente o valor oferecido.

Escreva um livro

Livro é o novo cartão de visitas.

Produzir um livro — ou até mesmo um ebook — não apenas representa uma grande direção na seriedade do seu trabalho, mas encaminha seu público para a linha de abordagem que você está sustentando, condensando a maior parte da sua visão num único material.

Além de ser uma ótima ferramenta de marketing, produzir te estabelece como especialista no assunto, te separando de outras pessoas que estão apenas comentando aleatoriamente sobre acontecimentos na internet e podendo abrir portas para novos negócios.

Promova conteúdo de outras pessoas

Uma das atitudes mais comuns é se tornar um propagandista do próprio trabalho, esquecendo que o objetivo não é apenas divulgar seu trabalho, mas fornecer conteúdo diversificado para enriquecer a visão dos seus leitores.

As pessoas conseguem enxergar a autopromoção exagerada com muita facilidade, essa impressão pode não só enfraquecer a força de suas indicações como também afastar futuros seguidores.

Conecte-se com outros influenciadores

Ter uma forte rede de contatos é muito importante em qualquer ramo, mas para influenciadores essa importância se torna ainda maior.

Influenciadores frequentemente precisam do apoio e opinião de outros especialistas criando uma teia de informações onde cada um é responsável por falar de um tema específico. Pode observar na internet como pessoas influentes estão sempre conectadas entre si e utilizando um ao outro como apoio para geração de conteúdo e divulgação.

Promova eventos, cursos e seminários (online ou offline)

O último passo é solidificar seu trabalho, trazendo tudo o que pensa e a visão que vem construindo, em seminários e cursos. Um ambiente — mesmo que virtual — onde exista engajamento, permitindo um contato mais direto com as pessoas que já vem acompanhando seu trabalho.

O meio virtual é interessante e move milhões de pessoas através das redes sociais, mas trazer o trabalho para o contato direto é mais um passo na demonstração de seriedade no caminho que está construindo.

O caminho para se tornar um influenciador é longo, exigindo esforço e dedicação. Mas numa era com tanta facilidade de se conectar com nichos tão variados, é cada vez mais fácil encontrar sua audiência e conquistar um espaço de destaque.

Se você conhece outras dicas e quer ajudar a enriquecer nosso conteúdo, deixe seu comentário e colabore conosco.

Teste grátis Moskit