Hoje em dia, toda empresa deve tentar criar um relacionamento com o cliente que seja genuíno e que vá além da mera propaganda. O mercado está saturado e, portanto, muito competitivo.

Adquirir novos clientes muitas vezes significa conquistar a participação de mercado dos concorrentes. Em um cenário como esse, o uso do CRM é necessário.

Pensando nisso, trouxemos hoje um conteúdo voltado para a utilização do CRM em loja de móveis planejados e como ele pode ajudar no acompanhamento de projetos e aumento das vendas.

Veja a seguir: 

modelo de proposta comercial

A importância de um CRM no controle dos projetos vendidos 

Toda empresa precisa de um CRM.

O CRM é uma ferramenta que permite que as empresas melhorem a sua produtividade e controle seus negócios. Ele é muito importante para acompanhar o suas vendas e relacionamento com os clientes.

Leia mais: O que é CRM de vendas?

Adotar um CRM é uma estratégia fundamental para qualquer empresa, seja ela grande ou pequena. Você não pode pensar em aumentar as vendas, fidelizar seus clientes ou definir campanhas se não tiver ideia de como estão se comportando os assuntos que giram em torno de sua empresa. 

Em uma loja de móveis planejados, o CRM impacta positivamente na estratégia e na rotina, uma vez que com ele os projetos passam a ser acompanhados possível registrar dados a respeito do relacionamento com o cliente e as etapas necessárias para entregar o projeto. 

Separamos alguns tópicos que ajudarão você a compreender a importância de um CRM no controle da sua loja de móveis planejados. 

Entender melhor os clientes

Embora no segmento de móveis planejados existam diversos tipos de clientes, com gostos e preferências diferentes, o CRM ajuda você a entender como eles se comportam.

Quanto mais você conhecer seus clientes, melhor poderá fornecer a eles o tipo de experiência positiva que realmente vale a pena. 

Leia mais: Como melhorar a experiência do seu cliente? 

Tudo o que eles fazem e todas as interações que têm com sua organização devem ser identificados, documentados e registrados. 

Graças ao CRM, tudo isso se torna uma possibilidade, pois permite armazenar uma grande lista de clientes e todas as informações importantes sobre eles.

Assim, independentemente de quem está ajudando o cliente em questão, eles terão os mesmos dados imediatamente disponíveis. Isso se traduz em menos desperdício de tempo para clientes e funcionários.

Ter como base o comportamento do cliente e suas dores, isto é, compreender quais são seus maiores problemas e anseios, te ajuda a construir um relacionamento mais forte com eles e entregar projetos que vão de acordo com essas demandas. 

Veja também:

Segmentar ofertas

Uma loja de móveis planejados pode atender clientes com diferentes metas, e nem todos os serviços prestados são os mesmos, até porque os materiais, design e montagem divergem e geram valores diferentes.

O CRM ajuda a segmentar esses vários tipos de projetos e distribuir melhor as ofertas para cada tipo de pedido, o que atrai a pessoa certa, e ajuda a empresa a definir benefícios e descontos adequados para cada tipo de situação.

Outra maneira de fazer isso é olhando diretamente para os valores, para isso, é importante fazer a seguinte pergunta: quanto valor cada um de seus clientes gerou e quanto eles podem gerar potencialmente no futuro? 

Ter a resposta para essa pergunta é fundamental para direcionar sua estratégia de vendas na direção certa, segmentando por valor você conseguirá entender em quais clientes devem dedicar mais tempo e recursos e quais são menos rentáveis.

Acompanhar projetos/clientes

Como mencionado anteriormente, o CRM permite que mais de um usuário acompanhe e registre todas as fases do projeto com o cliente, já que mesmo que seus clientes tenham um único ponto de contato principal, há uma boa chance de que ele seja repassado para outro profissional, ou que aquele fique indisponível em um futuro projeto e em algum momento e ele precise trabalhar com outra pessoa. 

Você também pode se interessar:

Quando isso acontece, muitos clientes ficam frustrados, já que entendem que terão e que recomeçar com alguém que não entende suas preferências e problemas específicos. 

O CRM elimina essa preocupação ao tornar as informações detalhadas do cliente disponíveis no sistema para ​ qualquer pessoa que precise delas. Dessa forma, não importa quem está atendendo o cliente no momento, pois eles trabalharão com as mesmas informações.

Algo que também precisa ser evidenciado é o fato de que os projetos de uma loja de móveis planejados tendem a ser mais longos, já que demandam várias etapas desde o planejamento até a instalação. Por ter esse tempo maior até a conclusão, é interessante ter uma ferramenta que ajude nesse acompanhamento, até mesmo para não perder o contato com o cliente e se manter atualizado em relação a cada fase do projeto.

Leia também: Modelos de acompanhamentos de vendas infalíveis 

Outro ponto que deve ser considerado é que, usualmente, existem vários projetos em andamento, logo, o CRM ajuda o usuário a se atualizar e não perder nenhuma etapa das negociações, levando mais qualidade para os contatos.

Definir estratégias para os projetos 

Como cada projeto se diverge dos anteriores, o CRM é uma ferramenta que ajuda o usuário a definir estratégias focadas em cada demanda do cliente.

Utilizando o CRM, você consegue visualizar e compreender o comportamento dos seus clientes, definindo alguns parâmetros para o futuro. 

Algo que precisa ser ressaltado é o fato de projetos de móveis planejados tomarem um pouco mais de tempo, logo, definir algumas estratégias, têm o poder de potencializar e aumentar a produtividade, sem que a qualidade seja perdida. 

Sem contar que com o acompanhamento do CRM, é possível identificar as principais demandas dos clientes, o que, sem dúvidas, influencia na definição de ações e estratégias que tem como objetivo melhorar o relacionamento com os consumidores e prestar um serviço de qualidade. 

Como usar o CRM em loja de móveis planejados?

Agora que você já entendeu a importância de usar um CRM em sua loja de móveis planejados, separamos algumas dicas e passos de como fazer isso direto na ferramenta.

Ter esse entendimento te ajudará a tirar o melhor proveito do seu CRM.

Confira algumas dicas: 

Cadastre seus contatos e negócios

Se você ainda usa agendas ou planilhas para cadastrar seus contatos, já verá melhora com uma das funcionalidades básicas do Moskit, que é o cadastro de contatos (e também de empresas e negócios).

O cadastro traz a segurança de que seus dados não serão perdidos e você os encontrará sempre que precisar.

Nele você consegue registrar o negócio, a data prevista, o status dele, o contato e o responsável. 

Veja um exemplo: 

cadastro de negócios no crm em loja de móveis planejados

Acompanhe a venda no sistema

Poder acompanhar seus projetos e vendas é algo que todo profissional busca e o Moskit traz isso como prioridade para você.

Poder visualizar tudo que está acontecendo, históricos e atividades é algo que tem um valor incalculável para uma loja de móveis planejados. 

Um jeito muito simples de evitar erros e se manter atualizado, é sempre cadastrar todas as atividades de suas negociação abertas no CRM. 

O ideal é que em seu painel principal, o dashboard, nunca tenha negócios sem atividades agendadas. Se tiver, busque entender o motivo e já faça um contato com aquele cliente, tentando retomar a negociação.

Para potencializar ainda mais esse recurso, sempre que você finalizar uma atividade e marcá-la como feita no CRM, abrirá uma tela para já agendar um retorno automaticamente, assim você não acompanha a venda só se não quiser.

Veja no vídeo abaixo como é simples agendar uma atividade de seu negócio no Moskit:

Use o funil de vendas 

Já ouviu falar no termo funil de vendas? O funil é uma ferramenta usada para acompanhar as etapas das vendas, quantos clientes encontram-se em cada uma delas. 

Dentro do Moskit você também visualiza a porcentagem de conversões de uma etapa para outra e consegue entender se em alguma etapa você está perdendo muito mais negócios do que em outros e assim pensar em uma estratégia para reverter essa situação.

Outro ponto de destaque dentro do nosso CRM é o acompanhamento dos motivos de perda. Se, infelizmente, no fim do funil de vendas você precisar marcar como “perdeu” aquele negócio, será pedido para informar o motivo da perda do negócio.

negócio perdido no crm

Então, para ser algo realmente no contexto do seu processo de vendas, cadastre motivos que sejam reais e façam sentido.

Crie dashboard e relatórios

Quem trabalha com vendas gosta de estar por dentro de todos os números da sua equipe e empresa, certo?

Leia mais: O que é dashboard de vendas?

Dentro do Moskit você consegue visualizar relatórios importantíssimos para o acompanhamento de seus projetos como, os motivos de perda e distribuição de negócios por fase.

dashboard de vendas em loja de móveis planejados

Já os filtros trazem muitas possibilidades de visualização de informações para você conseguir entender melhor números e dados da sua empresa.

Vamos supor que você precise ver quantos negócios abertos têm valor superior a R$10.000,00. É só usar um filtro de valor que te trará a resposta no mesmo momento.

Confira alguns dos relatórios disponíveis para usuários do Moskit CRM:

relatórios no crm para uma loja de moveis planejados

Anexe documentos 

O último ponto que trouxemos é algo que facilita muito o dia a dia de um departamento comercial.

Poder anexar documentos direto na ficha do cliente/negócio é uma segurança a mais de que tudo que você precisa estará ali no CRM. Você pode anexar documentos que são necessários para um contrato, por exemplo, ou um projeto de arquiteto que será usado como base para os móveis que serão feitos.

acompanhamento negócio no CRM em loja de móveis planejados Escolha a melhor ferramenta

O CRM é uma ferramenta extraordinária, ajudando pequenas, médias e grandes empresas a potencializarem seus negócios, otimizarem suas vendas e melhorarem o relacionamento com o cliente.

Ao adotar uma ferramenta de CRM as lojas de móveis passam a olhar para suas vendas com um olhar mais estratégico, elevando a qualidade do que é feito. Sendo assim, a escolha de um bom CRM é crucial para que todo o resto se desenrole. 

Mas, qual ferramenta escolher? 

O Moskit CRM é uma das melhores ferramentas do mercado aqui no Brasil, já que foi justamente pensada para se adaptar ao modelo de negócios brasileiro.

Não perca tempo e inicie seu teste grátis hoje mesmo. Nossa equipe poderá te ajudar a enxergar ainda melhor como todas as funcionalidades podem ser aplicadas em seu negócio.

Teste grátis