[Vídeo] CRM em loja de móveis planejados

[Vídeo] CRM em loja de móveis planejados

Tem uma loja de móveis planejados e não entende como um CRM pode te ajudar? O vídeo da semana fala exatamente sobre isso. Confira!

Se você vende móveis planejados esse vídeo é pra você e a gente teve essa ideia de gravar esse vídeo depois do que aconteceu com um funcionário da nossa empresa que teve uma experiência de orçamentos e de comprar móveis planejados pra casa dele e aí a gente viu como esse mercado é carente de relacionamento com o cliente, de CRM, de ferramenta pra fazer o negócio acontecer.

Então pra você que trabalha nessa área, pra você que vende móveis planejados eu vou dar uma dica de como você pode utilizar um CRM pra potencializar suas vendas e te trazer mais retorno, te trazer mais fechamento.

Bom, pra começar, como que o cliente costuma comprar de uma loja de móveis planejados?

Claro que você sabe melhor do que eu, eu vou fazer aqui uma simulação e depois você comenta aí pra ver se eu cometi algum erro ou não.

Eu imagino aqui que se eu estou comprando um apartamento novo, uma casa, tô construindo alguma coisa, eu vou pegar minha esposa e em um dia num sábado de manhã por exemplo eu vou a vários show rooms de móveis planejados pra conhecer.

Eu acho que é assim que eu iria.

Então a gente iria ali na loja A, na loja B, na loja C pra conhecer e ver, e fazer orçamentos.

Então você vendedor vai receber esse cliente, vai conversar com ele – normalmente é uma conversa que você pode ter mais informações, você vai conversar sobre a casa, sobre as funcionalidades que precisa ter nesse imóvel, vai apresentar as linhas de móveis que você tem, enfim, é uma conversa, uma apresentação normalmente acredito um pouco mais longa, que você consegue tirar bastante informação do seu cliente.

Nesse momento, se o cliente saiu de casa, pegou o carro, sentou na sua frente pra conversar e você apresentou o seu produto durante meia hora, uma hora, é uma oportunidade, é um negócio que você tem na mão pra poder vender e todas essas informações você vai colocar no CRM porque você quer saber quem são esses seus clientes a qualquer momento.

Se por exemplo ele tiver comprando e fazendo um orçamento pra um imóvel que vai ficar pronto só daqui a três anos, daqui a três anos você quer saber quem são essas pessoas, você não quer ter que perguntar de novo o nome do filho dele, você quer tudo na mão, então essas informações vão pro CRM.

O próximo passo vai ser você mandar um orçamento e aí o orçamento você não vai fazer no CRM.

No CRM você vai fazer relacionamento. O orçamento você vai fazer em algum outro software, você vai preparar ali algumas perspectivas, algumas coisas ali que são próprias do seu negócio e vai mandar esse orçamento.

Bom, a gente já teve aqui essa experiência aqui com algumas empresas e tiveram algumas que não mandaram o orçamento.

Então a gente foi lá, viu, conversou e tivemos que ficar cobrando o vendedor do orçamento, pra mandar orçamento, o que do ponto de vista de vendas é um absurdo. Então você não quer que isso aconteça na sua empresa, então você vai ter uma atividadezinha agendada lá pra mandar um orçamento para aquele cliente.

Beleza, mandou o orçamento, aí eu não sei como você trabalha, se você manda e-mail, se você liga, se você chama a pessoa, mas aí você vai fazer uma coisa que o pessoal deixa de fazer e deixa dinheiro na mesa pro concorrente que é simplesmente acompanhar, fazer o retorno em cima daquele orçamento que foi mandado.

Então beleza, apresentou, mandou o e-mail, você precisa retornar 2 dias, 3 dias depois pra ver “e aí, o que você achou, gostou? Está dentro do que você esperava, preciso arrumar alguma coisa? E agora, como que a gente avança?”, enfim, trabalha aquele negócio.

O pessoal manda orçamento e espera o cliente decidir. O cliente está fazendo orçamento com a loja A, com a loja B, com a loja C. Está fazendo orçamento com um monte de gente e aí manda orçamento e fica esperando o cliente optar, conversar em casa, conversar com alguém pra se decidir.

Não é assim.

A gente precisa trabalhar proativamente para vender. Então mandou aquele orçamento você vai pegar, vai fazer atividade, vai fazer follow-up, vai entender, vai chamar o cliente aqui de novo e o CRM é fundamental pra isso. Você vai acompanhar cada etapa dessa, vai ter o seu cliente caminhando no teu funil de vendas cada etapa certinha, até a gente ganhar ou perder o negócio.

E se você perder o negócio, você quer saber porque que você perdeu o negócio, não é simplesmente mandar orçamento, o cliente não comprou com você e beleza, perdi.

Não, você quer ligar lá porque você quer perguntar pra ele porque você perdeu, porque você não comprou de mim? Pra qual concorrente que eu perdi? O que aconteceu?

E se for mais pro futuro, o cliente não tá vendo pra agora, você quer marcar uma atividade pra daqui a dois anos e você quer saber qual o empreendimento dele, qual que é a metragem, você vai ter as plantas anexadas lá no contato, vai pegar o telefone daqui dois anos e vai falar “oi, tudo bem? Lá em 2016 você entrou em contato comigo aqui orçando os móveis pra esse apartamento que você tá comprando.

Primeiro parabéns, tá ficando pronto. E segundo, vamos retomar nossa conversa? Eu já estou te mandando aqui um orçamento, eu já refiz algumas coisas aqui porque aquele material saiu de linha e estou te mandando por e-mail pra você dar uma olhada e depois a gente agenda e você vem pra cá pra gente conversar”.

Então é diferente, você não tá deixando dinheiro em cima da mesa. É desse jeito que o CRM consegue trabalhar com todos os clientes, todos os negócios que vão até sua loja e você consegue ir até o final, entender bem tudo que acontece desde o primeiro contato até a venda realizada.

Beleza?

Então se você tem uma loja de móveis planejados, não perde tempo.

Faz o teste agora no Moskit CRM, conversa com a gente, eu quero te ajudar a vender mais, eu quero te ajudar a implantar a estratégia de CRM na sua empresa porque eu não quero ver você perdendo dinheiro. Combinando?

Então curtiu o vídeo, dá o joinha aqui embaixo, se inscreve no nosso canal e boas vendas!