Quando uma empresa investe em um software CRM, alguns resultados são esperados e para que eles sejam alcançados é preciso que toda sua equipe saiba usar o sistema que foi contratado, aumentando assim as chances de sucesso. Porém, exatamente essa missão de integrar toda seu time de vendas e CRM acaba preocupando muitos gestores. Se esse é seu caso, calma! Hoje vamos falar sobre como você, gerente de uma equipe de vendas, pode contornar a dificuldade da sua equipe em usar um CRM!

Comece mostrando a importância do CRM

Para mostrar a importância do CRM para sua equipe, é preciso entender sobre o que se trata, não é? Nós já falamos sobre o que é um CRM em um outro texto. O termo CRM vem do inglês "Customer Relationship Management” que traduzido significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, por isso, podemos dizer que é um modelo de gestão que foca no atendimento. Ao pensar em contratar um CRM e começar sua pesquisa sobre as opções no mercado, você provavelmente já entendeu a importância desse modelo de gestão para seus negócios ou foi atrás de tal tipo de produto justamente por saber da sua eficiência.

Então agora é a hora de mostrar isso para sua equipe. Se você ainda está com algumas dúvidas de quais pontos deve transmitir ao abordar o assunto, aqui estão os principais benefícios que um CRM pode trazer para as vendas de forma geral:

Centralização: uma boa forma de organizar as informações:

A ideia central do CRM é que nele, as informações de cada contato sejam cadastradas com detalhes em um único lugar – o seu sistema – deixando no passado aquela agenda com nomes, telefones e e-mails, que se perdidos, já podíamos dizer “adeus” para a venda. Além da praticidade e segurança, o CRM traz para você uma nova forma de vender, um novo conceito em atendimento.

Nova call to action

Outro ponto que você pode apresentar é que, apenas com um computador ou tablet na mão seu vendedor já pode cadastrar o cliente e acompanhar todo o atendimento. Não é preciso procurar em páginas e mais páginas ou planilhas de papel. Fácil e super simples.

Acompanhamento da venda:

Sabe aquela dúvida “onde perdemos essa venda?”, que ainda é tão comum entre os gestores? Com um Funil de Vendas, que você encontra por exemplo no Moskit, você sabe as etapas que seu cliente está percorrendo e consegue acompanhar de perto todo o processo, o que possibilita um gerenciamento completo, além de uma análise clara de toda a vida do seu cliente até o fechamento da venda e negócios recorrentes.

Quer oferecer um atendimento personalizado? Com as informações certas cadastradas você consegue oferecer ao cliente um atendimento personalizado pois foge do modelo de resposta padrão para todas as solicitações de suporte e também durante as etapas da venda. Isso com certeza é um diferencial em comparação aos seus concorrentes que seguem os modelos tradicionais de relacionamento.

Juntamente com a centralização das informações, esse ponto é muito atrativo para sua equipe de vendas porque poupa aquela situação chata de nem lembrar quem está sendo atendido no momento.

Tenha em mente que o CRM vai muito além do simples cadastro de nome e telefone. Ele gerencia realmente o <relacionamento que você está construindo com sua lead e portanto futuro cliente. Como você quer que sejam esses relacionamentos? Pergunte isso à sua equipe! Ou melhor, levante a questão: como você constrói e mantém os seus relacionamentos?

 

Seus vendedores estão realmente engajados em transformarem contatos e curiosos em clientes que valorizam o produto e serviço que sua empresa os oferece ou estão ali somente pelo salário no fim do mês? Faça com que visualizem o cliente como uma pessoa que tem um objetivo com o produto ou serviço que está comprando e não é apenas um número a mais na meta!

Geralmente um grupo se espelha em seu gestor, por isso, mostrando a importância que o novo sistema tem para a empresa, é possível que seus vendedores fiquem muito mais motivados à entrarem de cabeça na novidade e colher os frutos desse trabalho.

Gestão da equipe: Gerenciar um time fica mais fácil quando as atividades dos seus vendedores estão registradas. Assim você consegue saber exatamente o que está acontecendo, além de controlar o processo da venda. Então, vale a pena mostrar para seu time que a adesão ao uso de um CRM é algo que vem para somar e não simplesmente ser uma forma de controle dos superiores dentro da empresa. Lembre de mostrar o real valor para os vendedores e não somente para os gestores: economia de tempo, organização, mais rendimento e maiores ganhos também. O CRM traz o FOCO que as pessoas precisam para realizar o trabalho diário e fechar a venda.

Análise de resultados: Tendo as informações e as negociações em um só lugar, você consegue medir os resultados de forma mais concreta. Por meio de um CRM como o Moskit, você tem a possibilidade de analisar a produtividade de seus vendedores e também da equipe como um todo.

Assim, os dados fazem sentido e você tem a possibilidade de entender se os investimentos feitos estão tendo os retornos esperados, além de colaborarem para novas estratégias e também visualizar os possíveis problemas

Fim das planilhas
Se a sua empresa usa planilhas como forma de medir números e ter métricas, saiba que você não está sozinho. Grande parte das equipes estão acostumadas com o famoso Excel na hora de visualizar resultados. Porém, planilhas são números e o CRM é muito mais que a venda, é relacionamento. O que você acha que tem mais chances de vender e aumentar seus resultados?

Uma equipe que trabalha com planilhas sabe muito bem como pode ser complicado fazer essa análise e controle. Para cada tipo de informação que é solicitada é preciso montar um novo arquivo, não é mesmo?

A gente sabe que esse trabalho é importante para as métricas da empresa mas existe uma outra forma de ter em mãos esses dados.

Com os relatórios que você consegue ter acesso por meio do Moskit, as métricas da sua empresa saem exatas e você tem certeza de como estão as principais métricas de vendas por meio de relatórios precisos.

Isso para sua equipe é muito vantajoso, pois é muito tempo economizado e o trabalho pode ser priorizado para realmente produzir mais, o que consequentemente gera mais vendas, mais receita e crescimento para a empresa como um todo.

Além disso, é de extrema importância que sejam retirados da rotina da equipe qualquer outra ferramenta que faça o mesmo papel que um CRM, para que não haja confusão e dispersão de dados. Tudo deve ser cadastrado em único lugar, afinal foi por isso que você investiu no sistema, certo? O que deve ser tolerado nesse momento, são as anotações no dia a dia das vendas e lembrar de passar isso a limpo para o CRM, no momento em que obter acesso a ele.

Para isso, toda a empresa que terá acesso ao Moskit deverá passar pelo treinamento inicial da ferramenta para conhecer suas funcionalidades e recursos, facilitando assim a implementação. Assim, de forma simples e natural, as informações que antes ficavam em diversos arquivos, serão transferidas para um software online e confiável.

Coloque a equipe por dentro do processo
Se seu time estiver por dentro do processo de contratação, as chances de se sentirem motivados ao uso do novo sistema são muito maiores do que se, da noite para o dia for imposta essa nova tarefa. Isso acontece para praticamente tudo que for novidade, mas a gente deve considerar que o CRM vai fazer parte do dia a dia do seu time e por isso é tão importante que ele se sinta confortável com a decisão que será tomada.

Mostre as opções que estão sendo avaliadas, prós e contras de cada sistema, até mesmo o preço. É preciso que sua equipe enxergue o valor daquilo que será um investimento para a empresa.

Integre seus departamentos de vendas e marketing, esse é um ponto que muitas empresas, mesmo as de grande porte, acabam se esquecendo.

Integrar as áreas da sua empresa é sempre importante, mas seus colaboradores de vendas e de marketing precisam saber o que está acontecendo com esses dois departamentos para que estratégias sejam desenvolvidas buscando um objetivo em comum.

De nada adianta seus vendedores trabalharem soltos, sem saber quais são os investimentos que estão sendo para trazer mais clientes para a empresa, assim como não vale a pena deixar sua equipe de marketing trabalhando sem saber se o lado comercial aprova e vê resultados em suas ações.

O CRM pode trazer justamente os dados que esse setor precisa para entender melhor como estão os números do time de vendas.

Cobrança em cima da ferramenta

Para todo gestor, é extremamente importante saber cobrar seu time em cima das metas que foram colocadas. Mas não basta apenas pedir números, é preciso ir além e entender todo o processo. Dessa forma, caso os resultados estejam abaixo do esperado, é possível visualizar onde está o problema.

Então saiba informar seus vendedores a partir de onde serão cobradas as metas, para que mais uma vez seja possível ver a importância de usar o CRM da melhor maneira possível.

Tenha em mente que usando o sistema certo e da forma certa, você aumenta suas chances de acertar o alvo e ser exatamente o que o seu cliente procura no mercado: faça do seu atendimento o seu diferencial e ponto forte!

E aí, sua equipe já usa um CRM? Conta pra gente suas experiências e não se esqueça de iniciar o teste grátis do Moskit para alavancar seus resultados!

Teste grátis Moskit