Gerando mais leads com networking

Gerando mais leads com networking

Se você como vendedor tem a impressão que já esgotou todos seus contatos e conhecidos para oferecer seu produto e que isso dificulta muito a bater as vendas, precisa acompanhar o conteúdo de hoje.

Vamos abordar no que é networking, a importância dele para seu trabalho e principalmente como aumentar os resultados das suas vendas. Confira!

Networking: entendendo o que é

Se você ainda não entende o que é network, é simples de entender. É sua rede de relacionamentos, seus contatos. Então networking, o verbo, é a ação de encontrar novos relacionamentos e fazer essas conexões tão importantes.

Aqui no Moskit CRM nós acreditamos muito no poder do networking e sabemos disso com base na nossa experiência em eventos e palestras.

Cada vez descobrimos mais como nossas conexões são capazes de nos trazer pessoas interessadas em nosso trabalho e também nos levar até possíveis clientes.

Como conseguir captar leads?

Agora que você já entendeu o que é networking na prática, vamos entender o que isso tem a ver com captação de leads.

Existe uma máxima de que a melhor propaganda é o boca a boca e sabemos que isso é uma verdade. Não há nada melhor para indicar algo para alguém do que uma boa recomendação de quem confiamos.

#1 Indicações de terceiros

As indicações ainda são um recurso poderosíssimo para a captação de novos contatos, mas não se limite ao seu grupo familiar ou de amigos próximos.

Lembre de se colocar à disposição e pedir uma indicação – sem ser desagradável – sempre que surgir a oportunidade.

A forma mais natural de fazer isso é mostrando excelência em seu trabalho, assim as indicações surgirão naturalmente.

#2 Eventos do seu segmento

Tão importantes quanto as indicações, os eventos são uma excelente oportunidade para aumentar sua rede de contatos.

Você pode fazer isso conversando de fato com outros participantes, buscando eventos paralelos (happy hour), feira de negócios, grupos em redes sociais, etc.

Uma outra forma é participar como patrocinador/expositor no evento.

Isso chama muito a atenção para a sua marca e com certeza te renderá novos contatos. A vantagem é que esses contatos também costumam vir mais prontos para ouvir o que você tem a dizer, o que facilita o seu trabalho.

Mas não esqueça de que para essa estratégia funcionar é preciso estar muito bem treinado, com um discurso bem elaborado e pronto para atender as leads que chegarem!

#3 Criar relacionamento

Um contato na sua network não vai necessariamente te ajudar a gerar leads.

Para isso, você precisa fazer com que ele entenda o seu trabalho e que confie nele para poder lembrar de você.

A melhor forma de fazer isso é criando relacionamentos sólidos com sua base de contatos e mostrando-se capaz de ajudá-los naquilo que você atua.

Consegui contatos… e agora?

Ter inúmeros contatos salvos na sua agenda de celular ou o bolso cheio de cartões não significa necessariamente que você tem uma network capaz de te trazer leads e futuros clientes.

Se você conseguiu captar esses contatos – seja de alguma das três formas que indicamos ou de alguma outra maneira – é hora de trabalhá-los!

Primeiro, registre-os no seu CRM. Eu particularmente já vi muitos vendedores cheios de cartões e sem saber falar quem eram aquelas pessoas, muito menos o que tinham conversado.

Nosso cérebro conta com alguns tipos de memórias, inclusive a memória de curto e a de longo prazo.

É difícil confiar que tudo que você trabalhar com seu contato ficará gravado, por isso assim que terminar um atendimento ou uma conversa informal no cafezinho onde houve a troca de cartões, abra seu CRM e anota tudo o que foi falado, mesmo que você não vá usar todos esses detalhes. Melhor pecar pelo excesso, certo?

O segundo passo para gerar leads com sua networking é estar sempre mantendo contatos, até de fato desqualificar aquela pessoa.

Se em um jantar de um amigo você foi apresentado a duas pessoas que podem se tornar leads, cadastre-as no seu CRM e no próximo dia útil já faça o primeiro contato, relembrando algo que foi conversado no jantar e tentando marcar uma próxima conversa para falar sobre negócios.

Isso tudo acontece de forma muito natural quando você está bem preparado. Então, assim como em outras dicas que trouxemos, um dos principais segredos é conhecer bem o seu produto/serviço, para não cair nas armadilhas de quem não está preparado para ter uma conversa profissional a qualquer momento.

Tem outras dicas de como seus contatos podem te ajudar a captar mais leads? Deixe para a gente nos comentários!