Histórico de vendas: qual a importância de acompanhar o seu?

Histórico de vendas: qual a importância de acompanhar o seu?

Na guerra diária que pode ser o trabalho de um vendedor, toda arma é bem vinda. Muitas vezes aqui no blog já falamos sobre a importância de criar um bom relacionamento com seus clientes e de como um bom atendimento é um excelente diferencial quando pensamos na concorrência.

Pensando nisso, hoje decidi abordar um ponto que é um divisor de águas entre fazer uma venda e gerenciar sua equipe e principalmente os negócios em andamento na sua empresa: o histórico de venda.

Histórico de vendas e histórico de atendimento

Existe uma confusão comum quando falamos em histórico de vendas e histórico de atendimento. Por isso é importante entender a diferença entre esses dois termos antes de prosseguirmos.

O primeiro é o que vamos tratar hoje. O segundo, é o registro dos detalhes de um atendimento - que também é extremamente importante.
Ou seja, você vai anotar tudo o que foi conversado, os comentários que foram feitos, atividades que foram realizadas com aquele contato e isso vai gerar um histórico do atendimento que será visualizado sempre que necessário.

Qual a importância do histórico de vendas?

Agora chegamos na parte em que é preciso entender a importância do histórico de vendas para te ajudar em novos negócios.

É preciso conhecer seus clientes e seu fluxo de vendas e aí que entra o histórico de vendas.

Quanto ele já comprou de você? Em que época ela costuma fazer isso? Quanto tempo levou entre o primeiro contato até você ganhar essa negociação?

Tudo isso estará nos seus registros dentro do seu CRM, por isso é tão importante usar da forma correta. Dessa forma você consegue não só entender um cliente como identificar pontos que você consegue acelerar o processo de vendas e fechar uma venda antes do previsto.

Com o histórico de vendas você terá previsibilidade. Isso significa que ficará mais fácil entender o padrão de compra tanto de um cliente específico quanto da sua persona - o seu "público padrão".

Histórico de vendas geral

O histórico de vendas dos seus clientes individuais é extremamente importante, e o seu histórico de vendas geral também.
É claro que aí você não terá informações detalhadas de vendas, mas números que indicam como está o seu fluxo de vendas nos últimos tempos.

Dentro do Moskit, por exemplo, você tem um relatório desse histórico de vendas.

Histórico de vendas Moskit CRM
Relatório de histórico de vendas Moskit CRM

Com esse relatório você consegue ver quanto foi vendido por dia, mês e ano tanto quantidade (número de vendas) quanto em valores.
Dessa forma você entende a sua sazonalidade. Ou seja, qual época é melhor para o seu negócio? Em quais épocas o fluxo de vendas é mais escasso?

Enxergando esses dados você consegue se programar para as épocas mais fracas (lembra da fábula da formiga e da cigarra?) e também tentar reverter essa situação investindo mais em campanhas específicas para esses períodos.

Você já acompanha seu histórico de vendas? O que nota de diferença entre os períodos? Deixe seu comentário aqui para a gente saber se existe diferença de sazonalidade entre os segmentos.

Boas vendas!