3 modelos de emails matadores para prospectar e vender mais em 2020

3 modelos de emails matadores para prospectar e vender mais em 2020

É difícil encontrar quem não tenha dificuldades de escrever um email de alta qualidade para abordar um prospecto e abrir iniciar uma nova negociação.

Existem diversas necessidades onde um bom email torna-se crucial para o negócio e, para quem não tem facilidade em escrever, utilizar modelos prontos acaba trazendo uma boa vantagem.

Modelos são feitos para serem utilizados de diversas formas e não são apenas uma receita pronta. Ao adotar um modelo pense em algumas possibilidades como:

  • Utilizar como referência para construir o próprio email
  • Misturar com outros modelos para encontrar o tom certo de acordo com a necessidade
  • Alterar pequenas partes e utilizar diretamente para sua necessidade mais específica

Antes: o que você precisa ter em mente

A primeira questão que deve ser abordada ao produzir um email de prospecção, é observar o motivo daquela pessoa - ou daquelas - receber o email que está enviando.

Ela tem o perfil certo? Encaixa no padrão que vem funcionando? Seu negócio pode atender a realidade dessa pessoa ou empresa?

Trabalhar com email é cansativo. Exige tempo para ler as respostas, verificar qualidade dos retornos e começar o trabalho de venda.

O principal erro, neste caso, é o vendedor acabar deslumbrado com uma longa lista de destinatários com perfis desconhecidos e perder tempo trabalhando contatos que não trarão retorno.

Dois elementos importantes de uma prospecção de vendas

Existem dois elementos que são essenciais na composição de um bom email de vendas, e sem eles a eficácia dessa aproximação cai de forma drástica.

O primeiro ponto é uma boa motivação para abordar o prospecto. Você está lançando uma funcionalidade nova para o mercado? Montou uma promoção ou identificou uma necessidade na empresa? O cliente fez alguma campanha nova? Existe alguma temática do momento que justifique a abordagem?

Este ponto é importante porque cria um senso de urgência, algo que ative a vontade de saber mais e engajar em uma nova comunicação com a equipe de vendas. Sem alguma boa motivação para o prospecto seguir com a conversa, difícilmente o email vai converter.

O segundo ponto é um bom call to action. Agora que você já deu um motivo, precisa convencer o prospecto a agir imediatamente de acordo com o senso de urgência. Seja respondendo o email para não perder a chance, clicar num link para agendar uma reunião ou se cadastrar numa landing page promocional.

Sem um destes dois elementos, os resultados serão insuficientes.

Modelo 1: prospecto com uma ação recente

Olá, [Fulano]!

Venho acompanhando faz bastante tempo o mercado de [mercado alvo], e pude notar recentemente a [ação recente do prospecto].

Meus parabéns!

Normalmente uma empresa alcança este patamar do negócio, [necessidade que sua empresa soluciona] torna-se uma enorme prioridade.

Acompanhando seus resultados, cheguei a conclusão que podemos ajudar seu negócio da mesma forma que ajudamos a [empresa similar com case de sucesso], e tenho certeza que podemos ajudá-los a avançar nesta nova fase sem passar pelos problemas mais comuns.

  • problema 1
  • problema 2
  • problema 3

Gostaria de explicar melhor como podemos solucionar estes problemas que você já deve estar começando a enfrentar.

Como está sua agenda no dia [dia e hora específicas]?

[sua despedida pessoal],

[Assinatura]

Modelo 2: recomendação de clientes

Oi, [fulano]!

Estava conversando com o [nome da conexão], [cargo] na [nome da empresa] e ele pediu para que entrasse em contato com você, comentou que está passando por [lista de necessidades].

Meu nome é [seu nome] e sou [cargo] na [empresa], uma empresa focada em [descrição da empresa]. Nosso produto principal, [nome do produto], traz algumas funcionalidades que podem te ajudar com [necessidades do prospecto].

Temos alguns cases de sucesso bem interessantes e gostaríamos de aprofundar mais neste assunto com você.

Podemos conversar no [dia e hora específicos]?

Fico no aguardo,

[Assinatura]

Modelo 3: Responder a postagem nas redes sociais

Olá, [fulano]!

Li recentemente uma postagem sua no LinkedIn sobre algumas dificuldades que vem encontrando para alcançar [tema central da postagem].

Trabalho com [mercado alvo] e descobrimos que utilizando [solução ou estratégia] os resultados têm melhorado bastante.

Sugiro testar algumas das dicas abaixo e observar como é possível melhorar seu desempenho com algumas mudanças chave:

  • dica 1
  • dica 2
  • dica 3

Chegou a testar alguma dessas estratégias antes? Tenho mais algumas ideias e soluções que podem ser valiosas para o seu negócio.

Posso te ligar amanhã às 9:00 horas?

[Assinatura]

--

Os três modelos acima representam as principais formas de abordar um prospecto em 2019, sendo mensagens facilmente ajustaveis para qualquer tipo de necessidade. Basta um pequeno ajuste nos modelos para os resultados dos seus emails comecem a aparecer.

É interessante aplicar seus modelos diretamente na sua ferramenta de CRM permitindo que além de abordar os prospectos você já tenha todo histórico de interação entre vendedor e possíveis oportunidades de negócio.

Se ainda não sabe como utilizar modelos no seu CRM, faça já um teste grátis no Moskit e entenda como a vida nas vendas pode ser muito mais simples.