Provocando oportunidades, olhando o crescimento e desenvolvendo pessoas

Provocando oportunidades, olhando o crescimento e desenvolvendo pessoas

Quando falamos de futuro clientes, sempre usamos uma linguagem de vendas muito voltada a conotação que se refere a comprador, consumidor ou cliente, mas precisamos urgentemente olhar para essa realidade e entender melhor o que podemos ver como oportunidade.

Esta palavra tem a ver com ocasião, interesse e utilidade. Precisamos estar certo na hora certa, aprender a identificar a disposição e entusiasmo do nosso público e também gerar uma sensação de benefício, valor e proveito para nosso cliente.

Tudo isso está diretamente ligado a oportunidade. Eu sei que embora essa palavra possa ser familiar a você, mas é preciso compreender com mais profundidade como podemos encará-las.

Uma oportunidade não tem como ser apenas unilateral

Vender tem que ser uma vantagem tanto para quem está na ponta comercial de cá, como uma chance do cliente de resolver um dos seus problemas recorrentes. Um vendedor de guarda-chuvas num dia quente não terá a mesma oportunidade de um chuvoso, mas mais que isso a negociação precisa ser vantajosa para ambos.

Digo isso porque aprendemos na linguagem de vendas que precisamos apenas identificar um potencial de compra no cliente e insistir até que ele seja convencido de adquirir, mas aqui, abro um paralelo para uma outra reflexão: O quão oportuno é para seu cliente comprar de ti?

O interessante dessa provocação é entender que embora você possa identificar uma nova oportunidade, é preciso alinhá-la não somente no timing, mas principalmente na troca mútua entre os dois.

Um artilheiro pode até fazer mais gols do que aquele que lhe dá assistência, mas os dois precisam focar em, antes de tudo, ganhar o jogo como time.

Crescer é uma dor obrigatoriamente necessária e possível

Obviamente, que o melhor aproveitamento das oportunidades leva um negócio automaticamente ao crescimento. Com aumento e a facilidade que você tem de aproveitar novas chances de negócio, você pode claramente ver resultados no faturamento, pode otimizar seu time, investir em capacitação e estrutura e gerir um negócio com mais segurança e previsibilidade.

Outra grande provocação que te faço aqui é entender que não há crescimento se ainda deixamos passar oportunidades. Não tem como crescer sem entender com clareza como agem os clientes, sem que haja tecnologias capazes de ler a sua jornada comercial do começo até o fim e identificar os pequenos lugares em que a engrenagem não está rodando perfeitamente.

Muitas das oportunidades que estão na mão do seu time comercial se perde não por incompetência deles, mas porque podem estar sem condições adequadas para não deixar o cliente escapar. O talento do vendedor é um diferencial inestimável, mas além disso, é preciso que ele esteja ao redor de ferramentas e ambientes que o promova mais ainda ao encontro dos resultados.

Quem desenvolve pessoas, ganha oportunidade e cresce mais

Muito se fala sobre criar métodos eficientes de fazer as pessoas engajarem mais dentro das suas tarefas e atribuições ao mesmo tempo em que temos que promover uma identidade de propósito e fazê-las sentirem o bem-estar de pertencer a uma rotina comercial saudável.

O ponto fundamental aqui é entender que, embora estamos sempre focados em criar novas oportunidades de negócio, estar em busca de crescimento exponencial, existe uma terceira margem desse rio que é: Como criar condições para que pessoas, no meio dessa turbulência possam ser desenvolvidas a cada dia?

O gestor do futuro tem a obrigação de entender que engajar pessoas não está mais ligado apenas a colocá-la diante de um computador com e-mail ou um telefone com uma lista de prospects, mas ele precisa ensinar seus funcionários a aproveitarem do seu tempo para amadurecerem sua auto percepção, para afinarem suas emoções, para alinharem seus sentimentos e utilizar isso não mais como uma âncora, mas sim como um combustível para a caminhada comercial.

Percebe como vender é muito mais que estar diante de uma oportunidade recorrente, mas que precisa também crescer a partir de uma mediação de uma tecnologia que faça leituras concretas da sua realidade e te ofereça caminhos comerciais estratégicos e também aproxima a gestão da equipe.

Você precisa entender sobre oportunidade, crescimento e pessoas. Se você precisa entender melhor como potencializar oportunidade, criar engajamento e unir equipes, faça um teste gratuito no Moskit CRM.