Uma ligação fria – cold call – tem como seu principal objetivo descobrir novas oportunidades, não se prendendo a ideia de vender durante o primeiro contato.

Geralmente feito com pessoas que nunca ouviram falar sobre a empresa, o cold call é um contato menos agressivo onde informações são trocadas.

Por se tratar de um processo, as coisas precisam ser muito bem organizadas e seguir os tópicos propostos para que futuramente um possível lead seja gerado.

A implementação do cold call na empresa precisa ser um bem pensada, já que se trata de um processo que necessita de uma preparação prévia. O responsável por essa função deve montar uma estratégia de retorno, fazer uma lista, ligar e agendar esses contatos.

Antes de implementar é preciso sentar e traçar uma lista de clientes ou empresas que possam se interessar pelo negócio. Para que essa pauta saia o responsável necessita de um respaldo ou uma ideia geral de qual é o público alvo, ou qual persona gostaria de atingir.

Quando se traça o perfil de persona do negócio, tudo é muito teórico. O cold call dá a oportunidade de testar na pratica se o que está no papel confere com o feedback dos clientes.

Leads mais qualificados

Para que funcione todo o processo precisa ser personalizado de acordo com o cliente. E é exatamente por isso que esse modelo se torna interessante para validação de persona.

Entretanto esse processo não é escalável, ou seja, é ausente de uma receitinha mágica. Pode ser que o profissional consiga 10 leads em um mês e 0 no outro.

Para quem acabou de começar esse processo pode não ser muito interessante como um gerador de contatos, já que o investimento humano é alto e o retorno é uma incógnita. Porém como um validador de persona e modelo de negócio pode funcionar.

Toda empresa que escolher seguir por esse caminho tem que ter em mente que se trata de um processo demorado, que pode demorar para começar a gerar resultados.

Sem contar que quando se contrata novas adições para essa função a familiaridade pode ser um processo mais longo ainda.

Sendo assim, sempre que surgir a hipótese de implementar o cold call é necessário ter em mente que ele é um processo que tem como objetivo conseguir o contato dados, para então proporcionar um contato de qualidade. Para que tudo ocorra é preciso prática e bom conhecimento.

E pra você que se interessou e gostaria de saber mais, fique ligado que preparamos um vídeo do toca o sino das vendas especialmente sobre o assunto. Aproveita e se inscreva em nosso canal.

Para que o cold call tenha qualidade é preciso ter em mãos uma plataforma que permita a inserção de leads, te auxiliando e registrando todos os dados do contato.

O Moskit CRM é uma ferramenta que te proporciona todo o necessário para que os dados do contato sejam registradas permanentemente, de forma que o usuário tenha facilidade para acessar caso necessite recapitular o atendimento ou pegar uma informação.

Comece hoje mesmo um teste gratuito no Moskit CRM.