Cada dia que passa contato com os clientes está se aprimorando. As empresas não estão mais olhando para o cliente como um aglomerado de ideias e opiniões que podem ser facilmente solucionadas.
No papo dessa semana, no Toca o Sino das Vendas, convidamos o Alessandro Pinto Pio para bater um papo sobre humanização no atendimento, gestão de pessoas e outros assuntos.
Confere aí!
Durante o papo foi apontado que o cliente está ficando mais exigente, sendo então a hora das empresas corresponderem às expectativas.
Até mesmo as empresas de telemarketing, mudaram completamente a forma de atender o cliente. Vide o atendimento telefônico da maior empresa de streaming do mundo, que faz um momento de possível estresse se tornar leve, mostrando que compreensão, e escutar o problema do cliente pode trazer resultados expressivos. Esse efeito é tão certeiro que a empresa, se tornou atualmente uma das que mais crescem aqui no Brasil.
Humanização não se limita a saber escutar o que o cliente tem a dizer.
Ao iniciar o contato com o cliente, sua forma de expressar e seu tom devem ser verdadeiros. Tentar fingir que se importa com as dores de alguém, pode trazer o resultado contrário.
Entrar na narrativa e se colocar no lugar do consumidor, acrescenta pontos positivos e aumenta o poder de compreensão. O segredo está em ter empatia pelos problemas enfrentados pelo cliente.
Antes comprar a ideia do produto, o vendedor deve se vender. Mostrar suas qualificações, seu poder de compreensão, sua simpatia e claro se mostrar útil para o consumidor.
A criação de laços, pode ser um diferencial proveitoso. Mas como toda a comunicação já estabelecida, deve se manter verdadeira, logo tentar forçar assuntos para criar um vínculo, novamente pode parecer artificial.
Tópicos como filhos, animais de estimação e formação acadêmica, são os favoritos e neutros. Mas política, religião e futebol, são assuntos polarizados, logo um passo em falso o cliente pode passar de amigo para estranho.
Sempre que surgir temas mais polarizados, primeiro tenha certeza do que está falando. E então tente guiar a conversa por caminhos seguros, onde nenhum ponto de vista seja totalmente agressivo. Tornando um tópico neutro.
Se mostrar humano não é crime algum, pedir tempo para pensar durante uma pergunta ou outra, só demonstrará que você se importa com aquele cliente e realmente quer sanar seu problema.
Mas tudo isso parte de dentro de um time de vendas.
O vendedor que não tem poder de execução, ou seja não sabe como fazer as engrenagens girarem, vai ficar para trás. Quanto mais pessoas dentro de uma equipe tiverem o poder de execução, mais fácil o processo se torna.
Se acomodar e não contar as dores e dificuldades para o gestor, faz com que o vendedor vá perdendo o poder de execução e comece a se frustrar.
A comunicação e a humanização são as portas para um atendimento excelente.
O Moskit CRM.
Uma ferramenta que pode te auxiliar a melhorar seu contato com o cliente e o Moskit CRM. Com funcionalidades únicas, o nosso CRM te permite o registro de dados referente aos contatos estabelecidos com o cliente.
Esses dados podem te ajudar na hora de retomar um tópico ou outro, e fazer com que a comunicação flua.
Sem contar que você pode acompanhar de perto o processo de evolução do seu cliente, e de quebra ainda te ajuda prospectar novos clientes.
Então não perca tempo e comece hoje mesmo os seu teste gratuito no Moskit CRM.