Todo gestor já pasou por outra fase da vida profissional onde respondia diretamente para algum superior.

Todo funcionário entende rapidamente, a partir das suas experiências ruins, que não vale a pena dizer o que realmente pensa sobre algo. Muitas vezes isso pode ser interpretado como insatisfação, má vontade ou rebeldia.

O problema é que essa experiência ruim tende a refletir por toda a vida profissional e esse medo acaba se tornando comum em todas os os setores. Ninguém prefere dizer o que está errado, então os feedbacks dificilmente são verdadeiramente confiáveis.

A maioria só quer dizer que está tudo bem, que está satisfeito e que não tem reclamações. Ninguém quer ser visto como o reclamão do negócio.

Diante dessa situação, o que o Gestor preocupado com a melhoria e o progresso do seu time pode fazer para garantir que os feedbacks sejam mais úteis e honestos, permitindo mudanças reais?

minicurso_gestao

Transmita segurança e confiança para seu time

O primeiro ponto é garantir que as pessoas estão seguras e que suas opiniões não serão tomadas como críticas pessoais. Isso soa mais difícil do que parece, mas é imprescindível para quem não quer ouvir um "acho que tá tudo bem" quando fizer uma pergunta importante sobre como anda o trabalho.

É importante que todos os membros do time sintam-se incluídos nos processos, sendo perguntado sobre suas opiniões e recebendo atenção sobre o que têm a dizer.

Outro ponto, e ainda mais difícil é encorajar que as falhas aconteçam.

É claro que ninguém quer errar e nem ver nada dando errado. No entanto, saber que algo saiu dos trilhos e isso não custará seu emprego é uma boa forma de garantir que a honestidade irá reinar no ambiente e que ninguém vai esconder problemas graves por puro medo.

A pior sensação para qualquer gestor é sentir que algo deu errado e ele foi o último a saber. Para que essa comunicação seja menos problemática, seu time precisa saber que não vai estar em confusão porque algo deu errado.

Um gestor que admite seus erros também transmite um bom exemplo de reciprocidade. É uma dinâmica que demonstra abertura e disponibilidade para também entender quando existirem problemas na operação. Tudo isso forma o cenário ideal para desenvolver relações honestas e remover a insegurança.

Saiba pedir feedback

Quando a pergunta está errada, toda resposta é certa.

É preciso ficar atento para saber exatamente o que você precisa saber, evitando perguntas abertas e que não representam nada para quem está ouvindo. "Você tem algum feedback?" raramente diz alguma coisa para quem está recebendo a pergunta.

Quando ouvimos perguntas assim normalmente a mente tenta relembrar situações e as respostas podem não estar diretamente ligadas ao que o gestor realmente quer saber.

É mais interessante o gestor olhar para situações específicas e fazer perguntas mais diretas, usando como base momentos em que sentiu alguma tensão ou atividades novas que precisam ser ajustadas.

Prefira perguntas como que converse sobre eventos específicos:

  • Te incomodou quando eu intervi naquela venda?
  • Como acha que posso ajudar você quando estiver numa venda difícil?
  • Como os prospectos lidaram com essa nova abordagem?

As perguntas acima são apenas um exemplo de como criar abordagens mais específicas e fugir de perguntas amplas.

Pergunte exatamente o que precisa saber.

Não se defenda

Quando somos obrigados a enfrentar uma visão sobre algum aspecto que se choca com o que acreditamos, o resultado é o que a psicologia chama de Efeito Backfire. Você sente um desconforto tão grande que deixa de ouvir o que está sendo dito e passa a retrucar sem parar, porque sua visão não pode estar errada.

Em discussões, na vida pessoal e no trabalho, este é um grande problema na hora de receber feedbacks. Como gestor, reagir defendendo com unhas e dentes tudo o que é dito significa quebrar a abertura com a pessoa que está do outro lado.

É se tornar o que normalmente se referem como "É difícil de lidar, porque nunca escuta o que a gente diz"

A principal questão aqui é: lembrar que não sabemos quando estamos errados e costumamos carregar algumas certezas do que estamos fazendo.

Se desprender dessas certezas e pensar no feedback com outros olhos, como "estou descobrindo visões que ainda não conheço" é importante.

chefe e empregada em reunião

Sempre combine um plano de ação

A pior sensação para quem transmite um feedback é sentir que nada foi feito em relação ao assunto. Que todo o peso emocional de uma sessão foi perda de tempo e não houve interesse no que foi apresentado.

Por isso é importante ouvir o que existe para ser dito, e em seguida traçar planos de como as mudanças irão ocorrer para solucionar os problemas.

Essa não é apenas uma ação para resolver o problema, mas para sinalizar que existe uma real vontade de melhorar o cenário.

Compartilhe as novidades

Conforme as alterações forem implementadas, compartilhe com cada um as melhorias que estão acontecendo e o impacto nos resultados gerais do time.

Demonstre que em conjunto os feedbacks fazem muita diferença e que os resultados estão falando por si.

Não menos importante, saiba apontar quando não houver melhoras e alguma outra ação precisar ser realizada para encontrar um meio-termo ideal.

Saber o que seus vendedores realmente pensam pode ser uma tarefa é difícil, mas com um ambiente de confiança, atitudes positivas e fazendo as perguntas certas é possível conquistar o máximo de honestidade das respostas.

Mas ainda existe um problema nisso tudo, como mensurar se tudo o que está sendo modificado trouxe efeitos positivos?

Simples, olhe para as métricas.

Utilizando o Moskit é possível acompanhar métricas e verificar se a produtividade, as vendas e como os vendedores estão interagindo com os clientes estão apresentando uma melhora significativa.

Sem um acompanhamento detalhado por métricas, todo o esforço de trabalhar com feedbacks acabam trazendo apenas resultados confusos e pouco objetivos.

Se ainda não conhece o Moskit, clique aqui e faça um teste grátis agora mesmo.

Teste grátis