Sua abordagem é eficaz? Veja dicas de como melhorar sua abordagem

Sua abordagem é eficaz? Veja dicas de como melhorar sua abordagem

Com o passar do tempo vamos nos perdendo no meio da rotina e ficando acostumados a realizar as tarefas no modo automático, e é justamente nesse comodismo que falhas acontecem.

Ao não nos atentarmos em ficar por dentro do que realmente funciona com o cliente, ficamos propensos a realizar alguma abordagem invasivo e/ou disfuncional.

Você já parou para pensar se a maneira como você aborda o cliente está sendo eficaz e satisfazendo as suas necessidades e as dele?

Não?

Hoje falaremos mais sobre dicas para melhorar a sua abordagem com o cliente.

A importância da abordagem

A abordagem de vendas é o momento em que o consumidor analisa as capacidades e habilidades do vendedor em atender às suas demandas. É também a melhor maneira de medir a temperatura e o clima do encontro.

É na abordagem que se começa a descobrir mais sobre as dores do cliente, ela é o primeiro passo para a venda.

Por exemplo, quando você marca um horário com o alguém e ele chega atrasado e parece perdido, essa percepção, automaticamente, faz com que você fique com o pé atrás por alguns instantes. Sem contar que a primeira tentativa de causar uma boa impressão não funciona.

Dizem que a primeira impressão é a que fica, e isso não vale somente para primeira abordagem com o cliente, mas para todos os encontros que vocês eventualmente terão.

Se tudo correr mal logo de cara, é provável que suas chances de convencer aquele cliente a fechar uma venda diminuirão drasticamente.

Como melhorar a sua abordagem e vender mais

Antes de abordar, é preciso ter bem claro também o tipo de abordagem que será realizada. Geralmente isso é identificado a partir do estudo de persona e público-alvo da marca, caso contrário, pode ser que a maneira como você chega no cliente está te atrapalhando de vender mais.

Por exemplo, existe um tipo de consumidor que não gosta de ser abordado com elogios, se sente mal, já outros adoram esse tipo de conduta.

Tudo, tudo mesmo, conta pontos durante a abordagem. A forma como você se porta, se veste e até olha para o cliente, é levado em consideração, e qualquer deslize será lembrado.

Se você está curioso do outro lado, se questionando se existe uma maneira de se safar e arrasar na abordagem, a resposta é sim. Mas, não é uma fórmula mágica, são atitudes empregadas durante esse contato.

Conheça agora 6 dicas para melhorar a eficácia da abordagem

1 - Chegada

Muitas vezes, na emoção de abordar um novo cliente, ficamos agitados demais, passando a impressão errada e atropelando tudo. Ao se aproximar do alvo, mantenha a calma e o profissionalismo, se apresente e pergunte mais sobre ele.

Chegar já falando sobre o seu produto/serviço pode fazer com que você perca pontos. O primeiro passo para a relação começar a dar certo é a confiança e simpatia, e se não cultivadas desde o primeiro momento, dificilmente ela mudará.

2 - Observe e se adapte

Observar o cliente é muito importante, já que todos buscam por algo específico e por um motivo diferente. A maneira como eles se portam e agem também conseguem ser indicativos de como você deve aplicar sua abordagem.

Por exemplo, um cliente mais informal pode se sentir mais relaxado com uma brincadeira, já o informal pode ver isso como uma ofensa.

Logo, a observação permite que esses pequenos sinais sejam captados.

3 - Saiba como se apresentar

No começo falamos que as primeiras impressões são as que ficam, por isso, detalhes nunca são demais.

Fale seu nome, sua função, como você ajuda seus consumidores a atingirem os objetivos e de que forma você pode contribuir para que ele alcance seus objetivos.

Essa dica e a da chegada andam em conjunto, sendo assim, não se esqueça do sorriso e simpatia.

4 - Comunicação

Você tomou um tempo, observou e depois chegou no cliente, falou mais sobre você e sua empresa e uma breve comunicação começou a ser estabelecida. A partir desse ponto, é crucial que perguntas e investigações mais elaboradas aconteçam.

Deixar o cliente confortável para responder sim ou não, definitivamente não te ajudará a conhecê-lo melhor.

O fato dele conseguir se expressar mais, é excelente, pois dessa forma ele se sente valorizado durante a abordagem.

5 -  Avalie as necessidades do consumidor

Durante a troca de ideias, vai ficando mais claro o que o cliente realmente precisa. Nos mesmo, como consumidores, muitas vezes já chegamos a uma loja com um objetivo bem claro de comprar algo, mas, ao conversar com o vendedor, identificamos que nossa necessidade poderia ser suprida com outro tipo de solução uma mais adequada.

A abordagem permite que a dor do cliente comece a se revelar.

Revelar os motivos pelos quais ele precisa daquilo te garante um ótimo material logo de cara.

6 - Saiba quando encerrar

Um dos maiores objetivos do vendedor é fechar vendas, mas a fobia de querer concluir logo no primeiro contato pode colocar tudo a perder.

Raramente uma venda é concluída na abordagem, o cliente precisa passar por um processo até tomar sua decisão.

Desta forma, durante a abordagem é preciso ficar atento ao limite daquela comunicação, tentar empurrar mais informações goela abaixo, espantar o cliente.  

Pergunte se o seu cliente tem dúvidas. Caso ele não tenha, passe seu contato e peça o dele para que você fale com ele futuramente.

Registro de abordagem

Se existe algo que o cliente detesta é ser abordado constantemente pela mesma empresa. Ter um sistema gerencial, capaz de registrar os contatos com aquele consumidor, diminui os riscos de passar uma má impressão da gestão interna.

O Moskit CRM, um dos melhores CRM do Brasil, possibilita que o vendedor registre todos os contatos detalhadamente para saber a quantas andas aquela negociação. Com um sistema que permite nota de áudios e textos, ele pode ser acessado onde quer que você esteja, levando praticidade e segurança.

Esse tipo de ação ajuda a empresa a se organizar melhor e vender muitos mais, já que a organização garante uma eficiência nos processos. Se você busca uma abordagem mais eficaz e um aumento expressivo nas vendas, precisa começar hoje mesmo um teste gratuito no Moskit CRM.