Como aumentar suas vendas de negócios B2B

Talita Bernardes

por Talita Bernardes

Aumentar suas vendas pode ser muito mais fácil do que você pensa, ainda mais quando se conhece as estratégias e técnicas de vendas que realmente funcionam.

Muitos vendedores não conseguem fechar negócios no B2B porque sua abordagem é completamente errada.

Quando falamos em técnicas para aumentar as vendas B2B, ou seja, vendas dirigidas a empresas, os vendedores muitas vezes se assustam por não saber lidar da melhor maneira com esse tipo de cliente.

A maioria dos vendedores acham que o mercado B2B é muito difícil, uma vez que o processo de vendas B2B tende a ser mais demorado e, portanto, fica mais difícil fechar um negócio porque é preciso falar com gerentes, colaboradores e assim por diante. 

Em outras palavras: a maioria dos vendedores acha que é impossível vender mais no cenário B2B. Para aumentar as vendas em um mercado B2B é importante gerenciar e fechar negócios da melhor maneira.

Existem 5 fatores que você deve levar em consideração se quiser fechar uma venda com sucesso nas vendas 2B2.

Vamos conhecer já os cinco fatores fundamentais para aumentar as vendas em uma negociação B2B:

1. Entender o negócio do cliente

Seu produto ou serviço deve ajudar as empresas a obter mais vantagens e lucros, e claro, solucionar a dor dela. Este é o objetivo básico que pode atrair todas as empresas. Se o seu produto ou serviço pode garantir um aumento no faturamento para a empresa para a qual você está vendendo, o interesse pode crescer ainda mais.

Você será capaz de gerenciar objeções com mais facilidade e chegar à conclusão da negociação com muito menos esforço, quando entender o que pode oferecer para aquela empresa.

Portanto, avalie bem suas palavras, pois quanto mais você conhece sobre a empresa do seu cliente, maiores chances de ser assertivo.

2. Custo x Valor

 O segundo fator que chama a atenção de uma empresa é receber a solução que precisa sem precisar sacrificar o faturamento e para que isso aconteça, é importante que eles entendam a dinâmica de custo x valor, isto é, o valor da solução precisa estar fortalecido para que entendam o custo dela e aceitem a proposta.

Se o seu produto ou serviço pode ajudá-lo  e ele entender que pode lucrar ainda mais com ele do que com o que está usando, as chances de sucesso são ainda maiores.

Entretanto tome cuidado com o que você promete, você tem que conhecer perfeitamente os processos presentes na empresa para poder entender se pode realmente estabelecer essa relação sem assustar o cliente.

3. Os limites do cliente

É preciso ficar muito atento para o limite do cliente em cada negociação que você executa, esse é um ponto que não pode ser ignorado, visto que eles quase sempre são muito claros em relação a isso, quando algo passa o limite de algo, isto é, orçamento, tempo de implantação ou tempo para que os resultados comecem a surgir.

4. Como sua solução pode ajudar a empresa a economizar

Reduzir despesas é algo que sempre está em pauta dentro de uma empresa. Se o seu produto ou serviço pode ser útil para isso, é importante apontar essa vantagem e aproveitar esse elemento também nas negociações.

5. Quão lucrativa sua solução pode ser

Se a sua solução pode ajudar os seus clientes a lucrarem mais, é essencial que se fale sobre isso.

Toda empresa tem o mesmo objetivo, isto é, ganhar mais dinheiro do que é gasto. 

Portanto, se no final do ano o seu produto ou serviço pode garantir mais lucros do que a empresa está gerando atualmente, deixe claro e jogue esta carta no melhor momento de cada negociação.

Comece com uma boa comunicação e ferramentas adequadas

A comunicação pode ser outro fator que colabora para o aumento das vendas B2B, visto que é através dela que se desenvolve um relacionamento saudável e benéfico entre você e o seu cliente

Um bom relacionamento só é possível co uma boa comunicação e tudo isso começa com um atendimento exemplar.

Uma outra forma de melhorar a comunicação é investindo em ferramentas de gestão de relacionamento e vendas.

Escolher a ferramenta certa pode fazer com que seus contatos com o cliente se tornem cada vez mais assertivos.

E vai além:  uma boa ferramenta ajuda a vender mais por utilizar estratégias de atração de público.

Se você ainda não conhece uma boa ferramenta, ou tem interesse em conhecer mais sobre gestão de relacionamento com o cliente, que tal começar agora mesmo um teste no Moskit CRM? Clique aqui e saiba mais

Compartilhe esse publicação

Compartilhar no twitter Twitter Compartilhar no facebook Facebook Compartilhar no Whatsapp Whatsapp
Também em Blog Moskit