Como aproveitar as datas sazonais para aumentar as vendas?

Como aproveitar as datas sazonais para aumentar as vendas?

Independentemente do seu segmento de mercado, em algum momento do seu calendário anual vai existir uma, ou mais de uma, data que todo o seu marketing de conteúdo precisa ser modificado para um evento comemorativo.

Esses eventos, mais conhecido como datas sazonais, são chances de atrair um novo público para sua empresa já que todos os clientes se encontram no mesmo feeling e em busca da oportunidade que os atraia mais.

O marketing de conteúdo é uma ferramenta extremamente indispensável, pois só a partir dela é capaz anunciar as promoções ou oportunidades para aquelas datas sem perder o foco de vendas.

Saiba agora como as datas sazonais podem te ajudar a vender mais.

Como as datas sazonais podem aumentar minhas vendas?

Tudo o que consumimos enquanto consumidores é pautado em diversas razões, jamais compramos algo só por comprar.

Temos um tendência a concentrar todos nossos esforços de consumo em datas específicas, isto porque geralmente é nesses períodos que as promoções e oportunidades costumam ficar mais atrativas.

Muitas empresas apostam alto em campanhas nas datas como dia das mães, das crianças, dos namorados, natal e páscoa, pois sabem que o retorno tende a ser alto e o alcance de público maior.

O consumo da sociedade já é mais focado em datas comemorativas, o que muitos empreendedores fazem é  apenas se aproveitar disso para vender mais.

Mas, engana-se quem acha que é somente criar uma campanha bacana e deixar rolar.

Um bom planejamento é essencial para que a empresa não saia no prejuízo e o objetivo principal – vender mais – seja atendido.

6 dicas para aproveitar as datas sazonais em suas vendas

1 - Conheça seu público

O estudo de público-alvo e buyer persona é importantes independentemente da ocasião, sem eles é impossível realizar qualquer ação de vendas que seja efetiva, inclusive de datas comemorativas.

O ano está repleto de datas sazonais, mas nem sempre todas elas se encaixam no perfil do seu cliente. Gastar dinheiro em ações que não reverterão em vendas é jogar um investimento que poderia se bem aproveitado em outra ocasião no lixo.

Conhecer o seu público é essencial, pois imagine a seguinte situação: uma empresa que trabalha com suplementos vitamínicos para a terceira idade e investe toda sua renda para campanhas no dia das crianças, que o retorno isso pode trazer?

Exatamente, nada!

Além do público, a data também precisa ser levada em consideração.

O que nos leva a próxima dica.

2 -  Quais são as datas adequadas para seu segmento de mercado?

Quando você já conhece seu público se torna mais fácil identificar quais datas são extremamente lucrativas para seu comercio, ou não.

Por exemplo, uma empresa de chocolate sabe que datas como páscoa, dia dos namorados e natal são as mais lucrativas para ela já que a procura desse produto é tradição entre os consumidores.

3 - Aposte em campanhas personalizadas

É muito raro uma empresa conseguir vender em datas sazonais utilizando a mesma comunicação feita anteriormente.

Isto acontece porque o público de cada data costuma se adaptar a época em que está.

Seguindo o exemplo da empresa de chocolates, podemos identificar que, apesar de conseguir diversas datas comemorativa, o público que busca pelo produto tende a se alterar.

No dia dos namorados pessoas solteiras, divorciadas ou viúvas não se interessam em ir atrás dos produtos. Por outro lado, no Natal a busca passa de nichada para ampla já que é um evento que atende a maioria da população.

4 - Faça um planejamento antecipado

Um dos segredos para aproveitar bem as datas sazonais é o planejamento.

O planejamento antecipado te permite calcular estoque, margem de lucro e até mesmo divulgar em suas redes com antecedência deixando seus consumidores cientes que no dia X uma promoção ou benefício será iniciado.

Sem contar que se planejar elimina diversos fatores de riscos que podem vir a atrapalhar a desenvoltura da campanha.

5 -  Personalize sua loja ou site

Algo que atrai muito o cliente em datas sazonais é o design do site ou decoração da loja.

Quando ele passa em frente sua loja e vê que ela está preparada e harmonizada com a época do ano, o desejo de entrar e ver o que tem dentro é maior. Ele entende que naquele local encontrará algo que atende as necessidades da ocasião.

O site funciona da mesma forma, o cliente entende que alguma promoção ou benefício estará disponível para ele dado a data sazonal.

6 - Utilize o gatilho de urgência

Os gatilhos mentais são extremamente poderosos para acelerar a decisão de compra do cliente e uma ótima oportunidade para usá-los é durante as datas sazonais.

Dentre os diversos gatilhos mentais que podem ser aplicados, um em especial casa perfeitamente com datas comemorativas: o de urgência.

O consumo realizado em datas sazonais é grande, pois se concentram em um único dia, ou seja, as pessoas precisam comprar para aquele dia em específico.

O gatilho de urgência se faz tão eficaz justamente por trabalhar essa necessidade de não perder a oportunidade.

É comum vermos propagandas em datas sazonais que dizem "promoção válida até data x" ou "até durarem os estoques".

O cliente que precisa daquilo sabe que se não for atrás corre o risco de ficar sem e pagar um preço mais alto.

Sem dúvidas apostar em datas sazonais pode trazer grandes benefícios para sua empresa se, claro, for aplicado de acordo com as diretrizes anteriores.

Curtiu nosso conteúdo?

Nos siga no nosso instagram @moskitcrm e fique ligado em diversas novidades e conteúdos que postamos exclusivamente lá.

Até a próxima!