Como você se planeja antes da venda? Ainda encontra dificuldades em fazer isso? Então dá play no vídeo de hoje e veja a importância do planejamento pré-venda!

Bem, nada pior do que entrar em uma reunião de vendas despreparado ou como a gente costuma brincar aqui, sem bandoleira.

Planejar é fundamental pra você ter vitória na sua negociação e o ideal é que a gente tenha um processo de vendas que já te deixe um espaço ali pra você poder planejar os seus próximos movimentos, a sua próxima reunião, normalmente é um tempo que é muito bem aproveitado.

Então como você vai fazer esse planejamento? A primeira coisa que a gente precisa fazer é pesquisar a pessoa com quem a gente vai conversar. Então a internet tá aí justamente pra te ajudar nessa tarefa. O primeiro lugar que a gente vai aqui é no LinkedIn. No LinkedIn você já tem um monte de informação sobre a parte profissional da pessoa, então você vai conseguir entender onde essa pessoa trabalhou, que grupo que ela segue, quem são os influenciadores que ela acompanha, qual que foi a carreira, a trajetória profissional dela, qual que é cargo. Lá no LinkedIn tem bastante informação que pode ajudar a gente na nossa reunião de vendas e depois o Facebook.

O Facebook vai ter outro tipo de informação, então você vai poder acompanhar lá alguns dados pessoais, o que ela curte, o que ela andou fazendo, pra onde que ela viajou. Enfim, o Facebook entrega um monte de informação legal que a gente precisa estudar.

Beleza, uma vez que você já conheceu a pessoa, entendeu bem qual que é a dela, já consegue gerar uma conversa, já consegue ficar mais próximo dela, o próximo passo é entender a empresa. Então entra no site da empresa – a maioria das empresas hoje tem site – entra no site da empresa, acompanha certinho, lê naquela parte “sobre a gente”, entende qual é a missão da empresa, qual é a visão, quantos colaboradores tem. Enfim, todas essas informações que são relevantes pra gente, olha lá no site porque eles entregam tudo lá.

É muito chato quando a gente vai fazer uma reunião com um vendedor, vai receber um vendedor e ele começa a fazer algumas perguntas bobas, algumas perguntas que seriam facilmente respondidas com uma visita em nosso site. Então é bem importante você estudar, você fazer esse estudo pra aproveitar melhor o seu tempo como seu cliente e nesse encontro que você tá ali sentado junto com ele, você poder se aprofundar no tema do seu produto, do seu serviço que eu tenho certeza que é muito mais proveitoso do que ficar perguntando coisas que são muito simples.

Então essas são as duas principais coisas que a gente precisa fazer. Um outro ponto que também é muito importante, que é legal, é a gente poder preparar nossa estratégia de vendas: quais que são as dores do cliente que você tá atendendo, quais são as necessidades dele, por que ele tá procurando sua solução, o que tá acontecendo no dia a dia da empresa dele, qual que é o cenário que eles estão vivendo naquele momento?

Essas são informações que também são muito importantes pra gente definir nossa estratégia de vendas e a hora que a gente sentar com ele a gente já poder seguir esse caminho que a gente definiu, né. Então já prepara o material, já prepara qual o produto, qual o serviço que você vai oferecer, tudo. Então dessa forma a gente consegue adiantar bastante o tempo de venda, o ciclo de vendas vai ser mais curto. A gente consegue passar mais profissionalismo também pro nosso cliente já que ele vai tá ali vendo que você estudou, que você sabe quem ele é, quem é a empresa, que você preparou uma proposta exclusiva pra ele. Então tudo isso ajuda bastante a gente a fechar mais negócios e fechar negócios mais rápido.

Beleza? Então não perde negócio, aproveita, investe seu tempo em um pouco de preparação, um pouco de planejamento que eu tenho certeza que vai valer a pena lá na frente.

Planejamento de Vendas é importante para qualquer negócio, mas sua precisão fica preudicada sem a utilização de um bom CRM. Para entender melhor as vantagens de utilizar um CRM, clique aqui agora e faça um teste grátis no Moskit.