Reduzir os custos dentro da empresa sem perder a qualidade dos processos, é o sonho de todo empreendedor.
A redução de custos não é só uma estratégia para ser adotada durante os tempos de crise, uma vez que ela pode ser extremamente benéfica a qualquer momento.
Quando se reduz custos é possível desenvolver novos projetos e expandir o alcance de suas ações e estratégias, elevando a qualidade de todo o processo envolto por elas.
Infelizmente não existe a fórmula mágica que reduz custos e corta gastos, no entanto ferramentas de vendas podem te ajudar a reduzir alguns custos operacionais.
Separamos 7 maneiras de reduzir custos utilizando o CRM. Confira!
7 maneiras de reduzir custos utilizando o CRM
Do inglês “Customer Relationship Management”, ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, o CRM é uma ferramenta que organiza todo processo de venda não em números e dados soltos como em planilhas, mas em informações que estão cadastradas e relacionadas entre si, formando uma consistente base de dados para o atendimento de cada cliente.
Embora seu maior foco seja na organização e distribuição de dados, o CRM pode ser um grande aliado na estratégia de redução de custos.
1. Planeje suas tarefas e atividades
Muitas vezes é necessário a tomada de decisão momentânea, no entanto, quando se trabalha com vendas e se conhece o seu processo e clientes, é possível criar um planejamento de tarefas e atividades.
O planejamento prévio de tarefas e atividades, evita que custos desnecessários sejam necessários para cobrir buracos. Eventualidades ainda aconteceram, e isso é normal, mas você previne que isso se torne um hábito.
2. Registre todas as informações necessárias
Estar por dentro do que está acontecendo com suas vendas e clientes, é uma das melhores maneiras para se reduzir custos utilizando o CRM.
Com o registro de informações, você consegue entender como os seus clientes estão reagindo, quais as necessidades deles e como o seu processo está. É através da análise dessas informações que consegue se antecipar perante a crise, por exemplo, e evitar que danos maiores aconteçam.
Mas não só, com o registro, você pode analisar e entender o que não faz mais sentido ou pode ser adaptado, sem que a qualidade caia.
3. Acompanhe o seu CRM
De nada adianta ter a ferramenta e não utilizá-la.
O acompanhamento das negociações, ações e vendas através do CRM potencializa seu tempo e passa a focar mais no seu trabalho.
Embora não pareça, existe um custo, não só monetário, em não acompanhar o seu CRM. Quando não se olha para dentro da ferramenta muitas informações são deixadas de lado e isso atrapalha no desenvolvimento de ações, estratégias e negociações.
O acompanhamento do CRM proporciona uma maior segurança do que está sendo feito.
4. Siga, sempre que possível, sua agenda de atividades
Embora o planejamento esteja pronto, às vezes ele é ignorado e isso pode ter um alto custo.
O planejamento já é realizado pensando em pontos estratégicos que vão contribuir para redução de custo, sendo assim ignorar o que está dentro do seu CRM para ser realizado, tem um grande custo.
O impacto, no entanto, nunca é momentâneo, e geralmente é sentido ao decorrer do tempo, logo é importante não sair do caminho certo
5. Crie e use templates
Dentro da sua ferramenta de CRM, é possível criar e utilizar templates de mensagens e e-mails.
Esses templates ajudam muito na economia de tempo, já que boa parte do trabalho de quem trabalha com vendas é a comunicação com os clientes. Logo ao potencializar esse tempo utilizando e criando templates, você consegue manter a qualidade do seu trabalho e economiza tempo para focar em outras ações, economizando custos inestimáveis.
6. Salve as informações de contato de seus clientes
Apesar de ser a primeira ação a ser tomada, é comum que isso seja esquecido por alguns profissionais.
O registro de contato poupa tempo e recursos para encontrar novamente esses clientes, e evita até que esses clientes sejam perdidos por falta de comunicação.
As informações salvas também facilitam a retomada de contato.
7. Fortaleça e expanda as suas vendas internas
Viajar de um lugar para outro, além de desgastante, pode ter um alto custo.
Claro que em alguns casos, as empresas podem ser obrigadas a atender seus clientes pessoalmente.
No entanto, ao adotar um CRM, você consegue realizar reuniões com seus clientes de maneira remota facilmente, uma vez que todas as informações estão acessíveis e organizadas.
Mas se ainda assim for necessário vendas externas, é importante entender que mos negócios, os custos de viagem são muito importantes, e o software de CRM elimina a probabilidade de despesas extras de transporte. Além disso, esses programas também podem reduzir o processo de mudança no escritório com sua tecnologia baseada em nuvem.
Por que escolher um CRM?
O CRM é uma ferramenta extremamente necessária para quem quer reduzir custos e aumentar a margem de lucros.
Através de um CRM, é possível acompanhar e gerar dados para a análise, automatizar processos de gestão e vendas. Sem contar que ele te ajuda a antecipar tendências do mercado.
Se você realmente busca uma ferramenta com esses e muitos outros benefícios, precisa conhecer o Moskit CRM. Faça um teste gratuito agora mesmo.