Uma das maneiras mais eficazes de controlar o fluxo de atividade dentro do setor de vendas e renovas as estratégias sempre que necessário, é através da realização de reunião de vendas.

São em reuniões que assuntos imprescindíveis podem ser discutidos, dados são apresentados e informações podem ser repassadas.

A reunião de vendas, é a oportunidade que o gestor tem de reunir os membros da equipe de vendas e discutir as metas, acordos de vendas e assuntos gerais que podem afetar o desempenho do time.

É muito importante estar preparado e abordar os temas certos, pois quando utilizada da forma certa, a reunião de vendas pode funcionar muito bem para ajustar as estratégias e levar a equipe cada vez mais perto do caminho certo.

Quer saber como planejar a reunião de vendas perfeita? Preparamos um post com dicas valiosas que vão te ajudar.

  1. O que é uma reunião de vendas?
  2. Qual a importância de realizar reuniões de vendas?
  3. Como desenvolver uma reunião perfeita: 6 dicas
  4. Utilize as ferramentas como fonte de informação

O que é uma reunião de vendas?

Uma reunião de vendas pode ser definida como a verificação do fluxo de vendas e atividades internas entre os gestores e profissionais de vendas. Em contraste com uma reunião externa, como uma visita de vendas ou discurso de vendas, essa reunião é apenas para participantes internos e tem como objetivo fornecer aos membros da equipe de vendas as informações de que precisam para fazer bem seu trabalho.

Logo uma reunião de vendas perfeita, é aquela que consegue abordar os temas necessários e chegar a resultados positivos, sem se desviar o foco ou discutir assuntos que não influenciam no andamento do setor.

Vendendo sem ser um vendido

Qual a importância de realizar reuniões de vendas?

As reuniões de vendas são muito importantes para o alinhamento e desenvolvimento de ações.

Existe algo de diferente em reuniões, elas conseguem fazer com que o foco continue durante todo o processo, já que se sabe quais são os objetivos que precisam ser discutidos e os problemas que precisamos ser solucionados.

Sem contar que as reuniões de vendas também colocam em perspectiva o que precisa ser feito. 

Como desenvolver uma reunião perfeita: 6 dicas

Agora que você já sabe o que é uma reunião de vendas e qual a importância dela, que tal conhecer algumas dicas para desenvolver a sua? Confira!

1. Defina bem os principais aspectos

Antes de marcar uma reunião de vendas, é importante se certificar de que todos saibam qual o objetivo de ter uma reunião de vendas.

Muitas pessoas podem encarar reuniões com a equipe como um tempo livre, por isso é importante se certificar de todos entenderam a importância de se reunir e discutir os acontecimentos da área.

Outro ponto importante antes de marcar a reunião é ter um assunto em mente, marcar reunião para discutir assuntos pontuais que podem ser resolvidos individualmente, pode prejudicar o rendimento do time.

Tirar os vendedores de sua função sem que seja necessário pode prejudicar muito.

Depois de definir os assuntos e objetivos, é importante decidir quem será a melhor pessoa para falar sobre cada tópico. É muito mais interessante fazer reuniões colaborativas, do que apenas deixar uma única pessoa falando sobre o que foi feito e precisa ser melhorado.

Tente definir os seguintes tópicos:

  • Quem iniciara a reunião?
  • Quem apresentará imagens e vídeos se necessário?
  • Você deixará as perguntas para o final ou as responderá por completo?

Essas definições ajudam a manter o foco no objetivo principal da reunião.

2. Reserve um tempo para que todos falem

Uma equipe é composta por diversas pessoas, e cada uma delas tem algo a compartilhar.

É muito importante reservar alguns minutos para que todos consigam compartilhar o que realizaram durante a última semana/quinzena, às vezes no depoimento que um colega da, o outro consegue entender como lidar melhor com as demandas que tem em sua mão.

O objetivo não é estimular o ego individual dos representantes, mas sim incentivá-los a pensar positivamente sobre seu trabalho e encontrar algo para valorizar. Isso ajudará a gerar um ambiente de otimismo, o que é uma grande motivação para os representantes de vendas.

Além dos progressos, é importante entender se existem problemas ou queixas. Se os membros de sua equipe estão enfrentando dificuldade, você precisa estar ciente para conseguir ajudá-los a lidar melhor com seus dilemas.

Depois de saber o que está indo bem e o que precisa de foco adicional, você pode desenvolver um plano de ação com membros individuais da equipe ou um grupo maior.

3. Faça intervalo de reuniões

Apesar de ser muito importante realizar reuniões de vendas, é importante definir a frequência com que isso acontece. Como já citamos anteriormente, no momento em que se tira o time de vendas de suas atividades sem necessidade, muitos prejuízos podem acontecer para a empresa.

Se você faz reuniões diárias, considere optar por um intervalo maior. Muitas empresas trabalham com encontros semanais ou quinzenais, pois acreditam ser o tempo necessário para que acontecimentos ocorram e assuntos possam ser discutidos com propriedade.

4. Não extrapole o tempo de reunião

O seu tempo e o da sua equipe são muito importantes e refletem diretamente nos resultados financeiros da empresa.

Começar no horário e terminar no horário permite que os representantes voltem ao contato com o cliente potencial e continuem a movimentar o setor.

Seguir um cronograma rígido em sua reunião de vendas também ajuda a reforçar para a sua equipe a importância da pontualidade.

5. Revise os objetivos

Uma das razões que motivam os líderes a realizarem reunião de vendas, é guiar e aproximar a equipe cada vez mais dos objetivos que foram traçados.

Sendo assim é de extrema importância que esses objetivos e metas sejam revisados sempre que possível, eles são um lembrete para a equipe do que precisa ser feito e de como eles podem melhorar ainda mais para ajudar a concluir esse objetivo.

Definir metas, isto é, pequenas tarefas com prazo determinado, ajuda a equipe a se manter no caminho.

Quanto mais informado o time fica sobre quão longe/perto estão dos objetivos, melhor eles podem trabalhar.

6. Aborde apenas assuntos que se aplicam a todos

Isso é importante para manter o foco de todos durante a reunião. Não deixe a conversa descarrilar por um tópico que se aplica a apenas um ou dois representantes.

Em vez disso, quando essas perguntas forem feitas e os tópicos levantados, diga a seus representantes que você pode discutir isso diretamente com eles após o término da reunião.

Utilize as ferramentas como fonte de informação

Todos vão apresentar resultados, mas é importante que esses dados estejam pautados em relatórios recentes e assertivos, e sabemos que somente ferramentas conseguem prover esse tipo de informação.

Se a equipe utiliza alguma ferramenta como o CRM, ela consegue apresentar durante a reunião dados relevantes que vão informar sobre o rendimento individual e em equipe, o que colabora para a melhoria das estratégias.

O Moskit, por exemplo, conta com funcionalidades que vão ajudar não só a fornecer informações para a reunião de vendas, visto que essa ferramenta ajuda o vendedor a guiar melhor suas negociações e conhecer melhor seu processo de vendas e clientes.

Se você ainda não conhece o Moskit e tem interesse saber mais sobre essa ferramenta, clique aqui e comece agora mesmo um teste gratuito.

Teste grátis