Como trabalhar bem o gatilho de urgência nos seus clientes?

Talita Bernardes

por Talita Bernardes

A urgência é um dos gatilhos mentais – estímulos que nosso cérebro recebe para tomar decisões – mais utilizados pelos vendedores. Isso porque seus resultados tendem a ser rápidos e satisfatórios quando bem utilizados.

Criar um senso de urgência sem parecer que está sendo rude, ou desesperado, é uma habilidade que se aprende conforme se ganha experiência e passa a compreender as necessidades do cliente, e a fazer as perguntas certas para as pessoas certas em todo o processo de vendas.

A urgência é capaz de fazer com que o cliente indeciso tome uma decisão da qual ele eventualmente tomaria, só que de maneira mais rápida.

O gatilho da urgência basicamente ajuda para que todo aquele processo que já foi realizado, em que é explicado para o cliente as vantagens da solução e os motivos pelos quais ele precisa da solução, seja relembrado e os prós e contras pesados de maneira rápida e eficaz.

E muitas vezes é nesse momento em que o consumidor percebe o quanto tem a perder caso não faça algo para solucionar seu problema.

Para criar um relacionamento comercial mutuamente benéfico, você deve definir as expectativas no início do relacionamento, para que quando necessário o uso de gatilhos, por exemplo, não pareça precipitado ou coloque tudo a perder.

Os fatores que influenciam seu relacionamento com seus clientes e quais informações eles levam em consideração quando o gatilho de urgência é aplicado, é muito importante para que ele se torne efetivo e funcione.

Vamos conhecer 5 desses fatores!

5 fatores que você precisa aprender para usar o gatilho de urgência

1- Proposta de valor

Um dos principais fatores que influencia o cliente na hora que o gatilho de urgência é utilizado, é a proposta de valor que foi passada durante toda a negociação.

Uma proposta de valor bem apresentada, garante pontos para você, e faz com que o consumidor entenda mais sobre o produto/serviço e solucione algumas dúvidas que ele possa ter em relação a solução.

Sua proposta de valor deve descrever como seu produto/serviço pode ajudar o cliente a solucionar suas dores, quais benefícios eles podem esperar e por que eles devem comprar de você, isto é o seu diferencial perante a concorrência.

2 - Timing

Para que você consiga utilizar bem o gatilho de urgência, você precisa preparar seu cliente desde o primeiro contato.

Na primeira reunião, ou encontro com ele, você precisa entregar uma proposta de valor relevante e clara que fale tanto sobre suas motivações internas quanto externas, abordando as dificuldades do seu cliente, construindo confiança e credibilidade por meio de cases de sucesso.

Quando essa dor é apresentada o vendedor, com a experiência e vivência no cotidiano de vendas, consegue preparar o timing perfeito para aplicar o gatilho de urgência.

3 - Orientações sobre a solução

Seus clientes em potencial não podem se beneficiar de seu produto sem reconhecer que precisam dele.

O desafio para muitas pessoas, inclusive dos seus clientes, é explicar exatamente o que precisam. Eles conhecem seus desafios e objeções, mas não estão no ponto em que são capazes de identificar como devem proceder para resolver seus problemas.

É aí que você, o vendedor, entra em ação.

Quando você ajuda seu cliente a reconhecer suas necessidades, você cria urgência e aumenta a probabilidade de que ele aja quando o gatilho acontecer.

Suas ações afetarão a forma como o cliente em potencial age. Portanto, certifique-se de prepará-los para entender que o tempo é crucial no processo de vendas e que quanto mais tempo eles gastam, mais demorado será para resolver seus problemas.

4-  Ouça mais, venda menos

Estabelecer confiança e relacionamento com um novo cliente pode levar um pouco de tempo, visto que para que esse laço seja criado é importante ter uma comunicação proativa, repassar informações e ouvir atentamente o que o cliente tem a dizer.

Quanto mais você ouvir seus clientes, maior será a carga de informações que você receberá sobre eles, o que é extremamente importante quando se fala de gatilhos de urgência.

É claro que, no final das contas, você tentará demonstrar seu valor, mas a chave para uma conversa bem-sucedida é simplesmente ouvir.

Conversar principalmente sobre os problemas deles, ao contrário do que você está vendendo, manterá seu cliente em potencial envolvido - e você pode se surpreender com a urgência que pode criar ao permitir que seu cliente em potencial chegue às próprias conclusões, em vez de sobrecarregá-lo com informações e dados sobre a sua solução.

5 - Valor

Quando você comunica valor, você está oferecendo informações benéficas que informam aos seus clientes muito mais do que apenas como a solução funciona.

Comunicar valor ajuda a criar urgência para os clientes que ainda não estão prontos para tomar uma decisão, visto que o valor ajuda os consumidores a se conectarem com a dor e entender que existe uma solução para seus problemas.

Uma das maneiras de comunicar valor é engajando esses clientes, ou seja, enviando atualizações, artigos relevantes, cases de sucessos, e-books e referências personalizadas.

Incorporar essa ação simples em seu processo de vendas diário, não só ajuda a criar um senso de urgência mais forte entre seus cliente, mas também colabora para a construção das expectativas certas.

Use o gatilho de urgência com sabedoria

É preciso deixar bem claro que, apesar de ajudar o cliente a tomar decisões, essa técnica não é uma forma de manipular o consumidor e nem deve ser utilizada como uma.

Uma maneira de identificar qual o momento mais adequado para aplicar o gatilho de urgência, sem ser invasivo e/ou manipular o cliente erroneamente é ficar ligado aos sinais que indicam que aquela negociação está na fase de fechamento.

O Moskit CRM é uma excelente ferramenta para auxiliar no acompanhamento desse processo e te ajudar a identificar o momento adequado para utilizar um dos gatilhos mentais citados anteriormente.

Nosso sistema gerencial também te permite gravar notas de áudio e texto, facilitando a retomada da negociação. Se você está em busca de uma ferramenta para te ajudar e potencializar as suas vendas, você precisa conhecer mais sobre o Moskit. Uma ótima maneira de fazer isso é através do nosso teste gratuito. Comece agora seu free trial no Moskit CRM.

Compartilhe esse publicação

Compartilhar no twitter Twitter Compartilhar no facebook Facebook Compartilhar no Whatsapp Whatsapp
Também em Blog Moskit