Estratégias de marketing de relacionamento: Quais são e como utilizar?

Estratégias de marketing de relacionamento: Quais são e como utilizar?

Criar um vínculo com o consumidor é extremamente importante para os negócios. Uma das maneiras mais eficazes de aplicar essa tática pode ser feita através do marketing de relacionamento, ele é um planejamento de curto, médio e longo prazo que busca atrair e fidelizar o cliente.

Se você não está lembrado, ou quer se aprofundar mais no assunto, recomendamos um post aqui do blog do qual falamos mais detalhadamente sobre essa abordagem: Marketing de relacionamento: o que é, para que serve.

Tendo em vista que essa é uma ótima forma de atrair o consumidor e deixá-lo fiel a empresa, preparamos um conteúdo com 5 dicas de marketing de relacionamento para refinar suas estratégias.

5 estratégias de marketing de relacionamento

1 - Pesquisa e estudos

O marketing de relacionamento busca criar um vínculo duradouro e forte com o cliente, só que, para que isso aconteça, é preciso conhecê-lo, já que é impossível ter uma conexão com alguém com quem você mal conhece.

Sendo assim, um estudo de buyer-persona e público-alvo se faz imprescindível, pois é através dele que os gostos, vontades, desejos e dores serão revelados.

Como utilizar: é possível aplicar esse conhecimento adquirido no desenvolvimento de ações voltadas para aproximação, isto é, e-mails, mensagens e conteúdos enviados exclusivamente para ele, e até mesmo testar o que funciona ou não.

2 - Clube de fidelidade e indicações

Os clubes de fidelidades surgiram da ideia de que existem clientes que são extremamente fiéis a empresa e não a trocam por nada. Em retribuição, muitas marcas os presenteiam com brindes e benefícios exclusivos.

Essa é uma outra ótima maneira de se aproximar do consumidor, já que ele verá a partir dessas ações que o que ele pensa é valorizado e levado em consideração.

Os clubes de fidelidade também atraem uma nova leva de clientes, que ao conhecer essa vantagem passam a se interessar mais.

Outra estratégia muito comum é o sistema de indicações em que, assim como a anterior, o cliente é presenteado com benefícios ao indicar os produtos/serviços para conhecidos.

Como utilizar: criar mecanismos de disseminação do clube de vantagens/sistema de indicações para que os consumidores fiquem sabendo, e, então, ofertar vantagens e descontos exclusivos para eles.

3 - Canais para contato

É impossível manter o relacionamento com alguém sem comunicação, ele é fio condutor de toda relação.

Ter disponível várias maneiras para com que seu consumidor entre em contato é muito importante para que ele sinta que conversar com a empresa é fácil, que, independentemente do momento, eles estarão lá dispostos a ouvir.

Como utilizar: ter telefones para contato, um SAC, sinalizar canais de mensagem direta como o WhatsApp Business, ou até redes sociais e e-mails.

4 - Conteúdo personalizado

O ser humano gosta da sensação de se sentir único e valorizado. Quando uma empresa, que atende diversas pessoas, dedica um tempo para parabenizá-lo ou enviar uma mensagem de algo que possa vir a interessá-lo, esses sentimentos ficam mais nítidos.

Como utilizar: é possível trabalhar essa estratégia a partir do e-mail marketing, enviando conteúdos personalizados com o nome, profissão, idade e até mesmo dor do consumidor. Através dele também se pode enviar mensagens em datas comemorativas como aniversário, natal, ano novo e páscoa.

Para saber mais sobre essa ação, indicamos que leia nossa postagem em que explicamos a maneira com que ele pode ser construído. Saiba mais em: E-mail marketing: como fazer?

5 - Newsletter

Em uma relação, é necessário que ambos os lados sejam cristalinos e contem o que está acontecendo, o cliente busca a empresa para fazer isso. Ela, por sua vez, precisa criar mecanismos para informar sobre suas novidades, mudanças etc.

A newsletter é uma excelente maneira de colocar isso em prática. Por meio dela o consumidor recebe conteúdos exclusivos, muito deles contando com novidades que ainda não foram vinculadas.

Algumas empresas até informam sobre algumas mudanças que farão, levando realmente a sensação de que o cliente faz parte daquela relação.

Como utilizar: criar um canal dentro do seu site para que os clientes se inscrevam, e possível também apontar para alguns que através daquele canal eles vão receber conteúdos exclusivos, criando uma espécie de comunidade.

6 -  Mostre para o seu cliente que ele é essencial

É comum falarmos que nossos clientes são importantes, mas só palavras às vezes não bastam. Durante os contatos com o consumidor, mostre para ele com ações o quanto ele é crucial para vocês.

Como utilizar: reforce que por causa dele certas ações puderam ser tomadas, envie mensagens perguntando como eles estão e se estão conseguindo utilizar suas soluções.

Monitorar os resultados também é uma estratégia

A base de todo relacionamento está na maneira com que ambas as partes se expressam, a partir do momento em que isso muda para melhor, os clientes começam a te olhar com outros olhos.

Contar com uma ferramenta capaz de apontar essas mudanças, que se expressam na maneira com que eles consomem, é muito importante.

Contando com um design de fácil compreensão, o Moskit CRM a é essencial para que seus processos gerenciais rodam com perfeição, permitindo que o usuário acompanhe e gerando informações extremamente importantes para o setor de Marketing. Faça um teste gratuito agora mesmo.