Quando falamos em startups, estamos falando de empresas que têm grandes objetivos e um cenário de incertezas pela frente. E se grandes empresas já precisam de ajuda para organizar suas atividades e potencializar as chances de vendas, quem está começando geralmente com poucos recursos precisa começar com o pé direito.

O uso de um CRM pode ser o principal aliado de uma startup para conseguir potencializar os contatos que recebe, criar relacionamentos e trazer resultados para dentro.

Sei da importância do CRM para uma startup e por isso trouxe hoje um conteúdo sobre como o Moskit pode ajudar esse modelo de negócio no dia a dia prático de vendas. Confira!

Quais os benefícios de um CRM para startup?

Criação de relacionamento

O relacionamento com o cliente é fundamental para o desenvolvimento das vendas. O Moskit é o sistema que vai te ajudar justamente nessa tarefa de ir além de um simples atendimento com cada cliente.

Com o uso do CRM você consegue cadastrar todos os dados importantes de cada contato – inclusive dados personalizáveis ao seu negócio -, registrar histórico de cada atendimento e permite que você passe a conhecer verdadeiramente o perfil dos seus clientes.

Para uma startup, ter essa possibilidade de passar a conhecer e entender o público é uma grande vantagem.

Veja como funciona o cadastro dessas informações no CRM:

cadastro de notas

Entender seu ciclo de vendas

Quando falamos em ciclo de vendas, muitas empresas ainda não conseguem identificar qual o seu. Por isso, determine quais são as etapas do seu negócio, quais as fases que acontecem até o cliente fechar o negócio. No painel inicial do Moskit você encontra informações valiosas para entender seu ciclo.

Screen Shot 2016-08-17 at 10.22.02 AM

Com esses dados você entende além das fases, quais as porcentagens de transição entre uma etapa e outra. Ou seja, quantos negócios passaram de “Proposta” para “Fechamento”, por exemplo?

Entendendo isso é possível perceber quais são as etapas em que sua empresa mais está perdendo vendas e possibilita criar estratégias para melhorar esses números.

O histórico de cada cliente também ajuda a entender esse processo de vendas e é por isso que é tão importante registrar todas as informações que são passadas. Caso o cliente não feche a venda, registrar o motivo de perda correto faz toda diferença para uma análise futura; esses motivos também são personalizáveis.

Motivo de perda

 

Agendamento de atividades

Poder agendar atividades específicas para cada contato e ter um controle dessas atividades todos os dias é um dos benefícios que o Moskit traz para uma startup.

Por isso, você pode cadastrar dentro do CRM os tipos de atividade que mais fazem sentido para seu negócio e para a sua rotina de vendas.

Cadastro de atividade

Cadastro de atividades

Screen Shot 2016-08-17 at 2.56.27 PM

Lista de atividades

O agendamento de atividades possibilita um controle de produtividade, mostrando no painel inicial o número de atividades realizadas (separadas por tipo) no período que for filtrado.

Além disso, toda atividade que foi agendada aparecerá na linha do tempo do negócio e do contato, o que traz um histórico mais detalhado de toda a negociação e todas interações.

Outra vantagem é, caso você tenha feito uma tentativa e ela não tiver sido bem sucedida (o contato não atendeu, por exemplo), marque uma tentativa e uma observação para lembrar o que aconteceu.

O papel do CRM é otimizar suas possibilidades de negócios, diminuindo a perda de vendas e aumentando a produtividade.

Se ainda restou alguma dúvida sobre como podemos te ajudar, comece o teste hoje mesmo e veja como o Moskit te ajuda na busca por resultado de impacto!

Teste grátis Moskit