Devo mudar a forma como uso meu CRM?

Devo mudar a forma como uso meu CRM?

A rotina diária de uma empresa de CRM é agitada. Centenas de clientes buscando melhorar seus processos e aumentar suas vendas. Nossa equipe de sucesso trabalha dia e noite para fornecer as melhores sugestões e enriquecer o trabalho das empresas que utilizam o Moskit CRM.

Aplicar gestão de relacionamento exige dedicação. A metodologia é maleável e deve ser adaptada aos processos já instaurados na empresa, mas existem alguns cuidados que devem ser observados para que a produtividade não se perca, a qualidade do serviço não seja afetada e a precisão das métricas não seja comprometida.

Selecionamos alguns comportamentos que acontecem com frequência e que podem prejudicar o desempenho da sua empresa e os resultados extraídos do CRM.

Excluir negócios perdidos

É comum encontrar clientes que não compreendem na totalidade o objetivo de um CRM, os levando a cometer alguns enganos na utilização da ferramenta e na forma que gerenciam as informações que foram inseridas.

Negócios perdidos trazem informações tão importantes para a saúde das vendas quanto negócios ganhos. É importante saber os motivos das perdas, alimentar estatísticas para saber onde a equipe pode estar falhando e os quais pontos podem ser trabalhados para gerar novas oportunidades.

Quando um vendedor exclui um negócio perdido, ele também perde informações preciosas para negociações futuras, como nos frequentes casos onde o cliente retorna meses depois prospectando seu produto. Negócios perdidos trazem detalhes que podem denunciar falhas recorrentes em negociações e guiar a melhora no discurso de vendas.

Preencher informações apenas em negócios ganhos

Muito parecido com o ponto anterior é o caso dos vendedores adicionarem informações e detalhes apenas em negócios que foram fechados com sucesso, perdendo inúmeros dados que serão importantes para métricas de relatórios e negociações futuras.

É imprescindível que as informações de cada contato com o cliente sejam inseridas no CRM e que todos os detalhes sejam descritos com precisão. O histórico de comunicação com clientes que perderam faz parte do processo de revisão estratégica e será crucial para definir novas direções.

Não centralizar a comunicação

Telefone, email, Skype, WhatsApp e outras ferramentas de comunicação são ferramentas cada vez mais comuns no dia a dia de vendas. É nessa diversidade de canais de comunicação acaba complicando a comunicação e históricos acabam perdidos.

É importante que os vendedores criem a cultura de centralizar sua comunicação toda no CRM, garantindo que, da forma mais automática o possível, todos os contatos entre vendedores e clientes sejam registrado.

Neste caso, perder detalhes da comunicação não apenas afeta seu histórico para uso futuro, como pode comprometer uma negociação em andamento.

Gerentes que não engajam a equipe

Uma das principais reclamações que encontramos em empresas que estão começando a adotar uma estratégia de CRM é a dificuldade da gerência em manter os vendedores engajados no uso da ferramenta de CRM.

Pelo menos até virar costume o gerente de vendas deve criar ações e acompanhamentos frequentes para garantir o comprometimento da equipe. Reuniões regulares para analisar as métricas do CRM, rigidez na avaliação dos números apresentados pela ferramenta e treinamentos de capacitação são algumas das políticas que ajudaram nossos clientes implantar a cultura de utilizar o CRM.

Gerentes que ignoram informações do CRM

A ferramenta de CRM é o jeito mais fiel que qualquer equipe de vendas tem para entender o que está de fato acontecendo durante as negociações.

Ao desenvolver o Moskit CRM, nossos desenvolvedores e especialistas tinham um importante objetivo em mente: fornecer uma abordagem estratégica baseada em dados reais dos clientes e fornecendo de forma cientifica direções que antes eram tomadas com base em suposições.

Ao ignorar as informações presentes no CRM um gerente não apenas desperdiça esforço e investimentos aplicados ao CRM, mas age na contra mão do que os próprios clientes estão demonstrando.

--

Seu CRM é uma poderosa ferramenta para análise de dados, mas as informações entregues pelo sistema são tão boas quanto os registros adicionados por cada um dos vendedores.

O uso consistente da ferramenta é o que garantirá o sucesso no seu uso e, consequentemente, o crescimento do seu negócio.

Se deseja aprender mais sobre como a metodologia de CRM funciona, clique aqui para fazer download do nosso guia de CRM para iniciantes.

![alt](https://assets.moskitcrm.com/blog/2017/02divulgacao_ebook_facebook__1_-1486402570959.png)