Dicas para uma boa rotina diária de vendas

Dicas para uma boa rotina diária de vendas

O dia de cada vendedor é diferente em muitos aspectos. De acordo com a forma que a empresa funciona, alguns detalhes e necessidades acabam sendo ajustados.

Mas existem alguns pontos que podem ser adicionados à rotina do vendedor, que podem auxiliar tanto na organização diária, quanto na consistência das ações. Seres humanos são animais de hábitos, e definir rotinas é o jeito mais fácil de automatizar ações e reduzir o esforço necessário para executá-las.

Melhor ainda, pensar em ações como rotina ajuda a organizar atividades para momentos onde estamos mais ou menos dispostos.

Antes do dia começar

A não ser que você já tenha algum agendamento no primeiro horário da manhã com um cliente, essa não costuma ser a melhor hora para entrar em contato e abordar para uma venda.

Na primeira hora do dia, os profissionais costumam se organizar e conversar com os colegas sobre casualidades. É o comum momento de pegar café, fazer aquela piada com o time do amigo que nunca ganhou um mundial, comentar da novela e das notícias do dia.

Para o vendedor existem duas atividades que podem ocupar este espaço na primeira hora do dia, uma vez que os clientes não estão no momento mais receptivo.

Cuide das suas redes sociais profissionais

Essa é a melhor hora do dia para você ler postagens interessantes, interagir com as pessoas e marcar sua presença online. É um bom momento, por ser mais calmo, para escrever algo que possa contribuir para as outras pessoas.

normalmente não é preciso mais do que 30 minutos para ler o que existe de mais recente, interagir e produzir algum texto para construir uma reputação.

Repasse como será seu dia

Outra ação importante quando falamos sobre o começo do dia é repassar tudo o que faremos. Sentar com calma, escrever uma lista do que vem pela frente e pensar em quais pontos são necessários algum preparo.

É nessa hora que verifica os follow-ups que precisam ser feitos, as reuniões agendadas ou novas oportunidades que precisa atender.

Tem uma reunião importante? Que tal repassar o histórico do cliente no CRM? Um primeiro contato com um prospecto que já usa outro produto, que tal estudar o concorrente antes?

Esse é um dos exercícios mais eficientes para preparar um bom dia e não sentir preguiça na hora de começar as atividades ao longo do dia.

Atualize-se sobre o mundo

Rapport é uma excelente forma de conquistar a atenção do cliente durante uma conversa. Saber encaixar bons assuntos e conduzir uma conversa que agregue informação é fundamental para o trabalho do vendedor.

Aproveite esse tempo ante do dia começar para ler algumas notícias mais importantes, consultar resultado da rodada dos jogos de Futebol e algumas notícias importantes mais especializadas em tecnologia e inovação.

Saber responder bem sobre alguns assuntos que não são necessários, mas frequentemente entram na conversa adiciona um ponto extra na hora de desenvolver um rapport.

A parte da manhã

Agora que o dia já foi preparado, é hora realizar as atividades planejadas. Reuniões podem durar muito tempo, mas quando existem várias, é comum haver um intervalo entre elas.

Nestes casos, é importante utilizar os intervalos para realizar follow-ups, conferir e responder emails. Utilizando este tempo também para atualizar o CRM com as informações da última reunião.

A volta do almoço

O momento depois do almoço é muito parecido com o começo da manhã. As pessoas costumam estar sonolentas por causa da digestão e preferirem tomar um café e fazer atividades mais individuais até despertar novamente.

Utilize a primeira meia hora após a refeição para verificar e responder emails, podendo também dar atenção para as respostas que recebeu nas redes sociais, provavelmente fruto da primeira interação na manhã. Organizar pequenos momentos para realizar essas atividades evita o exagero no uso das redes sociais.

O meio da tarde

Agora, assim como o meio da manhã, é hora de focar em ligações, reuniões e follow-ups.

Alguns vendedores gostam de separar momentos, alguns passam a manhã toda apenas fazendo ligações e utilizam a parte da tarde para follow-ups. Outros acabam misturando tudo.

A ideia aqui é entender que dependendo do público, da forma como a empresa trabalha e que o vendedor trabalha melhor, é possível organizar algumas ações para que sejam mais eficientes.

O finalzinho do dia

Quando não houverem mais ligações ou atividades para o dia, chega a hora de preparar o caminho para o dia seguinte. Um pouco parecido como o processo da manhã, agora é hora de ver as atividades do dia seguinte, organizar algumas informações necessárias e criar uma lista.

Essa lista, na próxima manhã, será apenas revisada e complementada, caso falte alguma coisa ou alguma informação nova acabe surgindo.

Ficar atento para a construção de uma boa rotina pode ajudar bastante na consistência do trabalho, muitas vezes sentindo que mais progresso é feito com menos esforço e estresse. Quando removemos algumas barreiras das atividades utilizando apenas planejamento, somos capazes de produzir mais e com mais qualidade.

Para quem ainda não consegue visualizar as atividades, agendas e informações do cliente para conseguir traçar este planejamento, faça um teste grátis no Moskit.

Entenda como um CRM pode fornecer antecipadamente todos os dados necessários para planejar ações e tomar decisões.