Um discurso de vendas é mais do que apenas uma lista de informações. Seu objetivo é convencer o cliente sobre o poder que a sua solução tem na vida dele.
Entretanto, isso pode não funcionar caso não exista um bom planejamento e elementos que colaborem para um para um discurso curto e altamente persuasivo.
Só que essa tarefa pode ser um pouco complicada, já que a verdade é que é muito difícil manter a atenção de um cliente por mais de uma hora, visto que eles tendem a perder o foco e se concentrar em outros elementos que estão ao seu redor.
Para conseguir apresentar um bom discurso de vendas, você tem no máximo 20 minutos para entregar a mensagem de forma a intrigar o consumidor.
A maioria das pessoas simplesmente analisa o conteúdo de sua proposta, analisa os resultados e se gabam de suas experiências anteriores. Mas a verdade é que o cliente muitas vezes já sabe isso e está apenas esperando por um argumento diferenciado para fechar o negócio.
Para te ajudar, separamos 6 dicas para apresentar um discurso de vendas perfeito
6 dicas apresentar um discurso de vendas perfeito
1. Evite termos técnicos
Se você já participou de uma reunião ou leu um e-mail, ou texto, em que colocaram tantos termos técnicos que você não conseguiu nem distinguir um do outro, sabe o quão foi difícil prestar atenção na atividade em andamento.
Quando você faz uma discurso, você deseja chamar a atenção e você não quer que o seu cliente fique com dúvidas, o seu objetivo é na verdade o contrário.
Portanto, se você quiser chamar a atenção deles por mais tempo, use menos termos técnicos. Pratique com um amigo ou colega para verificar se a compreensão está bacana, dessa forma, você aumentará as chances de fechar um negócio com sucesso.
2. Deixe claro que seu tempo vale a pena
É muito comum pensarem no vendedor como uma pessoa bajuladora e interesseira, e isso pode atrapalhar o argumento de vendas.
Quando você começar o seu discurso de vendas, você tem que demonstrar para o cliente que se solidariza pela dor dele e que está fazendo tudo o que está ao seu alcance para solucionar o problema.
3. Não seja o único a falar
Falar, falar e falar e não dar chances para o seu cliente expressar suas ideias, pode ser cansativo para ambos os lados.
Reserve na sua apresentação momentos para que eles falem.
Essa atitude pode fazer toda a diferença, uma vez que vai fazer com que ele sinta que está sendo realmente levado em consideração sua dor.
4.Conte uma história
Como já falamos, a atenção do cliente é algo que pode ser facilmente perdida.
Uma das maneiras de fazer com que ele não perca o foco é utilizando o storytelling, uma técnica de persuasão que tem como objetivo contar uma história.
As histórias, além de aliviarem o clima, podem fazer a mensagem principal ficar mais vívida na memória do cliente.
5. Apresente sua proposta
Quando ainda tiver a atenção do cliente, faça imediatamente sua proposta de valor seguindo este padrão:
- Proposta de valor - o que o cliente potencial ganhar ao investir em sua ideia.
- Diferenciais - Quais são os benefícios que devem levá-lo a trabalhar com você da maneira certa? Tecnologias avançadas patenteadas, fabricante único, parcerias valiosas, etc.
- Competição - Você pode falar sobre seus concorrentes sem diminuí-los, o importante é que você esclareça porque você é o melhor.
6. Vá direto ao ponto
Enrolar e não falar qual o propósito da reunião faz com que você e o cliente percam o tempo, e sabemos bem como ele pode ser bem escasso.
Muitas vezes o consumidor não precisa saber a ficha técnica do produto/serviço, tudo o que ele quer são alguns dados que vão ajudar ele a compreender melhor sobre o que se trata a solução que ele esta interessado.
Então antes de fazer com que ele enfrente longos minutos que poderiam ser reaproveitados mostrando dados válidos, investigue e veja quais são as suas curiosidades e explore-as.
Dica importante
Uma última dica – muito legal diga-se de passagem – que vou deixar é o Moskit CRM. O nosso CRM te possibilita entender em qual etapa você está com um cliente o que sem dúvidas é uma mão na roda para elaborar uma apresentação.
Sem contar que ele contribui para o aumento da produtividade, e por ser um SaaS pode ser facilmente acessado através de qualquer aparelho.
Ficou curioso? Indico então que você clique aqui e comece um teste gratuito para conhecer na prática sobre todas as funcionalidades do Moskit CRM.