Mesmo com diversos sinais apontando para a necessidade de contratar um sistema de vendas, você ainda pode ter dúvidas se é um bom investimento trazer uma ferramenta de CRM para sua empresa. 

Isso porque, apesar de esse recurso trazer inúmeros benefícios, como oferecer um banco de dados completo, rastrear o comportamento de clientes, registrar e consultar o histórico de relacionamento com eles e fornecer mais visão para o seus resultados, é essencial entender o momento de seu negócio. 

Ou seja, é fundamental analisar tanto seu objetivo, como o custo-benefício e as características do software.

Que tal saber mais sobre com escolher um CRM para sua empresa? 

Continue a leitura do conteúdo!

Como funciona um CRM para empresas?

O CRM para empresas funciona como um sistema que integra pessoas, processos e estratégias de vendas. Esta ferramenta unifica os dados dos clientes, bem como o registro de todas as interações com os vendedores. Assim, é possível gerenciar um departamento com mais sinergia, tendo como resultado o aumento das vendas.

Como falamos, o CRM para empresas possui quatro pilares. Entenda como eles se refletem no sistema:

Pessoas

O CRM centraliza e organiza todas as atividades dos vendedores. Com isso, gestores são capazes de compreender sua produtividade e seu desempenho em vendas, e assim, fornecer feedbacks e orientações que possam capacitar o time e aprimorar suas habilidades.

Processos

É possível, dentro do CRM, estruturar o processo comercial da sua empresa. Esta metodologia se chama funil de vendas, uma ferramenta essencial para que os vendedores saibam como conduzir suas negociações sem deixar nenhuma etapa importante para trás. 

Estratégias

Mais do que uma ferramenta, o CRM é uma estratégia que visa construir relacionamentos duradouros com os clientes. 

Para isso, o sistema dispõe de recursos específicos que permite que vendedores e gestores otimizem suas atividades e foquem no que realmente importa: o cliente. 

Além disso, o CRM gera relatórios com os principais indicadores e métricas de vendas. Dessa forma, os gestores podem ter acesso fácil aos resultados da sua estratégia, e assim, aplicar as correções necessárias para aprimorar o desempenho comercial.

Clientes

Tudo sobre o cliente é centralizado na ferramenta de CRM para empresas, desde suas informações até o histórico das mensagens trocadas com ele.

Isso permite entender, profundamente, como é o comportamento do cliente, sendo este o principal insumo para traçar estratégias mais assertivas, que geram mais lucros para a empresa.

Quando e como escolher um CRM?

A verdade é que nem todo CRM é para todo tipo de empresa.

Aqui no Moskit CRM, sabemos que nem todos os clientes do mundo estão preparados para utilizar a nossa ferramenta. Não por conta da ferramenta, mas porque cada mercado tem uma característica específica e o software precisa ser capaz de entregar exatamente a necessidade que o cliente tem.

Mas, como entender se um CRM para empresas é a solução ideal para o seu processo comercial? 

Bem, para isso desenvolvemos uma maneira de identificar a maturidade comercial de uma empresa, e diagnosticar se ela está dentro do círculo de resultados ou não: a Retina Comercial.

O conceito clássico de Retina Comercial reflete a possibilidade de enxergar, com uma visão mais abrangente, a parte comercial de uma empresa. Isso quer dizer ter um olhar mais cuidadoso para os números, mas também para as pessoas da sua empresa.

Saiba mais sobre este conceito:

Entendemos, depois de muita experiência no mercado, que não adianta oferecer ao cliente somente um novo software, temos que acompanhá-lo em seus resultados, e para isso, realizamos um onboarding preciso com nossos novos usuários. 

O propósito da retina comercial, portanto, é entender em que momento sua empresa está, e como, de fato, capacitar e treinar pessoas para atingir seus objetivos.

Desse modo, a Retina Comercial oferece uma visão 360 graus das ações e da rotina de um time de vendas. Somente assim é possível compreender se é necessário investir em um CRM para empresas, ou não. 

10 sinais de que você precisa de um CRM para empresas

No geral, as organizações que necessitam de uma ferramenta de CRM apresentam os seguintes sinais:

  1. Crescimento constante no volume de cliente, se tornando difícil gerenciar os dados manualmente;
  2. Dificuldade em rastrear históricos de vendas e interações com os clientes;
  3. Baixa capacidade para personalizar as abordagens de vendas;
  4. Perda de oportunidades de vendas por não conseguir acompanhar leads;
  5. Equipe de vendas desorganizada;
  6. Feedbacks de clientes negativos sobre o atendimento;
  7. Dificuldade em manter o contato no pós-venda;
  8. Falta de sinergia entre vendas e marketing;
  9. Falta de previsibilidade de vendas;
  10. Pouca visibilidade dos resultados de vendas.

Consegue se identificar com algum destes sinais? Se sim, é hora de considerar investir em um CRM para empresas.

Moskit_recursos

CRM para empresas gratuito: como funciona?

Existem no mercado muitas opções de CRM, soluções para todos os tipos de times, preferências e necessidades. No entanto, queremos apenas fazer algumas novas provocações que podem te ajudar.

Muitos dos provedores de CRM fornecem alternativas gratuitas, uma opção para as empresas que ainda estão inseridas em contextos como:

  • falta de orçamento para investimento;
  • baixa maturidade digital;
  • processos simples;
  • times de vendas pequenos;
  • profissionais autônomos.

Como você deve imaginar, os planos gratuitos possuem certas limitações, que podem incluir a flexibilidade para personalização, quantidade de usuários ativos na conta, acesso a determinados recursos ou disponibilidade de suporte técnico.

Ainda assim, trata-se de uma boa alternativa para quem está começando ou não possui orçamento suficiente, mas deseja realizar a gestão comercial com mais profissionalismo.

Vale ressaltar que, de fato, utilizar um CRM gratuito é muito diferente de trabalhar com um CRM mais completo e pago, visto que essa condição fornece benefícios que realmente podem ser significativos, desde a possibilidade de personalização da plataforma, até o acesso ao atendimento ao cliente do provedor. 

No entanto, nada o impede de começar com um sistema de CRM gratuito, e depois, à medida que seu negócio evolui, você migre para planos mais completos. A ideia é que o CRM cresça junto a sua empresa.

Como escolher os melhores CRMs do mercado? [CHECKLIST] 

No fim das contas, quero te oferecer uma pequena análise do que considerar antes de escolher uma ferramenta de CRM. Apenas reserve dois minutos para pensar sobre isso:

  1. A ferramenta que escolheu otimiza o dia-dia dos vendedores?
  2. O CRM combina vendas com inteligência comercial?
  3. O CRM entende que marketing e vendas têm realidades e usabilidades distintas, apesar das necessárias integrações?
  4. O CRM tem uma política de fast click adequado e ágil para o mercado de vendas?
  5. Existe um onboarding real e preocupado com os resultados concretos da sua empresa?
  6. As integrações são completas com tecnologias que você necessita?
  7. O CRM usa e confia na própria ferramenta deles para lhe atender?
  8. O CRM demonstra entregar uma ferramenta a sua altura?
  9. O CRM te oferece serviço gratuito com garantias necessárias?
  10. O CRM interage com diversos mercados e tem um know how dos melhores profissionais da área?
  11. Qual é o tempo e a maturidade de mercado do seu CRM?
  12. Você pode confiar os dados de crescimento comercial da sua empresa a eles?
  13. Quais são as limitações no plano free? A empresa dá suporte em todos os planos?
  14. Será que eles personalizam e te oferecem relatórios que você realmente necessita?
  15. Será que o CRM é pensado com a cabeça de marketing ou com a cabeça prática de vendas?

Faça o exercício de analisar com cuidado estas respostas e entender que realmente o mais importante para realizar o casamento entre seu time comercial e um software de CRM é ter a capacidade dos dois se entenderem e o esforço de ambos em busca de um resultado.

Você precisa confiar em profissionais que estão no mercado entendendo a realidade e fazendo um CRM de vendedor pra vendedor. Procure um parceiro que te ajude a aumentar a produtividade da equipe de vendas, que faça questão de engajar a equipe e que, é claro,  seja capaz de customizar seu atendimento e entregar um acompanhamento rápido e eficiente.

Faça um teste no Moskit CRM, entenda os nossos recursos e o suporte da nossa ferramenta. 

Teste grátis Moskit