Você cria um fluxo completo para atrair leads, monta seu setor de pré-vendas, treina sua equipe para fechar negócios complexos e sua receita de novos clientes tem aumentado cada vez mais.

Porém você percebe que, por mais que as vendas estejam sendo feitas, seus clientes não estão permanecendo na sua base.

Por maior que sejam as vendas, o churn também está alto. E isso não não faz sentido não é? Atrair clientes que não conseguem obter sucesso em seu serviço, é exatamente o que o você não quer.

Você gasta altos recursos para alinhar e estruturar seu setor de marketing e vendas, mas esquece o que o sucesso do cliente é o que retém os clientes e deixa sua base cada vez mais sólida.

Quando se depara com a situação onde seus clientes estão churneando logo depois de entrarem, é algo que precisa muito ser revisto.

Será que o pessoal que está contratando seu produto, realmente é o perfil ideal para o seu negócio? Será que estão enxergando o valor devido no seu produto?

Como eu faço para não perder clientes?

A primeira coisa é saber o perfil do seu cliente, definir as características básicas que ele precisa e seguir nessa linha para atrair novas leads com um perfil semelhante. Somente dessa forma conseguirá reter mais clientes.

Ao desenvolver um sistema de filtragem de novas leads, com base nas informações obtidas pelo seu setor de Sucesso do Cliente, a primeira impressão que terá é uma redução na quantidade de novas conversões que entrarão.

No entanto, essas serão muito mais envolvidas com a ideia de fazer seu produto parte da rotina da empresa. Clientes que não conseguem obter sucesso em seu relacionamento com sua empresa é a antítese do Sucesso do Cliente.

Clientes insatisfeitos serão raros

Clientes que não se adaptam, são desperdícios de recursos e tempo. Quando você perde tempo tentando engajar pessoas que não se adaptaram ao seu negócio, a aquisição de clientes com boa adequação será reduzida e você perderá dinheiro.

Fidelização de clientes

Se você permite que seus vendedores tragam qualquer perfil de customers para sua empresa, garanto que estará cometendo um erro gravíssimo com suas métricas. Quanto mais clientes sem fit entrarem, mais dinheiro você perde.

As expectativas serão mais realistas

Ótimo! Um cliente novo que realmente agarrou a ideia do seu produto e quer desenvolver um case de sucesso. A partir desse momento você deve começar a trabalhá-lo de forma que a cada momento ele progrida cada vez mais.

Com os treinamentos iniciais, processos de onboarding e acompanhamentos semanais, esse cliente certamente terá uma sólida e prazerosa experiência com seu produto. Sua receita aumentará e, quando ele precisar, com certeza optará por upgrades de seu produto, aumentando ainda mais seu lucro.

Quando um cliente abraça sua ideia, ele praticamente te diz:

“Quero que você me ajude a engajar meu negócio”

Tem uma frase do Lincoln Murphy que traduzida é: “As sementes de churn são plantadas cedo ... mas também são as sementes do sucesso. Cabe a você o que você semeia.”

Todo esse texto, se resume nessa frase. Ao colocar um cliente com perfil “torto” no seu negócio, todos os fluxos dele dentro da sua empresa, também serão tortos e não darão certo.

Como estruturar o meu setor de vendas com base no sucesso do meu cliente?

Você precisa alinhar com a sua equipe de vendas para atrás de um tipo específico de cliente é um grande desafio para o que impulsiona um setor de vendas. Contudo, é necessário para que tudo se torne mais “redondo”.

Desenvolver uma rotina inteligente de filtragem de novas leads reduzirá também o seu ciclo médio de vendas, permitindo um aumento na quantidade de vendas.

Crie motivos de perda

Saber o motivo que seus clientes estão deixando sua empresa é uma das primeiras coisas que precisará metrificar, para montar o perfil ideal de clientes. Qual o maior motivo de perda de clientes, é alguma funcionalidade ou valor? Essas são perguntas básicas que precisam ser feitas.

Seu cliente precisará de onboarding

Falamos disso recentemente, principalmente quando criamos dentro do Moskit nosso setor de onboarding. No momento que o cliente se torna ativo para sua empresa, o que precisa fazer é garantir que ele comece certo.

Sem sombra de dúvidas isso é difícil, pois precisa dispor de tempo e uma equipe qualificada para atender e instruir o cliente, desde um primeiro momento, até o momento dele caminhar com as próprias pernas dentro do seu produto.

Sua equipe de sucesso atua diretamente com os clientes para garantir o seu engajamento, sabe como pensam e as suas necessidades.Nada mais justo, você criar um plano para atrair leads de qualidade que terão satisfação em ter você como prestador de serviço.

O seu setor de sucesso possui insights sobre a linguagem usada e outros aspectos da cultura dos seus clientes. Invista nesse alinhamento entre vendas, sucesso e marketing e garanta uma carteira de clientes mais sólida.