Implantando o Moskit CRM na sua empresa

Implantando o Moskit CRM na sua empresa

Em nossa experiência com a implantação da estratégia de CRM em mais de 1.000 empresas em todo Brasil, conseguimos identificar as maiores dificuldades de uma equipe com a mudança de trabalho e adaptação ao novo sistema que será usado na empresa.

Hoje trouxemos neste artigo um passo a passo de como implantar o Moskit CRM na sua empresa sem grandes surpresas e de uma forma muito eficaz. Confira!

Começando pelo básico

Vamos começar explicando que para iniciar seu trabalho com um CRM é preciso ter em mente que o trabalho é feito de forma gradual. O erro de muitas equipes é achar que basta contratar um sistema e a mudança está feita.

CRM é uma estratégia e não simplesmente um software. Isso é preciso estar definido na mente de todo gestor já que é preciso ter um responsável pela implantação dentro da equipe. Isso quer dizer que alguém será referência parar tirar dúvidas.

Ou seja, os primeiros passos devem ser dados com muita atenção para que você e sua equipe não se percam no caminho.

Verificar a tecnologia necessária: Algumas equipes ainda são extremamente resistentes ao uso de um CRM pois acham que vai ser muito difícil, ter um custo alto e não haverá segurança. O Moskit é 100% online, o que dispensa a instalação em uma máquina e garante a segurança dos dados cadastrados.

Para o uso é preciso apenas um computador (tablet ou celular também podem ser usados!) e internet.

Equipe unida vai mais longe: Traga seu time para dentro do processo de contratação e implantação do seu CRM. Com todo mundo por dentro de como será feito o trabalho fica muito mais fácil de mudar a rotina e de mostrar o valor da cultura da empresa.

Jornada do Cliente

Definindo o público: Conhecer seu público é fundamental para qualquer negócio. Sem saber para quem você vai vender, fica praticamente impossível obter sucesso.

Personas:
  • Defina seu público: Conheça sua persona, ou seja, seu cliente ideal. Pensando assim é muito mais fácil de trabalhar com foco definido. Trace as principais características para montar sua persona, isso vai ajudar muito no processo de vendas.
  • Tenha em mente os pontos em comum dos seus principais clientes.
  • Imagine quais etapas sua persona passa desde a necessidade do seu produto até fechar a compra. Dessa forma você consegue personalizar seu atendimento e aumentar a conversão em cada uma das etapas.

Conceitos de Contatos, Empresas e Negócios

Para diferenciar esses contatos, pense em um cartão de visitas e quais informações você enxerga nele.

  • Contatos: Você sempre vai lidar com uma pessoa, mesmo que esteja atendo uma empresa. Por isso, cadastre nome, telefone e e-mail. São dados básicos mas que são fundamentais para ter como contatar seu cliente sempre que necessário.
  • Empresas: Nem sempre você terá uma empresa para relacionar ao seu contato, mas se isso acontecer você precisa cadastrá-la em seu CRM também.
  • Negócios: Esse é o coração de um CRM. Seus negócios são as oportunidades de vendas fechadas e serão abertos diante de um sinal do cliente mais sólido de interesse na compra.

Cadastro de Negócios

Um CRM não tem sentido se não existirem negócios dentro dele para você trabalhar.  É interessante que seu primeiro passo dentro do Moskit seja o cadastro de um negócio que já esteja sendo trabalhando para você entender melhor a ferramenta.

Veja o passo a passo de como cadastrar seu primeiro negócio no Moskit:  

  • No módulo de “Negócios”, no + no canto inferior direito, abra seu primeiro negócio e registre nome, valor esperado, data de fechamento e depois relacione com contato e empresa.

  • Nesse primeiro cadastro, provavelmente o contato que você vai relacionar (e isso é fundamental) não estará na sua base. Por isso, digite o nome e clique para cadastrar o contato.

Cadastro de Negócios

Depois, salve o negócio.

  • Por fim, foque na regra de ouro do CRM: cadastre uma atividade para seu negócio! Essa atividade é o próximo passo que você precisa dar: fazer uma ligação, agendar uma reunião, dar um retorno.

No infográfico abaixo você confere passo a passo da implantação do CRM!

infografico_implantacao-crm-1

Esse é o passo a passo para lançar seu Moskit rumo ao sucesso. Ainda tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!