Para que o seu negócio vá bem você precisa traçar algumas estratégias com intuito de atrair/ fidelizar seus clientes e divulgar sua empresa para outras pessoas o conhecerem.

Apesar de você estudar e se planejar para que tudo saia de acordo com o esperado, podem existir muitos empecilhos que fazem com que seu investimento não tenha um retorno tão positivo.

Sendo assim é preciso medir o seu retorno sobre investimento, mais conhecido como ROI, para entender quais táticas estão ou não funcionando.

Fidelização de clientes

Se você ainda não sabe o que é ROI e tem interesse em conhecê-lo, preparamos um post abordando os principais aspectos sobre esse método.

O que é ROI e qual sua importância

ROI, ou Retorno Sobre o Investimento, é um cálculo que busca medir a relevância e eficácia das suas estratégias através do resultado do lucro total aplicado em cada ação realizada pela empresa.

Essa métrica é muito relevante para a empresa pois, apresenta resposta acerca de como adequar suas suas campanhas mostrando o que pode continuar, o que precisa ser melhorado e o que não está funcionando.

Sem contar que o ROI também colabora para que as decisões sobre investimentos se tornem mais assertivas, fazendo com que os prejuízos sejam minimizados.

A partir do conhecimento adquirido pelo ROI, é possível entender um pouco melhor sobre as principais fontes de lucro da empresa, qual o impacto do atendimento ao consumidor, quais canais os clientes têm mais facilidade para acesso e qual o de maior fluxo.

Todas essas informações contribuem para que o seu investimento seja direcionado corretamente.

O que é necessário para calcular o ROI?

Como vimos no tópico anterior, é através do cálculo do ROI que todos os resultados e respostas são revelados.

Mas afinal como calcular o ROI?

Antes de te apresentarmos a fórmula e cálculo dessa estratégia, que já adiantamos é muito simples, é necessário entender melhor o que é preciso para realizá-lo.

O cálculo do retorno sobre investimento utiliza apenas dois dados:

  • Receita: valor de vendas e negociações arrecadada pela empresa em uma determinada estratégia. Diferentemente de outras métricas, essa geralmente é medida unitariamente, isto é, os dados coletados para cálculo usualmente são os de ações parciais, não integrais.

Exemplo: para calcular o ROI de uma campanha veiculada em uma página específica de seu site, somente o rendimento deles são levados em consideração.

  • Custos: pode ser definido como todas as despesas e valores investidos para que seja viável a  realização de uma ação ou campanha.

Como calcular o ROI?

Vimos que a receita e os custos são a base para o nosso cálculo, certo?

Mas como organizá-los de forma correta?

Para que você entenda, vamos utilizar a história de uma conhecida, a Maria.

Maria tem um pet shop na zona sul do Rio de Janeiro, por conta da pandemia de Covid-19 ela teve que criar uma nova maneira de se comunicar com seus clientes, para isso abriu uma página em seu site com informações de contato e agendamento virtual. Para isso ela investiu cerca de R$5.000 reais entre design e ajustes.

Em um mês desde que optou por essa ação, a receita de Maria através desta pagina foi de R$ 13.000 Ainda em dúvida se valia ou não apena continuar com essa estratégia, a dona do pet shop resolver calcular o ROI de sua campanha, sendo assim ela utilizou a seguinte fórmula:

ROI = Receita - Custo X 100

                      Custo

Aplicando os dados na fórmula:

ROI = 13.0000 - 5.000 X 100

                    5.000

Calculando:

ROI = 8.000 X 100

           5.000

ROI = 1,6 X 100

ROI = 160%

Nesse caso, Maria, conseguiu um retorno de 160% ou 1,6 do seu investimento total.

O que fazer após o cálculo do ROI?

Depois de chegar o resultado final é preciso analisar todos os fatores que o influenciaram.

Para isso é importante investigar qual a correlação entre o valor obtido e o investido, logo repassar todas as ações e o que foi feito até chegar lá, é muito importante. Vale até comparar suas estratégias com a do concorrente e do seu segmento, já que o objetivo é lucrar e sair na frente.

Importante ressaltar que  como o ROI não trabalha com tempo, essa é uma tática que pode ser adotada e aplicada periodicamente, de acordo com novas campanhas e a necessidade de verificação das que já estão em andamento.

O resultado do ROI, quando positivo, te mostra que o caminho que está sendo traçado traz lucros. Dependendo da visão e expertise de está administrando essa estratégia, o relatorio pode ser um apontamento de que ele pode ser aprimorado, levando mais lucros para a empresa.

Já quando negativo, ele indica que algo está muito errado e precisa ser evitado caso contrário os prejuízos continuaram acontecendo.

Como obter informações necessárias para realizar o ROI?

Você sabia que o CRM, além de promover a organização do processo comercial e aumento da produtividade, também é uma fonte de dados sobre suas estratégias?

Toda nova ação que você realiza pode ser acompanhada a partir dos resultados que surgem no seu CRM, visto que ele armazena e cruza as suas informações. Sendo assim sempre que alguma campanha nova for vinculada, você pode verificar se o seu público está reagindo bem ou não a ela.

Se você ainda não sabe o que é CRM e deseja fazer um teste para se familiarizar, clique aqui e conheça o Moskit CRM.