Erros que você pode estar cometendo com o seu networking em home office

Erros que você pode estar cometendo com o seu networking em home office

Com essa crise que estamos vivenciando, precisamos nos reinventar e encontrar maneiras de executar algumas funções até que tudo se acalme. Dentro do mundo segmento profissional, uma das atividades que está passando por esse processo, é o networking, já que a maioria dos profissionais, reconhece essa estratégia como essencialmente presencial.

Recentemente, abordamos aqui em nosso blog sobre a necessidade momentânea de realizar o networking remotamente, provando que ela pode, e já está, se adaptando para essa nova realidade.

Saiba mais em: Como fazer Networking sem sair de casa?

Com essa adaptação, surgem algumas necessidades e cuidados para executar essa estratégia com mais atenção.

Vamos conhecer quais são elas!

5 erros para evitar durante o networking remoto

1 -  Focar em contatos de alto nível

Dentro de todas as áreas, sempre existem profissionais que se destacam e são reconhecidos por todos. O primeiro impulso de muitas pessoas na hora de formar um networking, é ir atrás deles e focar sua total atenção e recursos para angariar esses contatos, já que acreditam que eles tem muito mais a contribuir do que outros.

Esse tipo de atitude é um dos maiores erros de quem está começando a criar um networking, visto que, existem diversos outros especialistas, tão capazes quanto, que apenas não tem o mesmo destaque. Estes são bem mais acessíveis e podem contribuir muito mais, pois, geralmente, tem mais tempo para focar no seu networking.

2 - Enviar convites sem mensagem

Diferentemente da maneira com que usamos as redes sociais para fazer conexões pessoais e se divertir, quando se trata de encontrar contatos para o networking, é necessário ter atenção na forma com que solicita a amizade nas redes.

As mídias, principalmente o Linkedin, são locais que milhares de profissionais estão reunidos, e é impossível conhecer todos, muito menos qual o seu intuito quando aborda alguém, sendo assim, enviar uma mensagem com uma breve apresentação, falando sobre você e sua função profissional, pode ajudar quebrar o gelo e realmente atrair a atenção de quem está lendo. Dar um motivo para te manter na rede dele.

Lembre-se que seu perfil pode ser um pouco limitante, logo, todo cuidado é necessário. Aqui no blog temos um post que pode te ajudar a criar um perfil campeão no linkedin. Leia em: Os paranauê do perfil campeão do Linkedin com Marcell Rosa

3 - Não criar limites

É preciso entender a diferença entre o seu perfil comercial, aquele que você utiliza para fazer networking, e o pessoal.

Nem todas as sua opiniões pessoais podem ser vinculadas na sua rede profissional, isso porque existem pessoas com visões diferentes da sua, muitos deles podem até voltar atrás em relação a participar do seu networking caso o  que você poste não a agrade.

Para se dar bem realizando networking remoto é preciso ter em mente que os seus contatos entendem que o que eles veem nas suas redes é mensagem que você quer passar, logo, lembre-se de:

  • Ser empático;
  • Criar conteúdo relacionados a sua profissão, ou assuntos relevantes da sua área que possam interessar seus leitores;
  • Disponibilizar canais para contato;
  • Saber separar o pessoal do profissional.

4 - Acessibilidade

Por mais que canais criados na internet pra fazer com que os profissionais se integrem existam a muito tempo, não foi até pouco que eles, de fato, começaram a ser utilizados como uma maneira de estabelecer um networking.

Logo, é preciso lembrar que muitas pessoas ainda enfrentam dificuldades para executar algumas funções. Dessa forma a falta de acessibilidade e até mesmo uma explicação sobre como acessar uma videoconferência e outros sites, pode ser um limitador que faz muitos contatos desistirem.

Criar canais de fácil acesso e bem didáticos pode diminuir, bem, esse tipo de problema.

5 - Falta de reciprocidade

Dentro de uma grupo de contatos, é comum ter uma ligação maior com alguns, só que isso não quer dizer que os outros precisam ser abandonados e ignorados. É necessário conversar e se mostrar interessado pelo que todos têm a dizer ou contribuir, independente dos laços mais fortes que você possa ter com alguns.

A comunicação é uma via de mão dupla, e quando longe é preciso que ela se mostre ainda mais efetiva.

Fique atento ao seus contatos, seja fiel

Algo muito importante quando se faz networking, é a fidelidade com que você tem com a sua rede. Ser fiel a você mesmo e o seu contato te ajuda a manter a coerência, e relevância. Pessoas fiéis são mais valorizadas.

Não se esqueça  também de que muitos deles podem vir a se tornar clientes, por isso sempre salve os contatos deles em seu CRM.

O Moskit CRM, é um dos melhores softwares gerenciais do Brasil, com ele você pode registrar seus contatos e se caso eles virem a se tornar consumidores, é possível também acompanhar todo o processo de vendas através dessa ferramenta.

Ficou curioso? Comece um teste gratuito agora mesmo no Moskit CRM, garanto que você vai se impressionar.

Até a próxima!