O mercado passa por várias oscilações e nem sempre o cenário é dos melhores, só que nem por isso devemos nos agarrar ao pessimismo como uma válvula de escape.

O otimismo no trabalho, principalmente no setor de vendas, é extremamente importante para manter o clima leve e produtivo dentro das empresas. Ambientes carregados de energia negativas só atraem estresse, desgaste emocional e físico, colaborando para afastar o cliente.

Em uma época tão difícil como a que estamos vivendo por causa do Covid-19, manter o pensamento otimista pode trazer bem mais resultados do que entrar em desespero.

O que é otimismo?

A pessoa otimista pode ser definida como aquela que sempre busca ver o lado positivo de todas situações, mesmo as que aparentemente não tem nada de bom. Ela também é confiante, espirituosa e acredita sempre no melhor.

Por que ser otimista no trabalho?

Uma das maiores causas de estresse no trabalho é a falta de harmonia e positivismo.

Ambientes carregados de pessimismo contagiam negativamente a equipe, atrapalhando a produtividade e destruindo humores. Todos nós temos dias ruins, mas nem por isso devemos deixar que isso atrapalhe nossa desenvoltura.

Dependendo do segmento em que você trabalha e o momento que a empresa está enfrentando, o ambiente pode estar pesado e os ânimos exaltados, acrescentar uma dose de pessimismo nessa mistura apenas acarretará mais estresse e desarmonia.

O otimismo pode ser contagiante!

Quando você sente que o clima não está ok, e que a energia está pesada, tente fazer o caminho contrário. Ao invés de encontrar mais motivos para se lamentar e piorar a situação, busque apontar cenários muito bons que serão provenientes dessas situações.

Não é só o ambiente de trabalho que sai ganhando, sua saúde e seu corpo tem muito a ganhar também. Viver em um lugar em que se procura focar na melhora, te inspira a cuidar mais de você e produzir mais, mas não por pressão, e, sim para não ficar de fora.

Como o otimismo te ajuda a vender mais?

Quem trabalha com vendas sabe que, além dos fatores internos, é preciso lidar com fatores externos constantemente.

O mercado pode entrar em queda a qualquer momento, grandes concorrentes podem surgir e clientes podem migrar para novas soluções. Seja qual for o cenário, a única certeza que você deve ter é que ser pessimista não te ajudará a dar a volta por cima.

São nos piores momentos, seja da nossa vida, ou dos negócios, que surgem ideias inovadoras, mas para isso é preciso ter um pensamento otimista.

Não entendeu?

Por exemplo, o concorrente lançou um produto/serviço e todos os seus clientes começaram a migrar para lá. Ao invés de pensar que as vendas vão cair e que a meta mensal pode não ser atingida, olhe para a possibilidade de inovar e sair da mesmice, e, assim atrair aqueles consumidores que deixaram a sua base e outros que ainda não conhecem sobre você. Pensando sempre no que deve ser feito para colher frutos de uma situação negativa.

No dia a dia, principalmente quem trabalha com field sales, o otimismo nas vendas também pode colaborar para um melhor desempenho.

Estamos acostumados a nos frustrar quando um cliente faz uma recusa, e isso é visível em nossas expressões. Parte do otimismo é não somatizar quando situações como essas acontecem.

O cliente, do outro lado, verá sua reação e dará uma chance para você continuar. Essa oportunidade pode ser aproveitada para plantar uma sementinha que futuramente deve retornar como um grande negócio para a empresa.

Pensamento otimista no setor de vendas também ajuda o clima ficar um pouco mais ameno.

Problemas surgem a todo momento e focar só neles não leva ninguém a lugar nenhum.

A primeira impressão que o consumidor tem da empresa pode ser através do vendedor. Quando ele está desanimado deve vir a espantar a clientela, e passar a imagem que a empresa não liga para os clientes e está despreparada para escutá-los e encontrar uma solução para suas dores.

O otimismo nas vendas também proporciona maturidade para lidar com situações complicadas. Nos nossos piores momentos, aqueles que olhamos de maneira positiva, é que aprendemos novas habilidades e lições.

Não é fácil ter otimismo no trabalho, mas fazer esse exercício diário é enriquecedor.  Por isso, sempre que o pensamento de tudo está perdido, cruze sua cabeça, pare e analise o que de bom pode surgir de momentos difíceis.

Suas vendas não podem contar só com otimismo

Claro que otimismo nas vendas é essencial, porém só ele sozinho ele não fecha vendas.

Para que suas vendas aumentem e você tenha um grande crescimento, é preciso unir sua atitude otimista com um ótimo CRM.

O Moskit CRM, além de ser uma excelente ferramenta gerencial, consegue dar o auxílio que o vendedor otimista necessita para averiguar os negócios com facilidade e dar andamento em negociações.

E se você procura um sistema que te ajude com isso e muito mais, precisa conhecer mais sobre o Moskit CRM. Que tal começar um teste gratuito e ficar por dentro de tudo o que ele pode te proporcionar?

Até a próxima.