Planilhas do Excel x CRM: 7 diferenças básicas

Planilhas do Excel x CRM: 7 diferenças básicas

A história se repete bastante, mas o caminho é sempre parecido: Uma reunião com parceiros de negócios, um amigo de outro ramo ou uma palestra de negócios.

O assunto evolui até começarem a falar sobre a carteira de clientes e como administrar as vendas com eficiência.

No meio da conversa um novo termo aparece, CRM. O assunto acaba gerando algumas dúvidas, mas no fim, tudo o que você ouviu parece bastante com o que você já faz em suas planilhas de Excel.

Então você se pergunta, o que é tão diferente assim?

1. Propósito de desenvolvimento

O primeiro ponto, e que faz todo o resto fazer sentido, é que Excel é uma solução que não foi desenvolvida para gestão de vendas. Por mais que seja possível executar uma série de atividades, uma planilha nunca será uma aplicação especializada.

Excel é, de fato, uma ferramenta muito poderosa. No entanto, para a gestão do relacionamento com o cliente, está mais do que provado que não é o suficiente para trazer resultados representativos.

As soluções de CRM, como o Moskit CRM, foram desenvolvidas levando em consideração uma série de necessidades muito específicas, que apenas um trabalho construído com esse foco é capaz de proporcionar.

2. Localização do conteúdo

É muito difícil localizar e rastrear o histórico de vendas e de atividades relacionadas a clientes quando não estamos trabalhando com uma solução especializada.

Boas soluções de CRM são desenvolvidas com um poderoso motor de busca interno, utilizando o que existe de mais avançado em metodologia de busca e organização de banco de dados. Para um CRM de qualidade, encontrar a informação com agilidade é um princípio fundamental.

3. Compartilhamento de dados

Enquanto um CRM é uma solução desenvolvida para que toda equipe seja capaz de compartilhar o histórico de atendimentos, informações sobre vendas; atender com qualidade e de forma transparente todos os clientes, trabalhar com compartilhamento de informações em planilhas é uma tarefa das mais difíceis.

Das dificuldades que podem existir em permitir que várias pessoas acessem os mesmos dados simultaneamente, até os padrões de inserção de dados e modelos de preenchimento, trabalhar com planilhas compartilhadas inevitavelmente termina em perda de informações e dados confusos.

4. Perda de informações sensíveis

As informações dos clientes são ativos importantes para uma empresa. É desses dados que depende o faturamento e crescimento do negócio.

Garantir que informações não serão perdidas é de suma importância para os resultados da empresa.

O uso de planilhas permite que dados sejam apagados por funcionários insatisfeitos e que estes dados sejam levados para fora da empresa em caso de desligamento.

5. Anexo e inserção de arquivos importantes

Além dos campos padrões de preenchimento, existem uma série de outros arquivos que são importantes para o histórico do cliente.

É impossível anexar arquivos em planilhas de Excel. Menos ainda, gerenciar arquivos de forma inteligente e que seja fácil de acessar no futuro.

Documentos, fotos e áudios fazem parte da realidade de qualquer negociação. Não ter a capacidade de inserir estes dados na linha de tempo de um cliente é sinônimo de informações incompletas e prejuízos no relacionamento com o cliente.

6. Centralização da comunicação

Toda negociação entre clientes acontece através de meios de comunicação. Whatsapp, email, Skype e telefone são ferramentas recorrentes utilizada pelos vendedores.

Não ter essa informação centralizada em um mesmo lugar é certeza de que ruídos acontecerão e detalhes importantes que foram conversados serão perdidos.

É importante que tudo o que foi conversado com o cliente esteja dentro do CRM, sem esforço, para que no futuro estes dados sejam encontrados e reutilizados.

7. Histórico de modificações atividades

Dentro de uma empresa dezenas de pessoas trabalham com os mesmos dados simultaneamente, realizando alterações em informações importantes, inserindo novos dados e modificando parte do conteúdo.

Qualquer alteração indevida pode causar prejuízos enormes para o negócio.

Trabalhando com planilhas fica muito difícil saber exatamente quem alterou uma informação e quando alterou. Nos casos mais organizados que a informação existe, o controle se torna impraticável quando tratamos de dezenas de pessoas trabalhando o mesmo cliente.

A capacidade de auditoria de dados que um CRM fornece é um grande diferencial para o gestor preocupado com a integridade de suas informações.

Escolhendo um bom CRM

Para empresas que não estão habituadas ao uso de uma ferramenta especializada, o medo de investir numa solução de CRM é compreensível. No entanto, quando observamos as diferenças que existem entre planilhas e um bom CRM, os benefícios ficam claros.

O Moskit CRM oferece uma solução especializada para equipes de vendas, fornecendo relatórios gerenciais, gestão completa do funil de vendas e centralização de da comunicação, garantindo o retorno sobre investimento e o aumento da produtividade da equipe.

Para conhecer mais de perto as vantagens de utilizar um CRM, clique aqui e faça um teste grátis no Moskit CRM.

alt