Todos buscam por oportunidades de negócio, afinal são elas que movimentam o setor comercial.

O mercado tem muitos momentos instáveis e tudo pode mudar a qualquer momento, e é por isso que as empresas precisam estar sempre alinhadas com as novas tendências e entender diariamente como se manter como uma boa opção.

Essa não é uma tarefa fácil, e talvez o maior desafio de muitas empresas.

Preparamos um post abordando os principais tópicos sobre como identificar oportunidades de negócios em vendas e como lidar com elas.

Veja a seguir: 

  1. O que são oportunidades de negócio?
  2. Por que é importante identificar as oportunidades de negócio?
  3. Onde encontrar novos negócios?
  4. O que te pode fazer perder oportunidades de negócio?
  5. 5 dicas para identificar as oportunidades de negócio 
  6. Como lidar com suas oportunidades?
  7. Ferramentas que podem ajudar na identificação de oportunidades de negócio

O que são oportunidades de negócio?

Antes de partirmos para dicas, é interessante definir o que se adequa como uma oportunidade de negócio.

É comum que oportunidades de negócios sejam confundidas com leads. Embora sejam bem similares, as oportunidades são mais amplas, uma vez que nem sempre elas são o cliente em si, mas alguma estratégia ou ação que leve a criação de leads.

Conquiste mais leads

Sendo assim, as oportunidades podem ser entendidas como toda e qualquer ação, estratégia ou planejamento que propicie o surgimento de novos negócios

Por que é importante identificar as oportunidades de negócio? 

A identificação e aproveitamento das oportunidades leva o negócio automaticamente a um novo patamar de crescimento. 

Mas esse não é o único benefício, já que com aumento e a facilidade que você tem de aproveitar novas chances de negócio, você pode claramente ter resultados no faturamento, pode otimizar seu time, investir em capacitação e estrutura e gerir um negócio com mais segurança e previsibilidade.

Algo que precisa ser levado em consideração é o fato de que não tem como crescer sem entender com clareza como agem os clientes, sem que haja tecnologias capazes de ler a sua jornada comercial do começo até o fim e sem identificar os pequenos lugares em que a engrenagem não está rodando perfeitamente.

Muitas dos negócios que estão na mão do seu time comercial se perdem não por incompetência deles, mas porque podem estar sem condições adequadas para não deixar o cliente escapar. 

O talento do vendedor é um diferencial inestimável, mas além disso, é preciso que ele esteja ao redor de ferramentas e ambientes que o impulsionem mais ainda ao encontro dos resultados.

Por isso que oportunidades devem ser aproveitadas, pois elas promovem o crescimento e alinhamento não só das vendas, mas da empresa como um todo. 

Onde encontrar novos negócios?

Nos últimos anos o mercado se ampliou, e novos negócios podem ser encontrados em locais que usualmente não eram tão utilizados para isso.

É preciso levar em consideração que o consumidor se tornou mais consciente e  ativo em relação ao processo de vendas, investigando e se aprofundando em relação aos produtos e serviços que despertam interesse neles.

Logo, eles buscam sempre por inovações, e canais dos quais podem obter respostas concretas de maneira fácil e objetiva. 

Atualmente existem alguns canais que se destacam por reunirem grandes oportunidades de novos negócios.

Vamos conhecer cada um deles.

Redes sociais

É impossível negar que as redes sociais são um fenômeno.

Mesmo que você não faça parte delas, em algum momento da sua vida você ouvirá falar sobre elas.

Por mais que o intuito inicial de muitas delas tenha sido promover interações e compartilhamento de informações pessoais, como uma espécie de lazer e até mesmo canais de comunicação, hoje em dia elas também visam muito o comércio interno.

Os consumidores buscam dentro das plataformas sociais muito mais do que apenas se comunicarem com amigos, familiares e pessoas com interesses em comum. 

Hoje em dia é comum que os clientes busquem informações relacionadas a produtos e serviços dentro dessas redes.

As avaliações de produtos também estão cada vez mais comuns nas redes sociais, o que potencializa ainda mais a busca de informações dos clientes através delas.

Sem contar que um novo ramo de profissionais, conhecidos como influenciadores, também desempenha esse papel para as empresas, uma vez que essas pessoas se tornam porta voz de alguns produtos/serviços.

Em algumas redes sociais já é possível até mesmo realizar transações monetárias, sem precisar depender de ferramentas de terceiros para isso.

Eventos e palestras

Os eventos e palestras tendem a reunir um grande número de pessoas com o mesmo objetivo.

Claro que cada um tem dores e problemas específicos, mas em geral eles estão lá para buscar resolver ou entender algo.

Buscar novos negócios em eventos e palestras pode até parecer batido, mas acredito que ainda surte muito efeito, já que se estará falando diretamente com consumidores que estão em seu público-alvo e precisam de sua solução.

Site ou blog

Como já evidenciamos, os consumidores estão extremamente ativos e sempre em busca de novidades e empresas que possam proporcionar o que eles precisam.

Com a ampliação do acesso a internet, os canais de busca se tornaram uma das principais ferramentas para realizar essas buscas.

É provável que os consumidores acabam buscando algo e encontrem seu site ou blog.

Com o inbound marketing super em alta, ter um conteúdo de qualidade pode fazer a diferença e atrair o nicho certo de clientes que estão dispostos a realizar novos negócios.

Ponto de venda

Apesar da internet ter se tornado um canal acessível, ainda existem muitos consumidores que preferem ir até o ponto de venda.

É importante lembrar que contatos pessoais podem pesar mais na escolha de muitos consumidores, que se sentem mais confortáveis em conversar sobre suas experiências e expectativas cara a cara.

Boca a boca

O boca a boca ainda é um dos principais mecanismos para encontrar novos negócios, já que a experiência do usuário pode influenciar seu círculo pessoal.

Investir em um bom pós-vendas pode trazer novas oportunidades, uma vez que aquele cliente satisfeito tende a falar sobre a solução para terceiros. 

CRM

O seu CRM é outro canal para encontrar novas oportunidades de negócios.

Se na sua empresa existe a cultura de uso de CRM, você provavelmente já deve ter tido contado com uma dessas oportunidades.

Por estar ligado diretamente com todas as frentes comerciais, o CRM se torna o principal canal de oportunidades para vendedores, uma vez que todos os frutos de ações vão cair dentro da base do CRM.

Através do CRM é possível entender, analisando alguns dados, quais são as oportunidades aproveitáveis e as que não podem ser aproveitadas.

Saiba mais: O que é CRM? 

Ações de Marketing

As ações criadas pelo departamento de marketing da empresa também são parte das estratégias que podem ser criadas para encontrar oportunidades de negócio.

Ao atrair os clientes em potencial para mais perto da sua empresa, você está criando oportunidades promissoras de negócios, já que estes se qualificam para receber a solução e precisam apenas serem convencidos disso.

As ações de marketing também são uma ótima estratégia para não só aproximar leads quentes, mas para disseminar os produtos e serviços no nicho, o que inicialmente pode até não ser tão interessante, mas a longo prazo se torna grandes oportunidades de negócio.

O que pode te fazer perder oportunidades de negócios?

Apesar do entendimento de onde e como identificar oportunidades ser de extrema importância, para que isso se conclua é necessário olhar para um aspecto um pouco negativo: o que te impede de conquistá-las. 

Se você está lutando para se manter no mercado, o seu concorrente também está, e é por isso que você não pode se dar ao luxo de perder oportunidades, uma vez que elas são porta de entrada para diversas outras.

Listamos algumas atitudes que podem te fazer perder oportunidades de negócios:

  • Desatualização de mercado: ao não estudar o seu mercado, ou não prestar atenção às novas tendências, você está dando brecha para que as oportunidades passem por você sem aproveitá-las quando ainda são vantajosas.
  • Falta de investimento: nem sempre é necessário investir altas quantias em estratégias, no entanto, ainda assim se faz necessário algum tipo de investimento para aprimorar ações que podem evidenciar novos negócios.
  • Falta de conhecimento sobre os clientes: se você não sabe quem são os seus clientes, indiretamente, você não sabe onde identificar novas oportunidades de negócio, uma vez que não entende quem está em busca de seus produtos ou serviços.
  • Baixo desempenho de equipe: uma equipe despreparada para lidar com clientes também é um fator que pode fazer com que se perca oportunidades, já que eles podem não estar prontos para identificar o potencial de negócios em sua base, ou canais. 

5 dicas para identificar as oportunidades de negócio 

1. Entenda seu público-alvo 

Para conseguir uma nova oportunidade de negócios, é importante que antes de tudo se entenda quem é o público-alvo.

Quando se entende com quem você está trabalhando, e quem deseja atrair para que realize um negócio, se torna mais fácil identificar quando boas oportunidades surgem. 

Analise suas ferramentas de vendas, caso faça uso delas, e entenda qual é o tipo de público que geralmente consome os produtos e serviços que sua empresa oferece.

Faça a si mesmo algumas perguntas como:

  • Qual a idade deles?
  • Qual o gênero?
  • Onde eles moram?
  • Do que eles gostam?
  • Como nossa solução ajuda eles?

Essas perguntas podem te ajudar a chegar aos canais em que eles estão em maior número, potencializando as chances de venda.

Se esse fator não é considerado, pode ser que se passem anos sem que ocorra mudanças e aos poucos o enfraquecimento das vendas tende a ocorrer.

2. Estude o mercado

Mencionamos anteriormente o fato do mercado estar se ampliando cada vez mais. Esse fato precisa ser considerado na hora de identificar novas oportunidades de negócio.

Estudar o que está acontecendo e quais são as novidades é uma estratégia inteligente para identificar novas oportunidades de negócio.

Importante ressaltar que novas oportunidades não são apenas que aparecem em seu funil de vendas. Para conquistar consumidores é importante que se vá atrás deles direta ou indiretamente.

Por exemplo, se você notar que existe um fluxo de clientes em um novo canal, criar um perfil para que eles te encontrem lá pode ser interessante para atrair novos negócios.

Sendo assim é de extrema importância ficar atento ao mercado em geral e aos seus concorrentes, pois é de lá que podem surgir novas oportunidades de negócios.  

3. Identifique as principais dores de seus clientes

Para ser capaz de entender quando novas oportunidades surgem, é importante entender as principais demandas de seus clientes.

Ao compreender quais problemas que eles estão passando, torna-se bem mais simples identificar oportunidades.

Quando chegam clientes na sua base se queixando, você já sabe exatamente o que fazer para que eles ao menos escutem uma proposta. 

4. Olhe com a perspectiva do consumidor

Se você fosse um consumidor dos produtos/serviços que a sua empresa fornece, o que te atrairia?

Essa é uma pergunta que pode te revelar algumas oportunidades de negócio.

Colocar-se no lugar do cliente pode te fazer entender onde as oportunidades estão, e até mesmo o que pode ser desenvolvido para que novas oportunidades surjam.

Olhar com a perspectiva do consumidor também te ajuda a ampliar o conhecimento que se tem dele.

5. Invista em canais digitais 

Existem muitas oportunidades nos canais digitais.

Mencionamos o fato das redes sociais estarem se tornando um dos principais locais para encontrar negócios, mas elas não são os únicos canais que fazem sucesso.

Os blogs, aplicativos de mensagens e o e-mail são alguns dos outros canais que podem trazer oportunidades de negócios. ​​

Como lidar com suas oportunidades de negócio?

Após identificá-las, é hora de mudar a estratégia e utilizar táticas para lidar com elas da melhor maneira possível.

Nem todas as oportunidades estarão qualificadas ou prontas para serem finalizadas. Por isso, separamos 4 dicas simples que vão te ajudar num primeiro momento.   

1. Tenha uma boa estratégia de qualificação

Após identificar os novos negócios, é importante qualificá-los. 

Por mais que o processo construído para a identificação seja altamente preparado para que todos se qualifiquem, pode acontecer de leads que não têm fit passarem pelo processo.

Sendo assim saiba como qualificar os seus contatos.

2. Conheça o seu cliente

É preciso confiança e paciência quando você deseja desenvolver relacionamentos comerciais a partir de suas oportunidades de vendas. 

Para chegar a este ponto, você precisa conhecer o seu cliente em potencial como a palma da sua mão. Então, faça o trabalho de base e entenda o negócio do seu cliente potencial, seus processos de compra, necessidades/motivações e vários outros aspectos.

3. Conheça os obstáculos de seu cliente potencial para comprar

Sempre há riscos percebidos ao comprar um produto ou solução. Entenda o que pode impedir um cliente em potencial de fazer uma compra e resolva esses problemas.

4. Não tenha medo de desqualificar

Nem todas as oportunidades de vendas passam para a próxima fase. Alguns deles tornam-se oportunidades perdidas devido a algo que você descobre ao se envolver com eles. Quando isso acontecer, não tenha medo de desclassificar. Em última análise, isso é melhor do que dedicar seu tempo a oportunidades que você não pode fechar.

Ferramentas de vendas que podem ajudar na identificação

Contar com ferramentas de vendas para identificar oportunidades é uma ótima estratégia para quem está começando e deseja conhecer melhor seus clientes.

O CRM, por exemplo, é uma delas.

Ao chegarem novos clientes na base, o vendedor tem acesso a algumas informações relevantes que podem indicar se existe possibilidade ou não de negócios.

Essa ação treina os vendedores para identificar oportunidades de negócios não só na base do CRM, mas também em outros canais que eles estão habituados a utilizar.

O CRM também entrega relatórios que podem ser importantes para a gestão, pois ajudam a estudar melhor os consumidores, o que eles buscam e, consequentemente, criar novas oportunidades de negócios. 

Se você precisa entender melhor como potencializar oportunidade, criar engajamento e unir equipes, faça um teste gratuito no Moskit CRM.