A rotina matinal do vendedor: os 30 primeiros minutos

A rotina matinal do vendedor: os 30 primeiros minutos

A parte da manhã é um dos momentos mais importantes do dia, e pode definir grande parte dos resultados que serão extraídos nos outros períodos. Começar o dia bem e com uma rotina matinal sólida é um forte indicador de bons resultados.

O corpo humano é uma máquina de adaptação. Estamos o tempo todo realizando leves adaptações, buscando equilíbrio entre ambiente e nosso corpo.

Assim como a falta de estrutura e padrões nos causam ansiedade e prejudicam o foco, organizar a rotina e usar nossa adaptabilidade natural para realizar atividades sem esforço é uma estratégia poderosa para a produtividade de qualquer profissional.

Entre os benefícios de ter uma sólida rotina matinal temos:

  • Executar mais atividades
  • Aumento da saúde mental
  • Eliminar hábitos ruins
  • Diminui a necessidade de planejamento
  • Poupa tempo
  • Define prioridades claras
  • Economiza dinheiro
  • Contribui para ter mais tempo livre

Os benefícios não param por aí e, dependendo de como é organizada essa rotina, pode trazer vários outros pontos positivos. Para o profissional de vendas a rotina é uma arma poderosa, melhorando a organização das tarefas e influenciando diretamente nos resultados.

Selecionei alguns hábitos importantes que podem ajudar o profissional de vendas a estruturar uma rotina matinal saudável e que impacte diretamente na qualidade do seu trabalho.

1. Saiba o que está acontecendo no mundo

Grande parte da magia de ser um bom vendedor está na forma como conduz uma conversa. Bons argumentos, visão ampla dos acontecimentos e conhecimento sobre os detalhes do mercado fazem parte do arsenal do bom vendedor.

Durante a conversa, o vendedor precisa estar preparado para contra-argumentar e demonstrar que entende os detalhes do universo de seu cliente.

Começar o dia lendo as notícias e atualizando-se das novidades é uma ótima forma de despertar a mente e se preparar para o que vem pela frente. Adicione o blog do Moskit CRM aos favoritos e fique por dentro do que existe melhor em conteúdo para profissionais de vendas.

2. Verifique sua rede social profissional

O período da manhã é um excelente momento para reativar algumas conexões profissionais importantes e se mostrar presente nas redes sociais.

É interessante utilizar alguns minutos do período da manhã para fazer conexões novas no Linkedin, compartilhar materiais interessantes e que possam gerar novas leads e acompanhar assuntos que outros profissionais e clientes antigos estão discutindo.

O Linkedin tem se tornado a janela comercial dos profissionais, sendo uma importante fonte de informação e conexões estratégicas. Utilize a parte da manhã para fortalecer seu networking.

3. Organização da mesa é parte da rotina matinal

Aproveite o comecinho do dia para colocar suas coisas no lugar, jogar fora os papéis usados e outros objetos que podem estar poluindo sua mesa. Lembre-se também de guardar nas gavetas o que não for mais utilizar.

Uma mesa limpa e organizada não apenas transmite um aspecto mais profissional, mas também ajuda a reduzir o estresse, ajuda no foco das atividades e salva tempo na realização das tarefas ao longo do dia. Uma mesa limpa reflete na clareza dos seus pensamentos.

Algumas dicas importantes para ter uma mesa bem organizada são:

  1. Organizador de papel: papeis ainda existem e são grandes vilões da organização. Tenha uma bandeja onde seja possível organizar os papeis. Lembre-se de triturar os que já foram utilizado.

  2. Lixeira ao seu alcance: lixo tende a se acumular quando não temos lixeiras por perto. Mantenha a lixeira ao seu alcance para que a bagunça não fique acumulada sobre a mesa.

  3. Gavetas são importantes: os itens que são utilizados com frequência costumam ficar depositados sobre a mesa, mas tenha cuidado. Quando existirem objetos que não serão mais utilizados, guarde os nas gavetas para que não polua a visão.

  4. Limpe o monitor: como passamos o dia todo olhando para a tela do computador, manchas e sujeiras podem causar esforço excessivo, o que gera cansaço visual e até estresse. Mesmo quando acostumamos e parece que não está gerando incomodo, nosso corpo precisa lidar com o ruído.

  5. Quando estiver em dúvida: quando estiver em dúvida sobre a importância de algo, jogue fora. Elementos realmente importantes não deixam dúvidas e sabemos quais são. É comum acumular lixo na expectativa de um uso futuro que nunca chega.

4. Assista bons vídeos

Assista vídeos interessantes e que te coloquem num humor mais produtivo.

Podem ser um vídeoclipe de uma música que gosta muito, um pequeno vídeo informativo ou algum conteúdo de humor. Este é um momento para apagar o mau-humor matinal e começar a sorrir. Mesmo para os profissionais de inside sales, sorriso e bom humor são grandes amigos da venda.

Um bom canal para quem quer começar o dia vendo algum vídeo interessante é o da easynvest.

5. Faça uma boa to-do list

Rotina matinal exige organização, e listas de atividades são ferramentas incríveis para a produtividade. Transportar tudo o que existe de abstrato e registrar em papel ou aplicativo envia para o cérebro o sinal de que aquele ato já foi concretizado, que não precisa mais se preocupar com o medo de esquecê-lo.

Faça uma boa lista com as atividades planejadas para o dia e organize-as por prioridade. Caso tenha dificuldades em começar tarefas muito difíceis, comece pelas mais rápidas e fáceis, criando momentum para a execução de outras atividades mais complicadas.

Algumas dicas para uma boa to-do list são:

  1. Organize com prioridades claras
  2. Divida projetos em tarefas
  3. Revise e edite a lista ao longo do dia
  4. Inclua eventos do calendário
  5. Entenda que não dá para fazer tudo

Todos os itens deste texto podem ser encaixados nos primeiros 30 minutos sem prejudicar sua produtividade. Pelo contrário, são 30 minutos investidos em você que podem gerar um grande retorno para os negócios.

Rotinas também são individuais, e cada um de nós tem um hábito que considera importante para que o dia aconteça de forma mais harmoniosa. Os hábitos sugeridos no texto são apenas uma dica de pontos que são importantes e colaboram para a produtividade das vendas.