SaaS: o que é e como utilizar

SaaS: o que é e como utilizar

Quem nunca sonhou em ter uma ferramenta milagrosa dentro da empresa?

Infelizmente, por mais tecnológico que qualquer sistema possa ser, ele jamais será capaz de realizar um milagre sem um planejamento estratégico. Toda estratégia, para funcionar, precisa estar ligada a ações e análises necessárias para se alcançar os resultados.

E por mais que não exista uma "mágica comercial" que faça tudo o que você precisa, algumas soluções trabalham ajudando o usuário a atingir o sucesso, como os SaaS, por exemplo.

Eles são uma grande tendência mundial atualmente, e se você quer uma ajuda no seu dia a dia, precisa conhecer mais sobre eles.

O que é SaaS?

Quando os computadores começaram a se tornar parte crucial dos processos internos das empresas, os programas necessários para realizar a maioria das atividades eram todos "offline", precisando de configurações e até mesmo um circuito de rede e/ou servidor específico para a utilização.

Divergindo do modo tradicional de se ter um programa, o SaaS surgiu para revolucionar e facilitar a maneira de realizar funções internas.

Ok, mas o que é SaaS?

O SaaS nada mais é do que um acrônimo para Software as a Service, ou, em sua tradução literal para o português, Software como um serviço, ou seja, algo "intangível" que não necessita de instalações e/ou produtos para fazer com que trabalhe.

A grande sacada desse tipo de aplicação está no fato de você poder carregá-la para onde quer que você esteja e conseguir conectá-la em seus dispositivos móveis como computador pessoal, tablet ou smartphone, se, claro, houver conexão com a internet.

Por se tratar de um serviço em que, geralmente, você não compra a licença para usufruí-lo ilimitadamente sem custos adicionais, o consumidor que o adquire precisa fazer uma assinatura para continuar utilizando.

Quais as vantagens de utilizar um SaaS?

Algo que fica bem explícito logo de cara é a economia de escolher o SaaS como estratégia.

Para empresas que buscam reduzir os custos ter um sistema prático e que pode ser utilizado de um celular pessoal, por exemplo, é bem mais vantajoso do que um software que demanda gastos como instalação, manutenção, infraestrutura etc.

Ainda no quesito "presencial", adotar o SaaS significa muito mais segurança para dentro da empresa, isso porque, quando se tem softwares que necessitam de instalação, o risco de perder informações é bem maior.

Quando se trabalha com softwares mais tradicionais você frequentemente é alvo de problemas técnicos da rede de computadores e acidentes que causam queda de energia, inundações e outros.

Sem contar que, caso o SaaS apresente problemas, toda a manutenção e responsabilidade fica a cargo de quem o fornece. Uma outra grande vantagem.

O fato de muitos contarem com pacotes básicos ou avançados, também é fantástico. Você não precisa desembolsar grandes valores para garantir funções que vão atender suas necessidades, e se estiver insatisfeito com a versão mais avançada e cara, a migração pode facilmente ser feita, sem que afete todos o seus processos internos.

Algo que também não passa despercebido é a possibilidade de integração com outras ferramentas, que contribuam para gerenciar de maneira bem mais prática todas as atividades.

Todos esses detalhes colaboram para que o grau de confiabilidade da empresa em relação a sua ferramenta auxiliadora se torne maior, e sem dúvidas isso se reflete na forma que o consumidor enxerga a empresa, já que o atendimento se torna mais prático devido a facilidade de acesso à informação que o colaborador passa a ter.

Acho que de todas as vantagens, a que mais se destaca e agrada quem está pensando em migrar para o Saas, é a acessibilidade.

Quem trabalha com vendas sabe bem como é precisar de uma informação, mas a planilha não abrir, ou estar em reuniões e não poder apresentar uma informação precisa, pois não conta com seu sistema.

Eliminar todos esses contras e aderir ao SaaS traz muita praticidade e acessibilidade, já que você pode estar do outro lado do mundo e, mesmo assim, ter acesso a todos os dados de seu lead.

Como escolher e utilizar os SaaS em minha empresa?

Atualmente, no mercado, o SaaS não é mais algo tão incomum, você provavelmente faz ou já fez uso de um e sequer percebeu.

Por mais que não esteja voltado para vendas, uma aplicação de SaaS que é mundialmente conhecida e utilizada é a Netflix. Outras plataformas de consumo como Spotify, Amazon Prime, Hulu e Deezer são todas pautadas na utilização de um software através de um clique onde quer que você esteja.

Voltando para SaaS como enfoque comercial, existem inúmeros sistemas do segmento fazendo sucesso por aí.

Por exemplo, o Microsoft 360. A microsoft tem um dos produtos mais utilizados mundo afora e em empresas dos mais diversos ramos, o Microsoft Office, aquele pacote que facilita e muito a vida de todos na hora de organizar e registrar informações.

Percebendo a mudança e demanda dos consumidores ela abriu essa oportunidade de utilizar esse mesmo software, só que agora de forma online.

Ok, mas como eu escolho um SaaS para minha empresa?

A escolha depende de diversos fatores, tais como:

  • Os maiores dilemas da empresa;
  • Métricas;
  • Custos;
  • Infraestrutura;
  • Treinamento;
  • Migração.

Todos devem ser analisados de forma que sua escolha traga mais benefícios do que prejuízos.

É importante também reservar um período de transição entre as duas tecnologias, dependendo do tamanho da empresa, é possível que diversos colaboradores tenham dúvidas. Talvez seja bacana investir em treinamento e apresentação para familiarizar todos.

Agora, se você trabalha com vendas e relacionamento com o cliente, não tem melhor opção do que o Moskit CRM.

Sabe todo aquele trabalho manual feito em planilhas? Esqueça deles, com o Moskit CRM as funções passam a ser automatizadas, facilitando não só a busca, mas também a execução de tarefas.

Outra facilidade de se adquirir um CRM está na organização do processo comercial, delimitando as funções dentro do próprio sistema.

E se você assim como a curte  agilidade, economia e inovação, o Moskit CRM é uma excelente opção. Consolidado como uma das melhores ferramentas gerenciais do país, o Moskit tem sempre o interesse do usuário em mente. Comece hoje mesmo um teste gratuito no Moskit CRM, e entenda como nossa ferramenta pode te ajudar.