6 filmes que falam sobre vendas e liderança

6 filmes que falam sobre vendas e liderança

Se engana quem pensa que somente através de livros e artigos que se ganha conhecimento acerca de assuntos. Atualmente existem diversas maneiras de se adquirir informações sobre vendas.

Um sinal disso é o aumento expressivo de podcasts, blogs e canais de vídeos dedicados a falar sobre vendas e gerenciamento, levando conteúdo relevante de forma diferenciada para que fixe na mente de quem o está consumindo.

A indústria cinematográfica sempre se destacou por conseguir apresentar histórias reais que inspiraram os telespectadores, retratando a realidade e disseminando informações até então desconhecidas por boa parte do público.

Se tratando de vendas, sabemos que nem sempre o que consta em filmes é 100% verídico, mas sem dúvidas eles são ótimas ferramentas para lapidar mais o conhecimento e até mesmo introduzir estratégias que ainda eram desconhecidas.

Com tantas produções, para os mais variados gostos, separamos uma lista de 7 filmes que falam sobre vendas, gerenciamento e empreendedorismo. Esperamos que eles te inspiram.

Vamos conhecê-los?

4 filmes que falam sobre vendas, liderança e empreendedorismo

1 - De porta em porta (2002)

Estrelado por William H. Macy, o filme de porta em porta conta a história de Bill Porter, um homem que nasceu com paralisia cerebral, e que devido a sua deficiência não conseguia arrumar trabalhos fixos.

Após ser rejeitado por diversas empresas, Bill consegue convencer uma grande corporação – Watkins Company – a lhe dar um emprego como vendedor de porta em porta. Como ele conseguiu que isso acontecesse? Ele disse para a companhia que eles poderiam lhe dar a pior rota.

Apesar de todas as dificuldades e limitações que a sua condição física e empregatícia lhe causavam, Bill nunca deixou de acreditar na sua capacidade e conseguiu alcançar altos patamares com seu trabalho, se tornando um top de vendas.

Por que assistir?

Muitos vendedores não hesitam e desistem sempre que a primeira dificuldade aparece. Esse filme nos ensina que ser resiliente e paciente rende bons frutos.

Se você quiser saber mais sobre a história de Bill Porter, indicamos que leia essa entrevista feita com ele em 2002 pela People Magazine US: Life of a Salesman

Obs: você vai precisar de lencinhos para assistir esse filme, é impossível não se emocionar.

2 -  O vendedor (2011)

Aos 67 anos, Marcel – um vendedor de carros– é um profissional de sucesso que não tem planos de se aposentar tão cedo, apesar de já está apto para isso.

Diferentemente do que a primeira impressão pode passar, esse filme é um retrato do amor incondicional do trabalhador, nesse caso o vendedor, por seu trabalho. Marcel é um homem que vive pelo trabalho, sua vida se resume a ser o funcionário do mês e que bate todas as metas.

Mas toda essa dedicação é colocada em prova quando uma empresa que empregava grande parte da cidade fecha. Além de colocar seu emprego em risco, ele enfrenta outras dificuldades, como a falta de interesse por parte da população em carros, já que eles não têm mais renda para bancar esse tipo de luxo.

Marcel é viúvo e tudo que lhe resta são seus dois filhos, ele precisará entender se apenas o amor deles é o bastante para o fazer continuar.

Por que assistir?

Temos a tendência de pensar que o que fazemos, isto é, nossa profissão é o que nos define. Mas a verdade é que ela é somente nossa fonte de renda, e apesar de ser crucial que amemos nosso trabalho, nossa vida jamais pode se resumir apenas a ele.

3 -  O primeiro milhão (2000)

A trama desse filme filme gira em torno de Seth Davis, um rapaz inteligente e ambicioso que abandonou a faculdade para administrar um cassino em seu apartamento.

Com o intuito de mostrar para seu pai que ele pode ter sucesso, Seth consegue um emprego em uma corretora, ficando responsável por realizar ligações frias.

O que seus superiores não esperavam era que Seth tivesse um talento genuíno para ligações frias, o que lhe garantiu aprovação dos gestores e a admiração de seu pai, o que ele tanto queria.

No entanto, nem tudo são flores e quanto mais alto Seth chega, mais ele se afunda em uma confusão de negócios sujos, chegando ao ponto de violar as leis para não perder seu emprego, manter seu chefe feliz e a admiração de seu pai.

Por que assistir?

Esse filme além de apresentar algumas abordagens bacanas, mostra também para o espectador que nem sempre vale tudo para realizar uma venda.

4 - Coach Carter (2005)

O filme conta a história da vida real de um treinador que tenta ensinar a seus jogadores que há mais na vida do que basquete.

Carter já foi um jogador muito importante, e depois de usufruir de tudo que  a profissão podia lhe proporcionar, ele volta às suas origens e se torna o novo treinador de basquete da sua antiga escola.

O protagonista logo percebe que seu trabalho será difícil, já que a equipe está passando por uma temporada horrível, e suas brigas fora da quadra são mais decisivas do que suas jogadas na quadra.

Ao mesmo tempo em que  Carter quer fazer com que a sua a equipe se torne vencedora, ele também quer ensinar ao time como o respeito, regras e uma rotina pode mudar todo o contexto deles. Quando o treinador descobre que vários de seus jogadores estão indo mal na escola, ele desenvolve plano de Carter, uma espécie de planejamento que atendem as necessidades do campo e da vida.

Por que assistir?

Apesar de não retratar as venda em si, esse filme dá uma lição muito importante sobre liderança e a forma com que o gestor precisa lidar com sua equipe, mostrando que um time só se sai bem quando bem gerenciado.

Ele também é indicado para aqueles gestores que acabaram de entrar na equipe e precisam reestruturar a equipe.

+ 2 Menções honrosas

Aqui no blog estamos sempre trazendo esse tipo de conteúdo, e inclusive já trouxemos em outras postagem dois filmes que são muito conhecidos por tratar justamente sobre vendas e gerenciamento, sendo eles Joy - o nome do sucesso e a Fome de poder.

Enquanto Joy conta  história da empresária Joy Mangano e da sua invenção Miracle Mop, Fome de poder retrata a história de como surgiu o Mcdonald's e quem foi o responsável por torná-lo o que ele é hoje.

Para saber mais sobre cada uma dessas histórias, baseadas em fatos reais, indicamos que vocês leiam Importantes lições sobre negócio de Joy - O Nome do Sucesso e 6 lições aprendidas com o McDonald's no filme Fome de Poder.

Colocando seus novos conhecimentos em prática

Esses filmes sem dúvidas conseguem enriquecer o repertório do vendedor e mostrar uma nova visão sobre vendas e gerenciamento que muitos as vezes não tiveram a chance de explorar.

Mas de nada vale ganhar uma carga nova de conhecimento e não ter a chance de colocá-los em prática e revisar como seus processos estão e o que você pode melhorar.

Uma maneira de realizar essa checagem é através do Moskit CRM, um software que além de colaborar para que ocorra um salto de produtividade em suas vendas, ajuda a monitorar seus negócios e a partir das informações apontar onde você pode estar errando. Então não perca tempo e comece o seu teste gratuito no Moskit CRM agora mesmo!