Você precisa conversar mais com seus liderados

Você precisa conversar mais com seus liderados

Como gestor, uma das dificuldades que pode aparecer na sua vida é estabelecer um diálogo saudável com uma equipe. Conversar pode eliminar muitos ruídos que atrapalham o desenvolvimento de equipes maduras.

Ter um canal aberto com sua equipe pode facilitar muito não só a gestão, mas o relacionamento entre você e sua equipe. São conversas que aproximam, capacitam e favorecem o desenvolvimento da equipe para resultados mais lucrativos e produtivos.

Faça reuniões constantes, objetivas e curtas

Pelo menos um encontro semanal é o ideal para alinhar planos, chegar andamento de trabalhos, criar relacionamento e afinidade e ajudar mutuamente funcionários a solucionar problemas de tarefas ao mesmo tempo em que realinham as prioridades.

Essa reunião mais pontual é necessária. O objetivo é transferir tarefas e se certificar de que as pessoas estão prontas e dispostas a realizar. Além disso, pode ser uma oportunidade de fornecer mais informações sobre determinada ação.

Este encontro pode acontecer em qualquer lugar, mesmo que seja por telefone, internet ou pessoalmente, deve durar de 10 a 15 minutos. É uma conversa rápida para sobre progresso e podem funcionar como um ponto de calibração de ideias e ações.

É uma maneira de garantir que as energias sejam gastas nas necessidades comerciais mais urgentes. Revise itens de ação, relembre ações anteriores e projeto novos caminhos.

Peça para que todos compartilhem atualizações relevantes, problemas passadas e desenvolvam juntos etapas para cada uma das ações futuras. E por final, recapitule isso em um e-mail ou num registro que todos possam visualizar.

Esta é uma conversa fundamental que traz de maneira eficaz a responsabilidade e a organização a todos. Ser gestor é andar perto.

Conversem sobre a ideia de desenvolvimento

Lembre-se de reunir-se com sua equipe para falar sobre perspectivas. Sim, é importante entender para onde os rumos estão indo.

Por exemplo, se você tem um funcionário que está na universidade e não atua na sua área, é bom que você saiba como ele planeja seu futuro. Até mesmo se você planeja abrir uma nova filial, porque não entender como seus funcionários se entendem meio a isso?

Faça conversas mensais ou trimestrais sobre como ele percebe crescimentos, onde quer se desenvolver e descubra como pode ajudá-lo a chegar lá. O objetivo dessa conversa é entender e conectar-se com seus funcionários, demonstrar a eles que você realmente se importa com a vida deles e saber mais sobre como pode apoiar o desenvolvimento deles.

De preferência, use um espaço que seja fora da reunião típica para isso, chame para um almoço, uma caminhada no hall ou até mesmo um bate-papo em um café. Invista este tempo com seus funcionários e crie uma oportunidade para aproximar-se e ouvi-los.

Converse com ele sobre as habilidades você ele pretende desenvolver, como ele enxerga seu possível crescimento e adiante como pode ajudá-lo efetivamente a crescer?

Dê uma feedback propositivo depois da análise de desempenho

Você deve dar feedback para sua equipe. Não adianta dizer que não consegue ou que não tem tempo para isso. Sua equipe só conseguirá se desenvolver a partir desse retorno.

Por isso, faça uma avaliação do desempenho com todos os seus funcionários. Lembre-se que o objetivo desta reunião é justamente avaliar como cada um está caminhando para suas metas de longo prazo e quais são as perspectivas gerais de metas.

Dê um tempo para que cada um venha à reunião preparado para compartilhar e o ajude a encontrar caminhos possíveis para otimizar seu trabalho. Seja propositivo e não apenas um crítico.

Esta é uma maneira poderosa de potencializar, acompanhar e analisar o olhar geral sobre crescimento e metas.

Busque entender juntamente com cada um quais são algumas conquistas significativas do último trimestre, o que foi que não saiu como o planejado, como ele verifica essa realidade, o que podem aprender com isso, mas finalize levantando com ele como pode apoiá-lo melhor nesta tarefa.

É claro que para ter todos esses insights, você precisa ter bem claro como está sua operação comercial e como são os seus números. Para isso, precisará realmente conhecer sua gestão do começo ao fim. Aproveite para aprender mais sobre como anda a sua inteligência comercial.

Aprenda a desenvolver talentos, analisar desempenho e ser claro na comunicação com seus funcionários. Seja capaz de ter foco na sua equipe, na operação comercial e ao mesmo tempo capacitá-los para o próprio crescimento.