Como criar uma cultura de vendas para sua equipe?

Como criar uma cultura de vendas para sua equipe?

Trabalhar com vendas pode ser estressante, ainda mais quando não está inserido em uma cultura de vendas saudável, e/ou até mesmo inexiste.

Você provavelmente deve saber que, quando se tem uma grande equipe, o planejamento e organização das ações que precisam ser tomadas é crucial para o andamento do setor, caso contrário, cada um agirá de forma que julga adequado e os resultados podem sofrer oscilações e impactos inimagináveis.

Se você se identificou mas não sabe como fazer, esse texto pode te dar uma visão do que precisa ser feito. Então chega mais que vou te contar o que é uma cultura de vendas e como criar uma na sua empresa.

O que é cultura de vendas?

A cultura de vendas pode ser definida como um conjunto de normas, regras e valores compartilhados por todos os colabores com intuito de aumentar o faturamento da empresa.

Como criar uma cultura de vendas?

A estruturação de uma boa cultura de vendas começa no momento da escolha da equipe. Mas como escolher os vendedores certos? Existem duas maneiras.

Muitas empresas gostam de definir sua missão e valores durante o planejamento estratégico, o que é de fato extremamente importante, sendo assim, se você tiver em mãos essa definição, busque cruzá-la com as informações de seus candidatos e escolher aqueles que fazem o perfil da empresa.

Caso você não tenha essas informações em mãos, tente definir sua missão e valores, como visto eles são essenciais para encontrar uma equipe de vendas.

Isso porque, mesmo que algumas adaptações e normas precisem ser criadas, essa equipe, escolhida a partir desses valores, consegue facilmente se adaptar.

Os treinamentos são uma ótima maneira de manter os conhecimentos em dia e colocar em prática tudo o que o time de vendas vivenciam, já que durante esse tipo de estudo é necessário uma revisão e contextualização. Eles também auxiliam a equilibrar o nível de conhecimento de toda a equipe.

Mas, para isso, a comunicação precisa ser fluente e clara, isso, além de ajudar na compreensão da mensagem, ajuda a criar um ambiente mais gostoso, já que a comunicação não precisa conter gritos ou alterações de voz.

Uma boa cultura de vendas também envolve a definição de objetivos da equipe, um dos grandes erros é focar muito no individual e esquecer que um time é constituído por diversas pessoas.

Tudo isso pode ser embasado no planejamento. Sem contar que com metas o vendedor consegue ver para onde a empresa está indo, e isso também faz parte da cultura de vendas.

Claro que um pouco de competição pode ajudar a acelerar os processos, e é até saudável para que eles não fiquem na mesmice e caiam na rotina automática.

O mais importante de uma cultura de vendas e aprender celebrar as conquistas,

Benefícios de uma cultura de vendas?

A cultura de vendas, além de ajudar a potencializar as vendas, colabora para que a qualidade do atendimento melhore.

Você também passa a conhecer melhor os seus clientes, pois a cultura de vendas demanda que um planejamento estruturado seja feito, dessa forma, parte dessa cultura está voltada na aprendizagem.

A equipe de vendas também ganha mais autonomia para resolver problemas, se tornando independentes

Dá para viver sem uma cultura de vendas?

Sim, é possível, mas não é recomendável.

A cultura de vendas é uma forma de acompanhar o andamento das estratégias, melhorar as chances de negociação e até mesmo fazer com que os clientes passem a confiar mais e divulgá-la.

Sem uma cultura é impossível determinar o que pode estar dando errado, o laço entre gestor e vendedor é enfraquecido, o atendimento se torna mais fraco e o turnover é altíssimo.

Sem contar que ter uma cultura ruim faz com que ocorra uma contaminação no meio da equipe. Às vezes, existem até vendedores que se enquadram com os valores e normas que você tanto prioriza, mas, são contaminados pelo mal comportamento do restante da equipe.

Da mesma forma que uma equipe cheia de ótimos vendedores pode acabar falhando por causa de um único vendedor que não está de acordo com a cultura da empresa.

Então, sim, dá para viver sem uma cultura, mas é praticamente impossível obter ótimos resultados e rendimentos.

Sem uma cultura de vendas, tudo fica meio que às cegas.

CRM é uma cultura de vendas que precisa ser disseminada

A implementação de uma ferramenta capaz de auxiliar na rotina do vendedor também faz parte da cultura de vendas.

Os tempos mudaram e as vendas tornaram-se mais dinâmica, e a empresa que quer acompanhar o ritmo dessas inovações precisa ter em mãos uma ferramenta que possibilita a utilização onde quer que esse vendedor esteja, de forma rápida e prática.

O Moskit CRM, um dos melhores do Brasil, tem como objetivo ajudar todo e qualquer empresa que busca aumentar o seu fluxo comercial e facilitar a vida de seus vendedores. Que tal começar um teste gratuito no Moskit CRM e ver como ele pode auxiliar você e seu time a baterem todos os resultados?

Até a próxima!