Todo vendedor recorre ao email em algum momento.

Seja para entrar em contato com uma oportunidade que não responde mais, conectar-se com as pessoas que conheceu no último evento ou de fato engajar uma venda, email continua sendo uma das ferramentas mais importantes para qualquer vendedor.

O problema é que escrever um bom email envolve muitos passos, e muitas vezes não sabemos bem como construir uma abordagem contundente o suficiente para engajar um novo cliente.

No entanto, mais importante do que começar e desenvolver a ideia de um email, é criar um fechamento para a mensagem, garantindo que o contato não acabe ali. Fechar um email é uma arte por si só, mais do que escrever uma boa mensagem.

Sempre aponte uma ação

O pior cenário para qualquer vendedor é não ter uma resposta do seu cliente.

Mesmo quando é uma conversa de alinhamento, sem nenhum andamento específico para acontecer, não saber se o cliente concorda, se tem alguma objeção ou até mesmo se continua engajado no contato é ruim para a relação entre cliente e vendedor.

Mais ainda, quando o email representa um ponto crítico para concluir um negócio, conduzir o cliente para uma ação é a chave para que o cliente não fique solto na negociação.

Existem alguns gatilhos de ação interessantes que você pode utiliza, dependendo de cada caso, para garantir que o cliente siga engajado:

  • "Me informe se está tudo certo para a gente [próxima fase da venda]."

  • O que falta para a gente dar continuidade?

  • Meu diretor está me pressionando sobre nosso andamento, o que posso dizer para ele?

  • Faz sentido para você?

  • Só para confirmar, nosso próximo passo é [próximo passo], certo?

  • Estou bem animado, como podemos fazer isso acontecer?

  • O que você achou do [material] que eu te mandei?

  • Entendo que você deve estar atolado de coisas, posso conversar com outra pessoa do seu time?

  • Só para confirmar, você ficou de me passar [ação que falta], estou certo?

  • Podemos fechar 25 minutinhos no seu calendário semana que vem?

  • No nome de quem eu faço o contrato?

  • Estou querendo facilitar o processo para você, o que posso fazer para te ajudar com isso?

  • O que você precisa de mim para concluir essa atividade?

  • Só para confirmar, estamos esperando o [nome do decisor]?

  • Tudo o que falta agora é você fazer [ação de conclusão] e a gente finaliza. Quando você consegue fazer isso?

  • Isso funciona para você?

  • O que mais falta para que fique tudo certo?

  • Você poderia me enviar um lembrete do seu calendário para confirmar nosso próximo compromisso?

Evite usar muitos gatilhos

A ansiedade é um grande inimigo do vendedor e as vezes a vontade de garantir uma resposta pode criar alguns excessos.

Ter mais "Call to Action" num email não aumenta suas chances de resposta. Pior ainda, pode gerar confusão e até criar uma paralisia por análise, fazendo a pessoa achar que a resposta vai ser longa demais e te empurrando para o final da fila de prioridades.

Seja específico

Ao finalizar um email solicitando uma ação, tente ser o mais espcífico possível no que a outra parte precisa entregar. Qualquer ambiguidade te levará para a situação do "não entendi direito, depois vejo isso" e que normalmente significa que seu email será esquecido.

Não exija decisões difíceis

Assim como no caso das solicitações amplas demais, exigir que uma decisão muito importante seja tomada como resposta de um email coloca uma barreira na ação.

Mesmo que a pessoa esteja interessada no que você está dizendo, decisões difíceis exigem tempo e investimento emocional, o que significa que seu email será deixado "para depois"

Sua solicitação é séria demais

Documentos, arquivos e tabelas de informação podem elementos críticos para o negócio do cliente, e fazer este pedido quando ainda não existe um terreno preparado pode soar estranho.

Realizar solicitações mais sérias funciona muito bem quando as partes já se conhecem e o pedido já foi formalizado por telefone ou pessoalmente.

Solicitar documentos e outros materiais para clientes ainda em período de prospecção pode levantar algum alerta e causar o efeito contrário, fazendo a oportunidade esfriar.

Tente criar templates de email que já tragam algumas dessas dicas aplicadas e compartilhe com os outros vendedores do seu time.

O final de um email significa muito para os resultados de um vendedor, sendo ponto crítico para qualquer estratégia de comunicação de vendas.

Escreva e-mails com Smart AI 

Já conhece a barra de ferramentas inteligente do Moskit CRM? Com o Smart AI, você cria mensagens e e-mails com apenas um clique. 

O Smart AI é uma ferramenta inovadora que utiliza o ChatGPT, um motor avançado de inteligência artificial, para atender as necessidades reais dos profissionais de vendas.

Com a funcionalidade, é possível otimizar a criação de mensagens e modelos de mensagens, aumentando a produtividade da equipe de vendas. Teste agora

Smart-AI