Você estuda seu cliente, analisa todas as ações que ele possa tomar durante a negociação e na hora de apresentar sua proposta, surgem várias objeções: ideias de vendas, relatórios e até estratégias que fogem totalmente do convencional, daquelas que você já sabe que não vai dar em nada.

Mas então, como reverter isso? Dizer ao cliente que muitas vezes aquilo que está pensando está errado e que ele vai se atrapalhar todo no futuro?

Não é fácil reverter uma ação negativa.

Criar um discurso de autoridade para convencer seu que cliente que o processo dele não está correto, que se ele seguir por um caminho torto, vai se dar mal lá na frente, pode abrir os olhos e aumentar a confiança dele no seu produto.

O problema de criar esse tipo de ação são as palavras que você vai usar, se vacilar e soltar algo que ele se ofenda, pode acabar com a estratégia. Como você revidaria um cliente chato, com uma ideia totalmente fora da casinha que não tem nada a ver com o negócio dele e que certamente é algo “inútil”?

Monte um storytelling de qualidade para ele viajar

“Cara, eu tive um cliente que pensou algo parecido com essa sua ideia. Era um cara novo no mercado, investiu pesado nisso e acabou dando errado. Por causa disso e daquilo, depois que ele chegou aqui pedindo ajuda. Orientamos a seguir por um caminho totalmente diferente e que faria mais sentido no começo, garantindo um retorno maior do que teve com esse erro.”

Quando você lança uma história para o seu cliente descrevendo o desfecho dessa suposta ideia errada, desperta uma atitude reflexiva, causando um senso de urgência para rever estratégias.

Na casa do ferreiro, o espeto tem que ser de ouro

Quando se trata de rebater uma crítica ou exemplo errado de um cliente, devemos ter a autonomia de mostrar pra eles que somos o exemplo a ser seguido, que se ele quer ter sucesso como a gente. O cliente precisa ver em nós autoridade naquilo que estamos falando ou fazendo.

Grande parte do pessoal utiliza de cases de sucesso para mostrar como a empresa deles consegue ajudar clientes a ganhar mais ou a reverter situações que antes pareciam sem saída. Essa estratégia é boa, claro, são depoimentos dos clientes que já passaram pelo seu serviço,mas são apenas histórias.

Na hora da reunião, mostre os exemplos da sua própria equipe, demonstre como foram capazes de fazer para aumentar a receita ou resultados semelhantes a necessidade do cliente.

Se alguém veio atrás de seu serviço, certamente precisa de alguma solução e com certeza está fazendo algo de errado.

Ter autoridade de mostrar isso para ele, criando um cenário agradável, forçando a repensar e a acreditar que você pode ajudá-lo é o que vai garantir que seu negócio venda.

Se antes disso voceê precisa estruturar seu setor comercial para mostrar ao seu cliente no futuro como é que se faz, clique aqui e faça um teste grátis no Moskit.