Quem está começando no mundo das vendas costuma ter um perfil comum.

Fala bem, tem certa facilidade em se relacionar, e consegue navegar entre diferentes círculos sociais. Essa predisposição social é uma das características que gestores mais buscam em vendedores.

A parte ruim, é que na busca por profissionais com este perfil comportamental, gestores acabam negligenciando um outro lado importante da relação profissional de quem vende: a organização.

Algumas formas básicas de organização devem rapidamente ser aprendidas por quem está iniciando nas vendas, evitando perder clientes, gerar prejuízos para a operação e auxiliar o andamento de uma venda quando outra pessoa precisar receber o bastão.

Suas atividades são importantes

Quem nunca esqueceu algo que precisava fazer?

Chegou cedo pela manhã no escritório, cumprimentou os colegas e foi buscar um café. Sabia que deveria responder um email, mas acabou entrando num papo divertido com os colegas e esqueceu da ação.

Vender é apenas uma pequena parte do trabalho de qualquer vendedor. A rotina traz outras ações que exigem foco e disciplina, podendo prejudicar bastante o resultado das negociações.

O jeito mais comum de evitar esquecer das tarefas e compromissos é fazendo uma lista de ações todos os dias pela manhã, antes mesmo do cafezinho. Aproveitando a mente fresca para colocar tudo no papel.

Quem utiliza um bom CRM também pode contar com as atividades agendadas, automatizando o processo. Neste caso, próprio sistema envia notificações informando das atividades previstas.

modelo de proposta comercial

Sua memória pode falhar

Mais grave que esquecer as próprias atividades individuais, é esquecer compromissos e reuniões com clientes. A agenda de todo vendedor é sempre cheia, e pouca coisa chateia tanto um cliente quanto um vendedor que esquece do compromisso marcado.

Utilizar um calendário que organize compromissos é vital para que o vendedor não perca sua credibilidade com os clientes. Melhor ainda, utilizar um CRM que sincroniza todos os agendamentos com seu calendário torna tudo ainda mais eficiente.

Saiba com quem vai conversar antes de qualquer reunião

Se tudo estiver correndo bem, você não está trabalhando apenas com um cliente, mas com uma dezena deles ao mesmo tempo. São empresas, nichos, necessidades e perfis que muitas vezes são difíceis de memorizar.

Mais ainda, fazemos concessões durante negociações que são difíceis de relembrar no futuro. Ofereceu um desconto? prometeu uma configuração extra? O cliente precisa de uma atenção mais dedicada no começo do projeto? Tudo isso vai variar bastante durante as conversas, e quando temos dezenas de clientes nas mãos, é muito complicado lembrar dos detalhes.

Neste caso, é muito difícil armazenar essas informações de tantos clientes, organizando por registros históricos e de forma gradual sem a utilização de um CRM. Tentativas de utilizar planilhas de excel e outras ferramentas não esécializada em vendas para realizar essas tarefas transformam tudo numa grande bagunça de dados.

No começo parece eficiente, mas quando você mais precisa vê que está perdendo informações preciosas.

A construção de uma linha do tempo que um CRM oferece organiza cada detalhe de um negócio, e faz com que o vendedor tenha uma visão ampla e clara de quais foram os passos anteriores, do que foi desenvolvido nas fases de prospecção e pré-venda, quais acordos já estão estabelecidos e as necessidades reais que busca.

tecnologia é a chave

Existem inúmeras formas de executar simples atividades. Para o vendedor antigo, o bloco de anotações e a planilha de excel faziam uma função importante na hora de guardar detalhes sobre a venda.

Em 2019, essas práticas já se provaram obsoletas. A quantidade de leads e negociações que cada vendedor precisa gerenciar diariamente é tão grande, que é mais perigoso errar com uma dessas ferramentas alternativas, do que esquecer completamente um compromisso ou detalhe sobre o cliente.

Por isso CRM é a ferramenta de vendas que mais cresce em adoção no mundo. Porque é a forma mais rápida, automatizada e organizada de manter dados disponíveis para atender qualquer necessidade.

Se você ainda não conhece um CRM e não sabe como ele pode melhorar no seu desenvolvimento como gestor de vendas, ou na organização dos seus novos vendedores, clique aqui e faça um teste grátis no Moskit.

Teste grátis Moskit