O comportamento do consumidor mudou de acordo com o avanço tecnológico. Hoje em dia, é mais viável enviar um e-mail para nutrir o laço com o cliente do que, de fato, se encontrar fisicamente com ele.

Visando esse avanço, a prática de envio do e-mail marketing evoluiu e se tornou mais complexa, já que os resultados têm uma tendência a serem mais positivos.

Os métodos mais tradicionais ainda continuam a surtir efeito, mas, diferente do e-mail, eles precisam de uma demanda de energia, equipe, entre outros fatores que não são necessários com o e-mail marketing.


O e-mail é uma forma simples de se comunicar e uma de suas vantagens é o fato de as mensagens ficarem disponíveis por tempo indeterminado. Isto é, caso o cliente não tenha a oportunidade de abrir a mensagem em determinado horário, ela continuará lá para quando ele estiver livre.

Essa facilidade colabora para que um número maior de pessoas tenha acesso à mensagem que foi transmitida, potencializando as chances de serem convertidas.

O que é e-mail marketing e quando usá-lo para prospecção de clientes?

Mas, o que é e-mail marketing?

E-mail marketing é a prática de envio de mensagens para diversos clientes, em geral simultaneamente, com intuito de criar uma conexão, nutrir relacionamento, atrair leads e divulgar os serviços e produtos de uma determinada empresa.

Com sua extensão de funcionalidades, as empresas viram nessa ferramenta uma forma de alcançar um público maior.

Lembra quando você costumava receber ligações de algumas empresas e, através desse breve contato, elas explicavam como funcionavam e de quebra ofertavam produtos?

Tecnicamente, o e-mail marketing é uma evolução dessas chamadas, tirando, é claro, o fato de não serem em momentos inoportunos.

Como qualquer ferramenta que utilizamos dentro das empresas, é preciso cuidado para entender suas particularidades.

Muita atenção nessa hora! Algumas métricas precisam estar de acordo antes do e-mail ser disparado:

Mas, por que tudo isso?

Pense comigo: nem todo cliente que aceita receber mensagens da empresa precisa ser prospectado. Logo, a primeira medida a ser tomada é a identificação de quem está precisando de prospecção, nutrição e etc.

Outro ponto a se analisar são os processos internos da empresa.

Antes do desejo de prospectar, a equipe precisa entender o que é prospecção de clientes e como fazê-la.

Conquiste mais leads

A empresa também precisa ter uma infraestrutura capaz de lidar com o feedback desse método.

O que é preciso para criar e-mail marketing para prospecção de clientes? Como fazer?

Existem alguns cuidados extras que necessitam serem ajustados.

Uma das características mais fortes de um e-mail marketing funcional é a personalização.

Isto é, a mensagem precisa ser desenvolvida de uma forma que abranja todos os clientes que precisam de prospecção, mas ainda continue sendo bem direcionada e pessoal.

Por exemplo, você não vai enviar uma mensagem para a o Joãozinho comprar um estojo, quando ele já deixou bem claro que ele precisa de uma mochila.

A dor do cliente também precisa ser bem específica, às vezes compensa até criar um template que deixe vago o espaço para a dificuldade daquele lead, nome, interesses e etc.

Quanto mais pessoal essa mensagem for, melhores as chances da pessoa do outro lado da tela acreditar que o que ela está lendo foi pensado para ela.

Não se limitar a texto é outro diferencial.

Uma mensagem estática pode ser entediante e fazer com que o cliente passe sem ao menos dar uma olhada.

Caprichar e dar ao cliente uma experiência visual bacana chama mais a atenção.

O título é outro que PRECISA ser o mais atrativo possível. Ele é a primeira percepção que o cliente tem do que está dentro do e-mail.

Estar atento às novidades e sensações do momento colabora para a criação de um conteúdo atual e interessante para o leitor.

O intuito nunca deve ser esquecido, ou seja, as mensagens para prospecção precisam conter CTAs, desta forma o cliente sabe que pode aderir ou conhecer mais sobre a empresa.

Importante deixar bem claro que aquele é um canal direto com a empresa e que, ao clicar nos CTAs, ele pode se aprofundar mais sobre o assunto. A internet é um caminho cheio de tentações e, quanto mais direto você for, menores são as chances do cliente se distrair e esquecer de procurar sobre a empresa.

Sem contar que os CTAs trabalham como uma forma de métrica – já falaremos delas – de funcionalidade do e-mail marketing.

Algumas dicas que podem te ajudar:

  • Uma mensagem boa é aquela que te prende logo no começo. Seja direto e explique sucintamente sobre o que se trata aquele contato.
  • Não é preciso se apresentar; você pode utilizar o tempo que gastaria se apresentando passando informações importantes ao cliente, mas não se esqueça da assinatura no e-mail.
  • Chame o cliente pelo nome dele, evite formalidades como senhor ou senhora. Quanto mais pessoal o e-mail for, melhores as chances dele acreditar em você.
  • Faça adaptações para que o e-mail seja possível de ser lido nos mais variados aparelhos.
  • Não se esqueça de fazer convites ao decorrer da mensagem para que ele conheça mais sobre o que você está falando.

Como saber se meus e-mails marketing são efetivos?

A prospecção de clientes através do email-marketing só será efetiva se essa ferramenta funcionar.

Medir e calcular a funcionalidade das estratégias é extremamente importante, pois, só por meio delas é possível compreender o que pode estar dando errado.

As taxas de resposta, de abertura, de conversão, de exclusão, entre outras, dizem quão eficaz sua estratégia realmente é.

Supondo que uma empresa enviou e-mail para 10 clientes, mas, destes, 6 o excluíram. Algo obviamente está errado e a ferramenta não está sendo utilizada de maneira correta.

Caso a empresa não ficasse atenta, recursos e tempo seriam desperdiçados para um resultado bem abaixo da média.

Uma ferramenta capaz de fornecer informações

O Moskit CRM é uma ferramenta que te possibilita armazenar informações sobre seus clientes e visualizar em quais fases do processo de vendas eles se encontram, facilitando a identificação.

A identificação do processo de vendas é uma facilidade e tanto para quando se quer enviar e-mail para clientes que precisam ser prospectados. Comece hoje mesmo seu teste no Moskit CRM e conheça essa e outras facilidades.