O CRM para WhatsApp já é uma realidade e, mais do que isso, uma necessidade.

Afinal, comunicar-se com o cliente é essencial para que negócios aconteçam. Porém, os canais de atendimento ao cliente são inúmeros, e certamente nenhum é tão popular no Brasil quanto o WhatsApp. 

Por ser uma ferramenta gratuita e acessível para usuários com smartphone, o mensageiro se tornou um verdadeiro fenômeno no país. 

Não demorou muito para que as  grandes empresas percebessem o WhatsApp como uma excelente ferramenta para se aproximar do público e, de fato, realizar negócios, uma vez que o custo dela é baixo e o consumidor já está habituado a ele.

No entanto, atualmente, não basta apenas ter uma conta comercial no WhatsApp. É necessário também tratar este canal com mais profissionalismo, organizando conversas, captando leads e gerenciando as informações dos contatos.

Nesse contexto, o CRM para WhatsApp se apresenta como a solução perfeita para promover sincronia entre comunicação e gestão, proporcionando aos vendedores uma ferramenta poderosa para melhorar o relacionamento com os clientes e maximizar o potencial de vendas.

Ainda com dúvidas? Fique tranquilo!

Neste post, você entenderá, de uma vez por todas, por que você precisa de um CRM com WhatsApp

Também vamos te apresentar o Moskit Boost, cujo objetivo é melhorar a qualidade de suas vendas via WhatsApp e entregar um processo mais completo e acessível para o vendedor e o gestor.

Veja, a seguir:

O WhatsApp como um canal de vendas 

O WhatsApp é o aplicativo de comunicação mais popular do Brasil.

Instalado em cerca de 99% dos smartphones em território nacional, a ferramenta se tornou a forma mais simples e garantida de se comunicar com outras pessoas. 

Essa característica única de simplicidade e alcance permitiu que o WhatsApp fosse adaptado para outras funções, inclusive como plataforma de venda e relacionamento com o cliente.

Para se ter ideia, o sucesso deste modelo é tão grande que se estima que 80% dos usuários do WhatsApp se comunicam com marcas pelo app.

Grandes marcas já obtiveram resultados significativos com o aplicativo. Só para você ter uma ideia,  as vendas no WhatsApp representam 20% do faturamento do grupo Via Varejo, que engloba Casas Bahia e Ponto Frio. 

Veja também:

Como o WhatsApp transformou a relação comercial?

Essa mudança na forma como as vendas acontecem abre uma enorme oportunidade para ampliar os negócios, mas também traz desafios que não existiam antes.

Do ponto de vista gerencial, a capacidade de utilizar informações de vendas para definir estratégias futuras acaba sendo limitada.

Isso porque uma venda possui inúmeros detalhes que enriquecem a capacidade de previsibilidade do gestor, permitindo uma alocação mais eficiente de recursos e atenção especial aos pontos deficientes.

Desse modo, o aumento no fluxo de conversas pode transformar o WhatsApp numa grande caixa preta com milhares de interações e assuntos, sendo muito difícil organizar interesses, resultados e até entender por que um cliente desistiu.

Do ponto de vista operacional, o vendedor está lidando na mesma plataforma com um número enorme de clientes, todos com necessidades, tarefas que precisam ser executadas e um histórico de interação com a empresa. 

Na prática, a dificuldade de organizar as informações das vendas que acontecem no WhatsApp impacta todas as etapas do processo comercial e costuma prejudicar o trabalho da gestão e dos vendedores.

Historicamente, a organização das informações de vendas é feita por meio de um CRM, mas com a diversificação dos canais de comunicação essa tarefa vem se tornando cada vez mais complexa.

Analisando a realidade do vendedor brasileiro, entendemos que o próximo nível de excelência para times de vendas é usar um CRM com WhatsApp integrado.

planilha-calculadora-CAC-LTV

Por que usar o WhatsApp? 5 motivos 

Precisamos elencar, novamente, algumas características que fazem com que as empresas optem por utilizar essa ferramenta como um de seus principais canais de comunicação. 

São elas:

  • custo;
  • acessibilidade;
  • funcionalidades;
  • ligações;
  • portabilidade.

Vamos conhecer mais detalhes, a seguir. 

Custo 

O WhatsApp é uma ferramenta totalmente gratuita

O único custo que as empresas têm com o WhatsApp é o de treinar sua equipe, fora isso, não existem investimentos adicionais. 

Isso é algo muito relevante, ainda mais considerando a gama de funcionalidades que a ferramenta apresenta. 

Acessibilidade

Diferentemente de muitas ferramentas para comunicação que precisam ser baixadas, por exemplo, o WhatsApp já é presente no cotidiano do brasileiro, utilizado por 165 milhões de brasileiros, ou seja, mais de 50% da população. 

Isso ajuda não só a prestar um atendimento mais rápido e satisfatório, mas também aos usuários a se guiarem e se familiarizar com os processos da empresa mais rapidamente. 

Funcionalidades 

Embora seja uma ferramenta gratuita, o WhatsApp oferece muitas funcionalidades que apenas ferramentas grandes e de alto valor apresentam, como o envio de arquivos, notas de áudios, videochamadas e mais.

Todos esses recursos conseguem contribuir para que negociações e atendimentos ao cliente sejam realizados em uma só plataforma.

Você pode até mesmo realizar transações financeiras por intermédio da plataforma. Legal, né? 

Ligações 

Outra funcionalidade que vale a pena ser mencionada é a de ligações que, apenas com o acesso a uma rede de internet, já proporciona ao usuário a possibilidade de realizar chamadas sem custos.

Portanto, você pode ligar para 1000 pessoas em uma semana, por exemplo, e ainda assim não será cobrado pelo WhatsApp.

Portabilidade 

Com as últimas atualizações realizadas, a questão de portabilidade e flexibilidade do uso da ferramenta se tornou ainda maior.

Você pode usá-lo de qualquer aparelho, desde que possua internet, o que é excelente para quem trabalha com vendas internas ou em deslocamento.

Mooskit_boost 

O que é CRM para WhatsApp?

O CRM para Whatsapp é uma integração do sistema de gestão do relacionamento com o cliente pelo WhatsApp. O objetivo é fazer com que o processo de vendas se mantenha e o relacionamento com o cliente seja aprimorado. Isso acontece por meio de registros automáticos, acessos e sincronia de dados.

O Whatsapp, como pontuado, é a principal ferramenta de comunicação atualmente. Por isso, é comum que vendedores o utilizem para se comunicar com os clientes, trocar mensagens e acompanhar de perto a negociação.

Para vendedores que já fazem uso do CRM, o WhatsApp atua como um recurso extra, uma funcionalidade que aproxima o vendedor do cliente.

O CRM, neste cenário, funciona como uma ferramenta de gestão de WhatsApp, ajudando a registrar automaticamente todas as interações e conversas com os clientes, facilitando o acompanhamento e a gestão das negociações.

Quando essa integração não existe, a probabilidade de dados serem perdidos ou esquecidos são altas. Essa falta de informação pode prejudicar o andamento da negociação e o custo da venda.

Usualmente essa integração acontece por intermédio de extensões em seu navegador.

6 vantagens do CRM com WhatsApp

Ambas são ferramentas que separadas já possuem características muito positivas, proporcionando muitas vantagens para quem as utiliza. Contudo, ao combinar o CRM com WhatsApp, esses aspectos se potencializam.

Conheça as vantagens do CRM para WhatsApp:

Vantagens CRM para Whatsapp

 

1. Captura de leads facilitada

Muitas empresas já trabalham com o WhatsApp como um dos principais canais de atendimento para o cliente, mesmo sem a integração com o CRM. Embora não seja ideal, é a realidade de muitas empresas.

Ao usar o CRM como uma ferramenta de gestão de WhatsApp, o gestor pode usar as informações a respeito do cliente seja para dar andamento na negociação ou criar ações de marketing com base nos atendimentos para atrair novamente e capturar esse lead. 

Outra vantagem para a gestão é que, ao utilizar o CRM com WhatsApp integrado na operação, no momento em que o cliente inicia o contato, ele, automaticamente, já está dentro do seu funil de vendas, sendo considerado uma oportunidade real.

2. Envio de propostas mais veloz 

O CRM para WhatsApp permite que o usuário visualize de maneira clara e objetiva em que fase o cliente está em seu funil de vendas, quais etapas do relacionamento já foram vivenciadas e o que falta para que ele feche uma venda.

Ter toda a negociação sincronizada possibilita que o vendedor não perca tempo e entenda quando fazer o envio de propostas, aproveitando o timing certo.

Quando não existe essa integração, é possível que demore alguns dias até que isso esteja visível no funil, uma vez que nem sempre o vendedor consegue passar manualmente os dados no mesmo momento em que está conversando com o seu cliente.

modelo de proposta comercial

O envio de proposta no momento certo, implica em fechamentos mais rápidos e em ciclo de vendas mais curto, o que pode fazer com que o número de vendas aumente. 

3. Padronização de cadastro no sistema

Outro destaque do CRM para WhatsApp é que essa integração contribui para que os registros no sistema sejam padronizados. 

A padronização afeta diretamente na organização do vendedor

Como sabemos, um profissional desorganizado pode ter dificuldades em encontrar informações, fato esse que interfere diretamente na produtividade e, consequentemente, no volume de negócios que ele consegue administrar. 

4. Fortalecimento  do atendimento com o cliente

O Whatsapp é provavelmente uma das ferramentas de comunicação gratuitas mais acessíveis e completas do mercado.

No Brasil, por exemplo, é praticamente unanimidade entre os usuários de smartphones. Os clientes se sentem mais confortáveis e seguros em saber que existe uma ferramenta acessível e de fácil utilização para se comunicar.

A facilidade que o WhatsApp leva para o usuário fortalece o atendimento, isso se, claro, existir uma equipe bem preparada para recepcionar esses consumidores.

Outro ponto que deve se atentar é que, com o uso do CRM como uma ferramenta de gestão de WhatsApp, é possível realizar análises sobre o atendimento ao cliente e definir maneiras de impulsionar esse canal. 

5. Aumento na produtividade e nas vendas

A integração do CRM com WhatsApp potencializa as vendas e a produtividade.

Isso acontece porque, ao ter um maior controle sobre os contatos com seus clientes na ferramenta de comunicação, menores são as chances de perder informações e prazos. 

Fora que isso acontece de forma automatizada, poupando o tempo do vendedor, que foca em outras atividades que precisam mais de sua atenção.

6. Gestão integrada 

Com o uso do CRM para Whatsapp, a gestão é mais integrada, já que você consegue coletar dados, captar novos clientes, gerar propostas, obter indicadores e muito mais.

Quando não há uma ferramenta de gestão de Whatsapp, muitas oportunidades são perdidas, por falta de acompanhamento em um dos dois canais.

Ou seja, tendo isso centralizado em um só local, as chances de perder vendas são reduzidas.

Como aumentar os resultados com o CRM com Whatsapp integrado?

O CRM com WhatsApp integrado, por si só, não garante que os resultados se elevem. Para aumentar a eficácia de suas negociações com o CRM para Whatsapp, é importante seguir alguns passos específicos, e ajustar suas estratégias e meios de atuar para conseguir obter os resultados esperados.

Você pode estar se perguntando, quais são eles. Certo?

Separamos alguns pontos que não devem ser ignorados se você tem em vista melhorar os seus resultados com o CRM para WhatsApp. 

Preencha corretamente os dados

Para que você consiga obter resultados satisfatórios com o CRM para WhatsApp, o primeiro passo é preencher corretamente os dados dos seus clientes.

É a partir dos dados que você consegue informações para contatos, referências para criar ações e estratégias com foco na conversão e fechamento, conhecimento o suficiente para abordar o consumidor e mais. 

Com o preenchimento correto, todas as ações futuras ganham o embasamento adequado e possuem maiores chances de sucesso.

É importante se atentar muito a esse detalhe, já que, usualmente, no WhatsApp o cliente pode utilizar apelidos, ou até mesmo, outro número para entrar em contato. 

Logo, pedir e confirmar as informações é uma dica que damos na hora de cadastrar ou preencher os dados deles. 

Mantenha um engajamento com o cliente por esse canal

O Whatsapp, pode ser considerado um canal de comunicação com o cliente mais “descolado” que os outros, o que isso quer dizer?

Isso quer dizer que, por ser um meio de comunicação de mensagens instantâneas, ele não possui formalidade, como o e-mail, por exemplo. Assim,  interagir e engajar com ele precisa ser espontâneo e chamativo.

Para isso, o envio de mensagens, vídeos ou materiais, como indicações e dicas, pode ser uma maneira de driblar essa necessidade e engajar o cliente, sem que soe como uma mensagem inapropriada.

Neste contexto, é válido destacar que é importante desenvolver meios de engajamento, que são definidos com base no comportamento do consumidor, seus gostos e suas preferências.

Lembre-se de que existem clientes que não se sentem confortáveis em manter conversas por intermédio de canais de mensagens. Portanto, é preciso estudar bem seu público-alvo e entender a melhor maneira de se comunicar com ele no WhatsApp. 

Não faça spam

Embora o engajamento seja essencial, existe um limite entre as interações saudáveis e o spam.

O spam, para quem ainda não está familiarizado com o termo, é o envio em massa e excessivo de mensagens com fins comerciais. 

Quando for enviar o link de um e-book ao seu cliente, por exemplo, é importante não mandar em excesso. Caso contrário, o que poderia ser uma maneira de usar o CRM com Whatsapp para engajar e se aproximar dele, acaba por se tornar um grande tiro no pé.

Nesse sentido, uma dica é criar um calendário base para demarcar quando entrar em contato com o cliente. O CRM mesmo te ajuda com isso, emitindo lembretes de quando é o momento de retornar um contato ou verificar como ele está.

O spam arruína o relacionamento com o cliente, destrói a credibilidade e afeta a qualidade do atendimento. Tendo isso em vista, é importante que ele seja evitado a todo custo.  

Utilize mensagens automáticas 

As mensagens automáticas são funções disponibilizadas pelo próprio Whatsapp que ajudam a antecipar o atendimento.

Se você trabalha com muitos clientes que buscam contato por esse canal, pode ser uma alternativa coletar os dados para dar andamento no atendimento, fazendo boa parte do trabalho para você.

Ter esse respaldo não só ajuda a eliminar algumas barreiras, mas também te aproxima do cliente.

Aqui em nosso blog temos um conteúdo exclusivo com mensagens de saudação e ausência para o WhatsApp. Não deixe de conferir! 

Conheça o Moskit Boost, a ferramenta de gestão de WhatsApp do Moskit! 

O Moskit Boost é uma extensão desenvolvida para o Google Chrome para os usuários do Moskit CRM. Ela está disponível no Chrome Web Store e facilita a consulta, registro e mais ações que estão disponíveis em seu CRM, tudo isso de maneira automatizada!

Sendo assim, procura levar os principais recursos do CRM disponíveis ao abrir contatos no WhatsApp.

Veja, na prática, como funciona:

É fundamental para o vendedor encontrar informações em tempo real, com todos os dados do cliente, as negociações que estão em andamento e detalhes históricos do relacionamento com a empresa.

Sem precisar alterar a tela ou efetuar uma busca pelo contato, o vendedor precisa ter acesso imediato às informações essenciais para o sucesso da negociação. 

Com o Moskit Boost, você tem acesso às informações de negociação e atividades disponíveis diretamente no WhatsApp, ganhando agilidade e eficiência nas vendas.

Confira mais vantagens:

Sincronia automática

Uma das principais funcionalidades do Moskit Boost é a sincronia automática.

Essa função permite que o usuário tenha a segurança de que todos os dados que troca com o cliente, áudio ou texto, e são relevantes para a negociação serão enviados no histórico dele. 

Além de todas as informações sobre as negociações ficarem sempre atualizadas no CRM, o usuário ganha tempo para focar em outras atividades, ao invés de ter que preencher manualmente informações sobre os clientes.

Histórico de conversa 

 

É fundamental para o vendedor encontrar informações em tempo real, com todos os dados do cliente, as negociações que estão em andamento e detalhes históricos do relacionamento com a empresa.

Sem precisar alterar a tela ou efetuar uma busca pelo contato, o vendedor deve ter acesso imediato às informações essenciais para o sucesso da negociação. 

Com o Moskit Boost, o usuário acessa as informações de negociação e atividades disponíveis diretamente no WhatsApp, ganhando agilidade e eficiência nas vendas.

Contudo, a venda não acaba no vendedor. 

Os detalhes da negociação, assim como o histórico da conversa, só fazem sentido para a operação de vendas quando estão organizados de forma fácil e acessível no CRM. 

Com a nossa ferramenta de gestão de WhatsApp, Boost, você gerencia as mensagens que estarão disponíveis na linha do tempo e acessa rapidamente o histórico de conversas do seu lead. 

Módulos e atividades 

Outro recurso muito interessante do Moskit Boost são os modelos de mensagens

Com eles você ganha tempo e qualidade de atendimento padronizando seu atendimento com modelos de mensagem pré-definidos.

Ter acesso a todos esses dados permite ao gestor identificar gargalos no funil de vendas e, de forma ainda mais detalhada, analisar especificamente negociações que não foram bem sucedidas. 

O potencial estratégico que pode ser extraído das negociações que acontecem através do WhatsApp são enormes, e essas informações produzem incríveis relatórios gerenciais que permitem analisar a produtividade das vendas e todo o ciclo de vida comercial.

Como integrar WhatsApp com CRM? 

Para integrar o WhatsApp com o CRM do Moskit, é preciso acessar o link da extensão do Moskit Boost no Google Chrome, e depois, clicar em Usar no Chrome. Então, quando você estiver conectado na tela do WhatsApp Web, a aba do Moskit Boost aparecerá, é só fazer seu login da mesma forma que você faz no Moskit CRM. 

Qual o melhor CRM para WhatsApp?

O melhor CRM para WhatsApp é o Moskit CRM, que possui uma extensão que conecta o seu sistema de gestão do relacionamento com o cliente ao Whatsapp. Isso porque o Moskit CRM é uma ferramenta planejada e executada com foco no mercado brasileiro, logo, conta com funcionalidades que fazem sentido para o vendedor brasileiro.

Porém, não é só isso: a equipe comercial do Moskit também utiliza a ferramenta e a integração com o Moskit Boost. Ou seja, o processo de inovação e adequação passa pela aprovação de profissionais capacitados e experientes.

Após todas essas informações, ficou com vontade de começar a usar um CRM para WhatsApp?

Se sim, que tal testar o Moskit CRM?

Crie uma conta no Moskit e faça um teste gratuito para experimentar nosso CRM para WhatsApp! 

Teste grátis