Gerando leads no LinkedIn

Gerando leads no LinkedIn

Estar na rede social certa é o segredo para encontrar o público do seu negócio. Há pouco tempo falamos sobre captação de leads no Facebook e hoje vamos continuar falando sobre como as principais redes são grandes aliadas na captação de leads. Nosso foco no conteúdo a seguir é a geração de leads na rede social profissional que tem atraído mais pessoas e gerado conteúdo voltado para os diversos segmentos. Quer entender mais do que estamos falando? Confira!

O LinkedIn é hoje a maior rede social para conexões profissionais. Isso quer dizer que diferente de muitas outras que conhecemos, você não estará lá para postar foto com seu cachorro, textos sobre religião ou resultados de testes de personalidade.

O lugar é ideal para criar seu perfil com suas experiências profissionais e acadêmicas, certificados, premiações e habilidades. O principal objetivo do LinkedIn é conectar profissionais das mesmas áreas e ajudar recrutantes a encontrar candidatos para vagas e vice-versa.

*Mas como isso te ajuda a atrair leads? *

Você pode já saber como o LinkedIn funciona e mesmo assim ainda não entender como pode te ajudar na captação de leads.

Vamos pensar que você é responsável por uma agência de inbound marketing, quer encontrar potenciais clientes e o seu foco atual são empresas de tecnologia.

Para aumentar a chance de conseguir encontrar essas leads, você deve configurar sua conta e perfil com informações que sejam atrativas para quem você está buscando, certo? E onde encontrar esses contatos?  

Passo a passo da geração de leads no LinkedIn

#1 Estrutura do perfil

Se você é o CEO ou o gerente de contas de uma agência de marketing e quer encontrar clientes tecnologia, uma descrição atraente certamente não será “Formado em Publicidade”, certo?

É preciso ir além e colocar algo mais objetivo e direto como “Gerente de Contas na Agência XYZ”, ou “Ajudo empresas de tecnologia a alcançarem seus objetivos”.

Você pode sem problemas colocar sua formação e todas suas experiências, mas pense em como seu perfil aparecerá para outros usuários.

Como exemplo, trouxe o perfil do Mateus, gerente aqui no Moskit CRM.

linkedin

Quem visualiza logo sabe quais são as áreas que ele atua e tem um breve histórico de sua vida profissional, sabendo assim se é interesse estar conectado ou não ao seu perfil.

#2 Faça as conexões certas

Para quem não está buscando uma nova colocação no mercado e sim realizar novos negócios, é preciso estar atento às conexões que faz para não ter inúmeras conexões que não tem nada relacionado ao que você busca.

Inicie fazendo uma pesquisa de quem está no seu radar. Você pode fazer da seguinte maneira:

linkedin

Com essa pesquisa eu tive 8.044 resultados. É uma boa base para iniciar um trabalho, certo?

Para trabalhar com essa base, Neil Patel dá uma dica muito valiosa: separar esses contatos para trabalhar depois com atenção. 

A melhor forma de fazer isso é cadastrando esses contatos diretamente em seu CRM (nome, cargo e URL do perfil) e conforme for avançando no relacionamento, coloca uma nota dentro do contato para ter tudo registrado!

A abordagem que você fará com esses contatos também é parte fundamental do processo de captar novas leads. Se você simplesmente adicionar sem uma mensagem personalizada pode estar jogando tempo e oportunidades fora. Então é interessante criar uma mensagem que seja direta e atrativa para você colocar no texto que aparece ao adicionar alguém. Por exemplo:

Olá fulano, tudo bem? Cheguei até seu perfil por meio de uma pesquisa e acredito que seja interessante estarmos conectados por aqui. Qualquer dúvida, entre em contato comigo! Obrigado,

Seu nome

#3 Crie um grupo

Criar um grupo para um segmento específico pode ser uma boa forma para reunir contatos qualificados no LinkedIn.

No exemplo que estamos trabalhando, um grupo como “Marketing Digital para empresas de Tecnologia” pode ser extremamente interessante para sua persona.  Você deverá convidar as pessoas para esse grupo e claro, gerenciá-lo e não deixar que seja um espaço sem conteúdo.

É importante mostrar sobre o seu trabalho e sua autoridade no assunto por meio de conteúdos bem produzidos. Consequentemente as pessoas deverão procurá-lo para tirar dúvidas o que iniciará um relacionamento que pode ser muito produtivo.

#4 Mantenha contato

A chave para a geração de leads no LinkedIn é sempre manter o contato com aqueles leads que você adicionou e enxergou potencial. Isso não quer dizer que você deverá bombardeá-lo de mensagens sobre sua empresa, mas sim que não deve ser apenas mais um contato em sua rede.

Envie conteúdos pertinentes, pergunte como você pode ajudar, convide-o a conhecer mais do seu trabalho. Faça a diferença.

Se você já faz esse trabalho de captação de leads no LinkedIn e tem outras dicas, deixe no seu comentário aqui embaixo.

Aproveite para me adicionar por lá! Ficarei feliz em manter contato com nossos leitores.