Marketing de relacionamento: o que é para que serve

Marketing de relacionamento: o que é para que serve

Quem é empreendedor e/ou trabalha com vendas, sabe como a atração e fidelização de clientes pode ser complicada. Os hábitos de consumo mudaram, e a forma como devemos nos comunicar com eles precisa ser adaptada para nova realidade.

Desta forma, um dos grandes desafios atualmente é criar maneiras eficazes de falar com o público certo, no momento certo.

E se você, assim como muitos empreendedores, está enfrentando esse problema, saiba que existe solução e ela tem nome, Marketing de Relacionamento.

O que é Marketing de Relacionamento?

O Marketing de Relacionamento pode ser definido como um conjunto de estratégias de médio e longo prazo utilizadas por uma empresa com o intuito de criar um vínculo duradouro com o cliente.

Sendo assim, um dos maiores objetivos do Marketing de Relacionamento é atrair e fidelizar cliente de forma que eles se tornem grandes fãs da marca e propaguem suas experiências para seus círculos de amigos e família.    

Por que devo apostar no Marketing de Relacionamento?

O Marketing de Relacionamento realmente aproxima o cliente da empresa, e essa aproximação é benéfica para ambas as partes, que garantem inúmeras vantagens.

Vantagens para empresa

Uma das vantagens mais notáveis é a redução de custos em ações de atração de novos clientes. O motivo?

Quando se consegue fidelizar o cliente, como é o caso do marketing de relacionamento, e ele se sente satisfeito com sua experiência pessoal, sua empresa se torna uma referência no seu segmento, para ele. Desse modo, toda vez que alguém precisar de algo que você pode fornecer, ele te indicará sem pensar duas vezes.

Ah, e ele também passa a gastar mais dentro da empresa, aumentando sua vida útil dentro dela.

E vai além, através desse vínculo é possível extrair informações para conhecer ainda mais seu público-alvo e sua buyer persona, e entender as noções que ele tem sobre você, sendo capaz até de implementar as estratégias de criação de valor.

Em resumo, você ganha mais conhecimento em como atrair o público certo, da maneira adequada, publicidade "gratuita" por parte dos clientes, e consequentemente mais consumidores.

Vantagens para o cliente

Algo que é bem característico no Marketing de Relacionamento, é a dedicação por parte da empresa.

O atendimento ao cliente passa a ser mais personalizado, e as vontades dele atendida. Ele sente que realmente está sendo escutado quando benefícios são oferecidos a ele.

Mas não é só isso, imagine a praticidade de ter uma empresa que você sabe que vai te atender bem e resolver suas necessidades quando você precisa de algo.

Para a o cliente, a praticidade e confiança pesam muito na escolha.

Como implementar o Marketing de Relacionamento: dicas práticas

Agora que você já sabe o que é marketing de relacionamento e alguma de suas vantagens, chegou a hora de te passarmos algumas dicas para introduzir essa estratégia em sua empresa.

Vamos lá?

Coleta de dados para análise

Vimos que um dos grande diferenciais dessa estratégia é a aproximação do consumidor para se criar um vínculo duradouro. Só que, como em qualquer relacionamento, para se conhecer alguém é preciso de algumas informações básicas.

Dependendo do porte da sua empresa, é impossível que você de fato tire tempo para pesquisar cada consumidor, portanto existem duas atitudes que podem ser tomadas.

A primeira, é resgatar todos os dados referentes a compra e consumidores nos últimos 6 meses. Ok, mas onde conseguir isso? A maneira mais assertiva de se ter isso em mãos é puxar através do seu sistema de gestão comercial, como, o Moskit CRM.

Mas não basta coletar, fazer a análise e nunca mais voltar a realizar esse procedimento.

Por isso que a segunda atitude que precisa ser tomada para que o marketing de relacionamento é a manutenção dessa coleta. Isso além de ser uma boa prática para identificar possíveis problemas, ajuda na aprimoração do perfil do cliente.

Definição de público-alvo e buyer persona

Só a coleta de dados não vai te garantir sucesso na estratégia, até porque, do que adianta ter os resultados se você não os compreende?

Muitas características que compõem o perfil do cliente podem ser retiradas de seus hábitos de compras. Por exemplo, se você tem um comércio online é possível rastrear qual a região mais consome seus produtos/serviços, a idade média e gênero.

Todas essas informações ajudam a compor o público-alvo e buyer persona, claro que é preciso tirar um tempo e de fato fazer esse estudo, mas ter uma fonte para nutrir as necessidades de dados é o que garante que isso será realizado.

Recentemente fizemos um post aqui no blog sobre público-alvo e buyer persona, caso queira se aprofundar, e acreditamos que você deve, leia mais em: Qual a diferença entre buyer persona e público-alvo?

Ok, mas por que é definir quem é o seu público?

Lembra que o Marketing de Relacionamento busca comunicar para as pessoas certas, na hora certa?

Quando você sabe com quem está lidando, se torna mais fácil identificar momentos propícios, por exemplo, para criar um clube de vantagens para os seus consumidores mais fiéis.

Outro ponto em se conhecer bem seus consumidores, está em entender a forma com que eles gostam de ser abordados e realizar essa personalização para a realidade deles.

Aposte nas redes sociais

Anos atrás, quando o cliente precisava solucionar alguma dúvida, ele precisava se dirigir até a loja, ou entrar em contato via telefone, e esperar horas para ser atendido, sem ter a opção de continuar com sua rotina.

Só que com os avanços tecnológicos, se tornou possível resolver inúmeras situações com seu celular, onde quer que você esteja.

Desde então as empresas têm investido pesado na comunicação virtual, já que ela é um canal prático, democrático e que não se prende aos "padrões" mais tradicionais.

As redes se tornaram um lugar onde empresas interagem de forma leve e espontânea com o público, e isso, sem duvidas, ajuda a criar uma imagem mais acessível. Essa imagem é extremamente propícia para estreitar relacionamentos.

Algo que também faz com que as redes sociais sejam um canal bacana para investir, é o fato de que o consumidor pode deixar sua dúvida e/ou reclamação lá e continuar com seus afazeres, pois sabe que hora ou outra será respondido, e muitas vezes esse tempo de resposta é muito rápido, acumulando outro ponto para empresa.

Ah, e o seu comportamento nas redes pode te fazer bombar muito!

Ações para engajar e envolver o público

Você diz para o seu cliente que ele é importante para você, mas será que só isso basta?

Palavras são muito importantes, mas só elas não garantem que quem está do outro lado passe a confiar cegamente em você e na sua solução.

Algumas ações podem ajudar a mostrar que tudo o que foi dito é verdade, tais como:

  • Clube de fidelidade;
  • E-mails em datas comemorativas;
  • Mensagens personalizadas;
  • Blogs com conteúdos interessantes;
  • Newsletter;
  • Adaptação de serviços conforme necessidades dos consumidores;
  • Canal para feedback.

Não se esqueça de…

Como vimos, o marketing de relacionamento é uma excelente estratégia para se aproximar do consumidor e fidelizá-lo.

Entretanto, algo que precisa ser ressaltado é que, apesar de ser uma técnica excelente com possibilidade de um retorno bacana, ela é uma chance de melhorar a qualidade do atendimento que sua empresa presta.

A base de todo relacionamento está na forma com que ambas as partes se expressam, a partir do momento em que isso muda para melhor,  os clientes começam a te olhar com outros olhos.

Entretanto, o relacionamento começa dentro da empresa, na forma como os processos se alinham e a convivência é estabelecida. Algo que colabora para que haja um clima harmonioso dentro da empresa, é a organização dos processos. E o Moskit CRM, uma das melhores ferramentas gerenciais do Brasil, pode dar uma mãozinha nesse caso.

Contando com um design de fácil compreensão, o Moskit é essencial para que seus processos gerenciais rodam com perfeição, permitindo que o usuário acompanhe e gerando informações extremamente importantes para o setor de Marketing. Faça um teste gratuito agora mesmo.