Inserir um CRM entre as ferramentas do seu time de vendas necessita também aprender a lidar com uma nova cultura. Apesar disso, é uma grande mão na roda para medir resultados, gerenciar equipes e cuidar de processos. Para obter resultados concretos e válidos é preciso realmente um engajamento máximo.

CRM não é uma peça mágica, mas os resultados realmente sofrem um impacto positivo. O desempenho não só resulta direto em vendas como também promove um feedback imediato aos vendedores. Ficam claras as forças e fraquezas a serem desenvolvidas durante o período em que se está utilizando a ferramenta.

No entanto, CRM não é recomendado para todos os casos. Não adote um sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente se não está pronto para entender porque precisa de um. Aqui vão alguns razões que você precisa admitir:

Sua memória não é tão boa quanto você imagina

Nunca confie em sua memória. Você pode até acreditar que possui uma boa cabeça, mas infelizmente não terá a precisão completa de um software. Usar a tecnologia para registrar e guardar informações importantes te dará uma maior vantagem competitiva no mercado.

Pense que não pode se dar o luxo de cometer determinados erros. Atualizar informações sobre clientes de cabeça, por exemplo, é realmente um desafio impossível para quem tem uma carteira grande.

Imagine se, por acaso, o cliente muda de cargo ou se o departamento passa a ter um novo responsável e você o chama pelo nome errado porque não está atualizado? Constrangimento desnecessário.

Neste caso, o seu CRM torna-se uma espécie de extensão da sua memória e um bom lugar para consultar dados importantes. Um sistema completo ajudará você a lembrar de tudo o que precisa saber sobre um cliente sem esforço.

teste-moskit-crm

Você não dá conta de apurar todas as informações

Vivemos em um overload de informações. Aferir uma grande quantidade de informações tomará seu tempo e disposição.

Lidar com nomes, números de telefones, passos de negociações, fases de orçamentos, emissão de notas, analise de relatórios e ainda ter que lidar com os demais membros da equipe sem ajuda é realmente uma loucura.

Você precisa admitir que não vai dar conta, pelo menos não da melhor maneira possível, de aproveitar todos esses dados no dia-dia em meio a muitas tarefas na operação comercial.

O CRM é sua alternativa mais adequada para cruzar uma grande quantidade de dados, sincronizar tarefas e garantir que não está perdendo oportunidades.

Você não vai encontrar outra maneira de ter relatórios reais

A grande vantagem de ter um sistema é poder acompanhar bem de perto métricas de equipes de vendas e individuais com muito mais precisão. Se você gerencia bem seus relatórios, fica sempre atualizado sobre o desempenho e pode ter um olhar mais geral do seu desenvolvimento.

Neste sentido, estes softwares são uma boa ferramenta de feedback. Com dados nas mãos, é possível saber o caminho para alcançar resultados bem mais rentáveis e produtivos. Estar de olho no seu próprio rendimento através de métricas reais é ter a inteligência comercial competitiva.Estar ciente sobre dados reais é o que fará não perder dinheiro.

Além disso, os relatórios do CRM aproximam o gestor comercial, vendedor e o cliente, uma vez que potencializará diagnósticos e tomadas de decisões mais rápidas e precisas. Planilhas, anotações e qualquer outro sistema não trazem essa facilidade. Ter tudo bem diante dos olhos poupa tempo e dá mais direcionamento de sucesso.

Você aprenderá a identificar perfis e tendências

Conhecer melhor os perfis de clientes, seus comportamentos, suas maiores dúvidas sobre o produto, seu procedimento padrão, sem dúvida ajuda todos os vendedores a fechar muito mais negócios. Com o CRM é possível perceber padrões e aplicar ações e soluções mais precisas a necessidade do cliente.

Usando o CRM, você pode filtrar campos, perceber alguns modelos, validar tendências e até rastrear hábitos dentro do seu funil de vendas. É possível descobrir muito sobre clientes quando existe um banco de dados disponível para cruzar informações. Vender torna-se bem mais fácil com um auxílio da mediação e documentação de cada passo dos clientes.

É claro que você sabe que existe um custo para cada venda. O CRM é capaz de te fazer ver quantos contatos normalmente são feitos até o fechamento, e assim avaliar coeficiente de assertividade. Por exemplo, saber a quantidade de e-mails, telefonemas que foram realizados e o quanto isso trouxe de retorno. Esta é a maneira não só de monitorar atividades, mas de fazer a gestão de recursos, esforços e tempo.

Registrar, cruzar e usar dados é o futuro das vendas, mas você pode não concordar…

Ainda há muito receio sobre os CRM’s no mercado. No entanto, dificilmente encontrará outra ferramenta capaz de trazer proximidade, conhecer e cuidar melhor do cliente nos dias de hoje. Se você não concorda, proponho que pense:

  • Anotar tudo em planilhas ou agendas manuais realmente o fará aumentar os resultados em vendas?
  • Como maximizar os canais de comunicação com os clientes sem uma tecnologia por trás?
  • Como entender de forma clara o histórico de processos, atividades e ações comerciais?
  • Como manter a organização de informações?
  • É viável gastar tempo para medir custos operacionais ou comerciais?
  • Como trazer uma certa estruturação na equipe de vendas e desenvolver um ambiente colaborativo?
  • Como você poderá construir um banco de dados de clientes?
  • Como ter a segurança de poder monitorar não a equipe de vendas, mas seus resultados?
  • Como centralizar informações que antes ficavam dispersas?
  • Como tentar driblar a formalização dos processos de comunicação?
  • Como ignorar os processo de automação de marketing como força de vendas?
  • Como entender a dinâmica de um funil de vendas de maneira manual?
  • Como controlar oportunidades que entram?
  • Como obter relatórios, formulários e métricas estatísticas e cruzar dados analíticos sem perder tempo e pessoal?

Uma última sugestão…

A melhor forma de compreender o funcionamento e as vantagens de um CRM é usando no dia a dia. Sem estar em contato direto com uma boa ferramenta é muito difícil entender com profundidade todos os benefícios que podem ser alcançados. Se você ainda não tem acesso, faça um teste grátis no Moskit e descubra todo potencial da sua equipe de vendas. 

E então? O que você pensa? Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre este assunto. Deixe nos comentários.